Técnicas de Sapa

  1. Limpar o terreno para a montagem do local onde ficará o material de sapa.
  2. Fazer uma fossa para líquidos.
  3. Demonstrar os cuidados a adotar no manuseio de ferramentas de sapa.
  4. Montar uma latrina de campo.
  5. Utilizar a serra traçante ou qualquer outro tipo de serra que precise ser manuseada por mais de uma pessoa.
  6. Afiar ferramentas de sapa.
  7. Enumerar e identificar as ferramentas de sapa.
  8. Demonstrar os cuidados para a conservação em bom estado das ferramentas de sapa.
  9. Recuperar ferramentas de sapa danificadas.

Rastreamento

  1. Reconhecer, pelo olfato, 8 (oito) em 10 (dez) substâncias de uso comum.
  2. Reconhecer, pela audição, 8 (oito) em 10 (dez) ruídos comuns.
  3. Reconhecer, pelo tato, doze em quinze objetos.
  4. Reconhecer e explicar características que distinguem 5 (cinco) pegadas humanas (pessoa correndo, caminhando, com peso nas costas, andando de ré, mancando etc.).
  5. Seguir satisfatoriamente 3 (três) pistas naturais de aproximadamente quinhentos metros.
  6. Seguir uma pista com pelo menos mil e quinhentos metros e quarenta sinais de pista, identificando pelo menos trinta e 5 (cinco) sinais.
  7. Desenhar e descrever corretamente 1 (um) objeto, depois de observá-lo durante 1 (um) minuto.
  8. Interpretar com razoável correção 3 (três) histórias a partir de rastros na areia, no barro, na neve ou em outro tipo de solo.
  9. Fazer os moldes em gesso de rastros de pássaros, animais, automóveis e bicicletas, rotulando-os com informações alusivas à data e ao local onde foram colhidos.

Pioneria

  1. Fazer e explicar a utilidade de pelo menos quinze nós.
  2. Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicação.
  3. Fazer as amarras paralela e de tripé, conhecendo sua aplicação.
  4. Construir 1 (um) fogão suspenso e uma mesa de campo.
  5. Demonstrar que conhece as regras de segurança no manuseio de ferramentas.
  6. Mostrar conhecimento sobre 1 (um) dos seguintes assuntos: movimentação de grandes pesos e estiramento de cabos, ancoragem de sustentação, jangadas, cabos de vai-e-vem ou passagens com cabos.
  7. Construir 1 (um) pórtico ou latrina de campo.
  8. Construir 1 (um) canto de lenhador, de acordo com as regras de segurança.
  9. Construir 1 (um) abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes no local.
  10. Projetar e coordenar a execução de uma pioneiria de médio porte.
  11. Construir uma cozinha de acampamento.
  12. Afiar ferramentas e conhecer os cuidados para sua manutenção.

História do Escotismo

  1. Demonstrar que conhece a história do fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, destacando os principais marcos de sua vida, incluindo fatos da sua infância, carreira militar e atuação no Escotismo.
  2. Apresentar a história das origens do Escotismo, destacando o primeiro acampamento na Ilha de Browsea. A apresentação deve ser ilustrada através de cartazes, fotos, vídeos ou outro recurso.
  3. Identificar os principais momentos da história do Escotismo no Brasil, demonstrando conhecimentos básicos sobre cada 1 (um) deles, enfatizando as primeiras iniciativas e a fundação da União dos Escoteiros do Brasil.
  4. Fazer uma exposição de fotos históricas do Movimento Escoteiro em sua sede escoteira, incluindo fotos locais e de eventos internacionais. As fotos devem conter legendas explicativas, indicando o ano e os detalhes sobre o fato.
  5. Pesquisar e apresentar a história da criação do Ramo Lobinho, do Ramo Sênior e do Ramo Pioneiro.
  6. Escolher 1 (um) escotista que tenha sido importante para o desenvolvimento do Escotismo (excetuando-se Baden-Powell) e pesquisar a sua biografia, relatando oralmente ou por escrito.
  7. Pesquisar e apresentar uma palestra sobre o Escotismo no mundo, incluindo a estrutura mundial, o Escritório Mundial e os Centros Internacionais de Escotismo.
  8. Realizar 1 (um) esquete de fogo de conselho, ou peça teatral, que represente algum fato histórico do Movimento Escoteiro ou da vida de Baden-Powell. Os personagens devem estar todos caracterizados.
  9. Montar e apresentar 1 (um) álbum de fotografias e/ou gravuras sobre Gilwell Park, contando suas histórias.
  10. Conhecer a história de seu Grupo Escoteiro, identificando os principais fatos históricos relevantes, demonstrando conhecimentos sobre as cores de seu lenço, sua bandeira, sua sede e principais personagens.
  11. Pesquisar e apresentar, através de esquete ou peça teatral, a história de Caio Viana Martins. Os personagens devem estar todos caracterizados.
  12. Demonstrar que conhece a biografia de Benjamin de Almeida Sodré, o “Velho Lobo”.

