Técnicas de Sapa
- Limpar o terreno para a montagem do local onde ficará o material de sapa.
- Fazer uma fossa para líquidos.
- Demonstrar os cuidados a adotar no manuseio de ferramentas de sapa.
- Montar uma latrina de campo.
- Utilizar a serra traçante ou qualquer outro tipo de serra que precise ser manuseada por mais de uma pessoa.
- Afiar ferramentas de sapa.
- Enumerar e identificar as ferramentas de sapa.
- Demonstrar os cuidados para a conservação em bom estado das ferramentas de sapa.
- Recuperar ferramentas de sapa danificadas.
Rastreamento
- Reconhecer, pelo olfato, 8 (oito) em 10 (dez) substâncias de uso comum.
- Reconhecer, pela audição, 8 (oito) em 10 (dez) ruídos comuns.
- Reconhecer, pelo tato, doze em quinze objetos.
- Reconhecer e explicar características que distinguem 5 (cinco) pegadas humanas (pessoa correndo, caminhando, com peso nas costas, andando de ré, mancando etc.).
- Seguir satisfatoriamente 3 (três) pistas naturais de aproximadamente quinhentos metros.
- Seguir uma pista com pelo menos mil e quinhentos metros e quarenta sinais de pista, identificando pelo menos trinta e 5 (cinco) sinais.
- Desenhar e descrever corretamente 1 (um) objeto, depois de observá-lo durante 1 (um) minuto.
- Interpretar com razoável correção 3 (três) histórias a partir de rastros na areia, no barro, na neve ou em outro tipo de solo.
- Fazer os moldes em gesso de rastros de pássaros, animais, automóveis e bicicletas, rotulando-os com informações alusivas à data e ao local onde foram colhidos.
Pioneria
- Fazer e explicar a utilidade de pelo menos quinze nós.
- Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicação.
- Fazer as amarras paralela e de tripé, conhecendo sua aplicação.
- Construir 1 (um) fogão suspenso e uma mesa de campo.
- Demonstrar que conhece as regras de segurança no manuseio de ferramentas.
- Mostrar conhecimento sobre 1 (um) dos seguintes assuntos: movimentação de grandes pesos e estiramento de cabos, ancoragem de sustentação, jangadas, cabos de vai-e-vem ou passagens com cabos.
- Construir 1 (um) pórtico ou latrina de campo.
- Construir 1 (um) canto de lenhador, de acordo com as regras de segurança.
- Construir 1 (um) abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes no local.
- Projetar e coordenar a execução de uma pioneiria de médio porte.
- Construir uma cozinha de acampamento.
- Afiar ferramentas e conhecer os cuidados para sua manutenção.
História do Escotismo
- Demonstrar que conhece a história do fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, destacando os principais marcos de sua vida, incluindo fatos da sua infância, carreira militar e atuação no Escotismo.
- Apresentar a história das origens do Escotismo, destacando o primeiro acampamento na Ilha de Browsea. A apresentação deve ser ilustrada através de cartazes, fotos, vídeos ou outro recurso.
- Identificar os principais momentos da história do Escotismo no Brasil, demonstrando conhecimentos básicos sobre cada 1 (um) deles, enfatizando as primeiras iniciativas e a fundação da União dos Escoteiros do Brasil.
- Fazer uma exposição de fotos históricas do Movimento Escoteiro em sua sede escoteira, incluindo fotos locais e de eventos internacionais. As fotos devem conter legendas explicativas, indicando o ano e os detalhes sobre o fato.
- Pesquisar e apresentar a história da criação do Ramo Lobinho, do Ramo Sênior e do Ramo Pioneiro.
- Escolher 1 (um) escotista que tenha sido importante para o desenvolvimento do Escotismo (excetuando-se Baden-Powell) e pesquisar a sua biografia, relatando oralmente ou por escrito.
- Pesquisar e apresentar uma palestra sobre o Escotismo no mundo, incluindo a estrutura mundial, o Escritório Mundial e os Centros Internacionais de Escotismo.