Ferramentas de Corte

  1. Identificar 6 (seis) tipos de ferramentas de corte e sua finalidade de utilização.
  2. Demonstrar como afiar e conservar 4 (quatro) tipos de ferramentas de corte, entre elas faca e machadinha.
  3. Demonstrar as formas de utilização de 1 (um) canivete multifunção e de uma faca estilo punhal.
  4. Demonstrar a forma de condução de canivetes e facas.
  5. Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) facão, machadinha e machado.
  6. Construir uma bainha, em couro ou material similar, para faca e facão.
  7. Demonstrar a forma de condução de facão, machadinha e machado.
  8. Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) serrote.
  9. Conhecer as regras de segurança para manuseio de ferramentas de corte e construir 1 (um) canto do lenhador conforme regras de segurança.
  10. Descascar de forma correta, com emprego de canivete e faca, duas laranjas e duas maçãs.
  11. Construir, com emprego da faca, 2 (dois) espetos para assar ovo.
  12. Construir, com emprego de facão e machadinha, no mínimo 4 (quatro) estacas para emprego em toldo, demonstrando a rigidez e utilidade da obra construída.

Culinária Mateira

  1. Demonstrar pelo menos duas técnicas de conservação de alimentos no ambiente natural.
  2. Conhecer os tipos de fogueiras apropriadas para culinária mateira. Preparar, acender e apagar corretamente uma fogueira.
  3. Demonstrar habilidade em preparar as seguintes iguarias: pão a caçador, ovo no espeto, ovo no barro, batata recheada, arroz na abóbora.
  4. Montar 1 (um) forno mateiro (forno de barro) e utilizá-lo na preparação de algum prato da culinária mateira.
  5. Preparar 3 (três) receitas de sobremesa da culinária mateira.
  6. Limpar e preparar uma ave, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
  7. Limpar e preparar 1 (um) peixe, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
  8. Preparar 2 (dois) tipos de bebida quente em fogueira.
  9. Elaborar e executar 1 (um) cardápio variado de culinária mateira, sem o uso de utensílios, equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.

 

Culinária

  1. Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma bebida.
  2. Identificar os utensílios necessários para a preparação de uma refeição definida pelo examinador.
  3. Fritar ovos e preparar saladas, decorando os pratos, e preparar uma bebida quente.
  4. Fazer uma lista dos mantimentos com quantidades necessárias para uma refeição festiva para a seção.
  5. Explicar como conservar os alimentos conforme a temperatura ambiente.
  6. Preparar 1 (um) cardápio equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.
  7. Cozinhar para a matilha/patrulha durante 1 (um) acampamento de final de semana, a lenha e a gás, demonstrando cuidados com a segurança e a higiene.
  8. Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, como pão de caçador, ovo na laranja, ovo no espeto, carne moída no espeto, etc.
  9. Projetar e participar da montagem da cozinha do canto da matilha/patrulha em 1 (um) acampamento, justificando os cuidados adotados para reduzir os riscos de incêndio.
  10. Preparar, em 1 (um) acampamento, 3 (três) tipos de sobremesa.
  11. Limpar e preparar uma peça de carne e 1 (um) peixe.
  12. Construir uma intendência no canto de matilha/patrulha, durante 1 (um) acampamento.