- Realizar 1 (um) esquete de fogo de conselho, ou peça teatral, que represente algum fato histórico do Movimento Escoteiro ou da vida de Baden-Powell. Os personagens devem estar todos caracterizados.
- Montar e apresentar 1 (um) álbum de fotografias e/ou gravuras sobre Gilwell Park, contando suas histórias.
- Conhecer a história de seu Grupo Escoteiro, identificando os principais fatos históricos relevantes, demonstrando conhecimentos sobre as cores de seu lenço, sua bandeira, sua sede e principais personagens.
- Pesquisar e apresentar, através de esquete ou peça teatral, a história de Caio Viana Martins. Os personagens devem estar todos caracterizados.
- Demonstrar que conhece a biografia de Benjamin de Almeida Sodré, o “Velho Lobo”.
Ferramentas de Corte
- Identificar 6 (seis) tipos de ferramentas de corte e sua finalidade de utilização.
- Demonstrar como afiar e conservar 4 (quatro) tipos de ferramentas de corte, entre elas faca e machadinha.
- Demonstrar as formas de utilização de 1 (um) canivete multifunção e de uma faca estilo punhal.
- Demonstrar a forma de condução de canivetes e facas.
- Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) facão, machadinha e machado.
- Construir uma bainha, em couro ou material similar, para faca e facão.
- Demonstrar a forma de condução de facão, machadinha e machado.
- Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) serrote.
- Conhecer as regras de segurança para manuseio de ferramentas de corte e construir 1 (um) canto do lenhador conforme regras de segurança.
- Descascar de forma correta, com emprego de canivete e faca, duas laranjas e duas maçãs.
- Construir, com emprego da faca, 2 (dois) espetos para assar ovo.
- Construir, com emprego de facão e machadinha, no mínimo 4 (quatro) estacas para emprego em toldo, demonstrando a rigidez e utilidade da obra construída.
Culinária Mateira
- Demonstrar pelo menos duas técnicas de conservação de alimentos no ambiente natural.
- Conhecer os tipos de fogueiras apropriadas para culinária mateira. Preparar, acender e apagar corretamente uma fogueira.
- Demonstrar habilidade em preparar as seguintes iguarias: pão a caçador, ovo no espeto, ovo no barro, batata recheada, arroz na abóbora.
- Montar 1 (um) forno mateiro (forno de barro) e utilizá-lo na preparação de algum prato da culinária mateira.
- Preparar 3 (três) receitas de sobremesa da culinária mateira.
- Limpar e preparar uma ave, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
- Limpar e preparar 1 (um) peixe, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
- Preparar 2 (dois) tipos de bebida quente em fogueira.
- Elaborar e executar 1 (um) cardápio variado de culinária mateira, sem o uso de utensílios, equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.
Culinária
- Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma bebida.
- Identificar os utensílios necessários para a preparação de uma refeição definida pelo examinador.
- Fritar ovos e preparar saladas, decorando os pratos, e preparar uma bebida quente.
- Fazer uma lista dos mantimentos com quantidades necessárias para uma refeição festiva para a seção.
- Explicar como conservar os alimentos conforme a temperatura ambiente.
- Preparar 1 (um) cardápio equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.
- Cozinhar para a matilha/patrulha durante 1 (um) acampamento de final de semana, a lenha e a gás, demonstrando cuidados com a segurança e a higiene.
- Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, como pão de caçador, ovo na laranja, ovo no espeto, carne moída no espeto, etc.
- Projetar e participar da montagem da cozinha do canto da matilha/patrulha em 1 (um) acampamento, justificando os cuidados adotados para reduzir os riscos de incêndio.
- Preparar, em 1 (um) acampamento, 3 (três) tipos de sobremesa.
- Limpar e preparar uma peça de carne e 1 (um) peixe.
- Construir uma intendência no canto de matilha/patrulha, durante 1 (um) acampamento.