Cidadania do Mundo

  1. Pesquisar sobre a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), localização do Escritório Mundial, suas Regiões e respectivos Escritórios.
  2. Identificar em 1 (um) planisfério pelo menos cinquenta países em que o Movimento Escoteiro tenha existência legal, em todas as Regiões Escoteiras.
  3. Reconhecer o emblema escoteiro e a bandeira nacional de pelo menos trinta deles e explicar o significado do emblema oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
  4. Manter correspondência com 1 (um) escoteiro estrangeiro durante 6 ((seis) meses (mínimo de 5 (cinco) cartas), procurando aumentar seus conhecimentos gerais sobre a geografia, a história e os costumes do país em questão, não só por meio da correspondência, mas também pela leitura de livros.
  5. Acampar com escoteiros estrangeiros, em atividades nacionais ou internacionais.
  6. Participar de alguma atividade de caráter internacional promovida por uma Organização Escoteira ou Organização Internacional (ONU, UNESCO, UNICEF, UNHCR etc.).
  7. Escrever 1 (um) artigo sobre os problemas atuais do mundo e como o Escotismo pode colaborar na busca de solução.
  8. Identificar os 5 (cinco) países que possuem os maiores contingentes escoteiros na relação membros potenciais / membros efetivos e a razão deste sucesso.
  9. Pesquisar e apresentar uma palestra sobre os principais Parques do Escotismo Mundial.
  10. Montar 1 (um) painel com pelo menos quinze insígnias escoteiras estrangeiras.
  11. Pesquisar e apresentar pelo menos 3 (três) exemplos de trabalhos comunitários desenvolvidos por associações escoteiras estrangeiras.
  12. Relatar os esforços de 3 (três) organizações que se ocupem em promover a paz mundial, identificando sua metodologia de atuação e abrangência.

Acampamento

Pré-requisitos:

Ter acampado com a seção ou matilha/patrulha por 1 (um) mínimo:

Nível 1: 6 (seis) noites.

Nível 2: 12 (doze) noites.

Nível 3: 18 (dezoito) noites.

 

  1. Montar, desmontar, dobrar e acondicionar uma barraca.
  2. Escolher as técnicas de conservação de uma barraca, executando pequenos reparos na lona, quarto e varetas.
  3. Escolher locais seguros para montar uma barraca.
  4. Explicar os cuidados a adotar em casos de temporais e alagamentos.
  5. Cuidar e tratar do lixo quando em acampamento.
  6. Montar 1 (um) canto de matilha/patrulha, considerando os padrões de acampamento e com auxílio da matilha/patrulha.
  7. Cozinhar uma refeição simples individual em fogo de lenha, sem utilizar utensílios de cozinha.
  8. Fazer pelo menos 5 (cinco) pioneirias diferentes e úteis em acampamentos, utilizando amarras.
  9. Acampar por 3 (três) noites sem utilizar barraca, dormindo em abrigo natural ou em saco de dormir especial para o relento.
  10. Orientar-se por meio de cartas topográficas, com e sem emprego de bússola.
  11. Improvisar barraca, mochila, espeques, esteios e artigos semelhantes, utilizando-os durante 1 (um) acampamento ou jornada.
  12. Demonstrar uso dos seguintes nós e voltas: de correr, escota duplo, em oito, balso pelo seio, arnês, fiel, ribeira, redonda com cotes e do salteador.
  13. Demonstrar os cuidados para com o material necessário para 1 (um) acampamento.
  14. Elaborar 1 (um) cardápio e lista de gêneros para as refeições da seção durante 1 (um) acampamento e uma jornada, ambos com duração igual a 1 (um) fim de semana.
  15. Acondicionar os gêneros alimentícios para 1 (um) acampamento e uma jornada.
  16. Preparar o material individual para 1 (um) acampamento e para uma jornada, ambos com duração igual a 1 (um) fim de semana.
  17. Fazer 1 (um) projeto de 1 (um) acampamento suspenso, listando o material necessário, custos e os aspectos de segurança, e executá-lo.
  18. Elaborar e executar uma programação de 1 (um) acampamento da matilha/patrulha, com duração igual a 1 (um) fim de semana.
Skip to content