Cidadania do Mundo
- Pesquisar sobre a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), localização do Escritório Mundial, suas Regiões e respectivos Escritórios.
- Identificar em 1 (um) planisfério pelo menos cinquenta países em que o Movimento Escoteiro tenha existência legal, em todas as Regiões Escoteiras.
- Reconhecer o emblema escoteiro e a bandeira nacional de pelo menos trinta deles e explicar o significado do emblema oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
- Manter correspondência com 1 (um) escoteiro estrangeiro durante 6 ((seis) meses (mínimo de 5 (cinco) cartas), procurando aumentar seus conhecimentos gerais sobre a geografia, a história e os costumes do país em questão, não só por meio da correspondência, mas também pela leitura de livros.
- Acampar com escoteiros estrangeiros, em atividades nacionais ou internacionais.
- Participar de alguma atividade de caráter internacional promovida por uma Organização Escoteira ou Organização Internacional (ONU, UNESCO, UNICEF, UNHCR etc.).
- Escrever 1 (um) artigo sobre os problemas atuais do mundo e como o Escotismo pode colaborar na busca de solução.
- Identificar os 5 (cinco) países que possuem os maiores contingentes escoteiros na relação membros potenciais / membros efetivos e a razão deste sucesso.
- Pesquisar e apresentar uma palestra sobre os principais Parques do Escotismo Mundial.
- Montar 1 (um) painel com pelo menos quinze insígnias escoteiras estrangeiras.
- Pesquisar e apresentar pelo menos 3 (três) exemplos de trabalhos comunitários desenvolvidos por associações escoteiras estrangeiras.
- Relatar os esforços de 3 (três) organizações que se ocupem em promover a paz mundial, identificando sua metodologia de atuação e abrangência.
Acampamento
Pré-requisitos:
Ter acampado com a seção ou matilha/patrulha por 1 (um) mínimo:
Nível 1: 6 (seis) noites.
Nível 2: 12 (doze) noites.
Nível 3: 18 (dezoito) noites.
- Montar, desmontar, dobrar e acondicionar uma barraca.
- Escolher as técnicas de conservação de uma barraca, executando pequenos reparos na lona, quarto e varetas.
- Escolher locais seguros para montar uma barraca.
- Explicar os cuidados a adotar em casos de temporais e alagamentos.
- Cuidar e tratar do lixo quando em acampamento.
- Montar 1 (um) canto de matilha/patrulha, considerando os padrões de acampamento e com auxílio da matilha/patrulha.
- Cozinhar uma refeição simples individual em fogo de lenha, sem utilizar utensílios de cozinha.
- Fazer pelo menos 5 (cinco) pioneirias diferentes e úteis em acampamentos, utilizando amarras.
- Acampar por 3 (três) noites sem utilizar barraca, dormindo em abrigo natural ou em saco de dormir especial para o relento.
- Orientar-se por meio de cartas topográficas, com e sem emprego de bússola.
- Improvisar barraca, mochila, espeques, esteios e artigos semelhantes, utilizando-os durante 1 (um) acampamento ou jornada.
- Demonstrar uso dos seguintes nós e voltas: de correr, escota duplo, em oito, balso pelo seio, arnês, fiel, ribeira, redonda com cotes e do salteador.
- Demonstrar os cuidados para com o material necessário para 1 (um) acampamento.
- Elaborar 1 (um) cardápio e lista de gêneros para as refeições da seção durante 1 (um) acampamento e uma jornada, ambos com duração igual a 1 (um) fim de semana.
- Acondicionar os gêneros alimentícios para 1 (um) acampamento e uma jornada.
- Preparar o material individual para 1 (um) acampamento e para uma jornada, ambos com duração igual a 1 (um) fim de semana.
- Fazer 1 (um) projeto de 1 (um) acampamento suspenso, listando o material necessário, custos e os aspectos de segurança, e executá-lo.
- Elaborar e executar uma programação de 1 (um) acampamento da matilha/patrulha, com duração igual a 1 (um) fim de semana.