Técnicas de Sapa
- Limpar o terreno para a montagem do local onde ficará o material de sapa.
- Fazer uma fossa para líquidos.
- Demonstrar os cuidados a adotar no manuseio de ferramentas de sapa.
- Montar uma latrina de campo.
- Utilizar a serra traçante ou qualquer outro tipo de serra que precise ser manuseada por mais de uma pessoa.
- Afiar ferramentas de sapa.
- Enumerar e identificar as ferramentas de sapa.
- Demonstrar os cuidados para a conservação em bom estado das ferramentas de sapa.
- Recuperar ferramentas de sapa danificadas.
Rastreamento
- Reconhecer, pelo olfato, 8 (oito) em 10 (dez) substâncias de uso comum.
- Reconhecer, pela audição, 8 (oito) em 10 (dez) ruídos comuns.
- Reconhecer, pelo tato, doze em quinze objetos.
- Reconhecer e explicar características que distinguem 5 (cinco) pegadas humanas (pessoa correndo, caminhando, com peso nas costas, andando de ré, mancando etc.).
- Seguir satisfatoriamente 3 (três) pistas naturais de aproximadamente quinhentos metros.
- Seguir uma pista com pelo menos mil e quinhentos metros e quarenta sinais de pista, identificando pelo menos trinta e 5 (cinco) sinais.
- Desenhar e descrever corretamente 1 (um) objeto, depois de observá-lo durante 1 (um) minuto.
- Interpretar com razoável correção 3 (três) histórias a partir de rastros na areia, no barro, na neve ou em outro tipo de solo.
- Fazer os moldes em gesso de rastros de pássaros, animais, automóveis e bicicletas, rotulando-os com informações alusivas à data e ao local onde foram colhidos.
Pioneria
- Fazer e explicar a utilidade de pelo menos quinze nós.
- Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicação.
- Fazer as amarras paralela e de tripé, conhecendo sua aplicação.
- Construir 1 (um) fogão suspenso e uma mesa de campo.
- Demonstrar que conhece as regras de segurança no manuseio de ferramentas.
- Mostrar conhecimento sobre 1 (um) dos seguintes assuntos: movimentação de grandes pesos e estiramento de cabos, ancoragem de sustentação, jangadas, cabos de vai-e-vem ou passagens com cabos.
- Construir 1 (um) pórtico ou latrina de campo.
- Construir 1 (um) canto de lenhador, de acordo com as regras de segurança.
- Construir 1 (um) abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes no local.
- Projetar e coordenar a execução de uma pioneiria de médio porte.
- Construir uma cozinha de acampamento.
- Afiar ferramentas e conhecer os cuidados para sua manutenção.
Marinharia
- Reconhecer 8 (oito) tipos diferentes de embarcações locais.
- Identificar as nomenclaturas da embarcação de guarnição (baleeiras, escaler ou veleiros) onde faz suas atividades de rotina, e ter desempenhado as funções de proeiro, bomba d’água e remador quando em atividade.
- Demonstrar que sabe arrumar o material e pessoal em uma embarcação, compensando-a satisfatoriamente.
- Conhecer o RIPEAM e saber o que fazer em casos de emergências estando a bordo ou avistando de terra uma embarcação com problemas.
- Colaborar com pequenos trabalhos de apoio às embarcações: a) em praia, no cais, trapiche e em terra evitando a colisão e manuseando as defensas, ajudando a suspender em seco ou amarrando em poita; b) com o abastecimento de alimentos ou combustível de embarcações; c) dando informações úteis para navegadores que chegam a sua sede oportunamente.
- Explicar a influência das correntes sobre a embarcação e saber interpretar a Tábua de Marés.
- Demonstrar que sabe: a) organizar e preparar o material da embarcação montando-a; b) distribuir o pessoal em suas funções a bordo; c) compensar satisfatoriamente; d) desembarcar o pessoal com segurança, desmontar a embarcação, realizar a faxina e guardar todo o material.
- Manobrar, sozinho, uma pequena embarcação a remo para largar, fundear, atracar, abicar em uma praia e desembarcar material de outra embarcação maior etc.
- Conhecer a rosa-dos-ventos e demonstrar como fazer uso da bússola embarcado.
- Lançar 1 (um) cabo de reboque, de uma embarcação para outra, e saber dar e receber reboque.
- Conhecer os símbolos e saber interpretar uma carta náutica.
- Demonstrar noções básicas de meteorologia e levantar a previsão do tempo para no mínimo duas atividades embarcadas realizadas por sua seção.
História do Escotismo
- Demonstrar que conhece a história do fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, destacando os principais marcos de sua vida, incluindo fatos da sua infância, carreira militar e atuação no Escotismo.
- Apresentar a história das origens do Escotismo, destacando o primeiro acampamento na Ilha de Browsea. A apresentação deve ser ilustrada através de cartazes, fotos, vídeos ou outro recurso.
- Identificar os principais momentos da história do Escotismo no Brasil, demonstrando conhecimentos básicos sobre cada 1 (um) deles, enfatizando as primeiras iniciativas e a fundação da União dos Escoteiros do Brasil.
- Fazer uma exposição de fotos históricas do Movimento Escoteiro em sua sede escoteira, incluindo fotos locais e de eventos internacionais. As fotos devem conter legendas explicativas, indicando o ano e os detalhes sobre o fato.
- Pesquisar e apresentar a história da criação do Ramo Lobinho, do Ramo Sênior e do Ramo Pioneiro.
- Escolher 1 (um) escotista que tenha sido importante para o desenvolvimento do Escotismo (excetuando-se Baden-Powell) e pesquisar a sua biografia, relatando oralmente ou por escrito.
- Pesquisar e apresentar uma palestra sobre o Escotismo no mundo, incluindo a estrutura mundial, o Escritório Mundial e os Centros Internacionais de Escotismo.
- Realizar 1 (um) esquete de fogo de conselho, ou peça teatral, que represente algum fato histórico do Movimento Escoteiro ou da vida de Baden-Powell. Os personagens devem estar todos caracterizados.
- Montar e apresentar 1 (um) álbum de fotografias e/ou gravuras sobre Gilwell Park, contando suas histórias.
- Conhecer a história de seu Grupo Escoteiro, identificando os principais fatos históricos relevantes, demonstrando conhecimentos sobre as cores de seu lenço, sua bandeira, sua sede e principais personagens.
- Pesquisar e apresentar, através de esquete ou peça teatral, a história de Caio Viana Martins. Os personagens devem estar todos caracterizados.
- Demonstrar que conhece a biografia de Benjamin de Almeida Sodré, o “Velho Lobo”.
Fogo de Conselho
Pré-requisitos:
Ter participado de no mínimo:
Nível 1: 3 (três) Fogos de Conselho.
Nível 2: 7 (sete) Fogos de Conselho.
Nível 3: 10 (dez) Fogos de Conselho.
- Descrever as origens do Fogo de Conselho, seus objetivos, tipos e características.
- Montar pelo menos 3 (três) tipos de fogueiras que sejam adequadas ao Fogo de Conselho, explicando as vantagens e desvantagens de cada uma delas, descrevendo os tipos de iscas que podem ser utilizadas em seu acendimento, bem como os principais procedimentos de segurança ao fazê-lo.
- Elaborar e aplicar 1 (um) efeito especial para o acendimento de 1 (um) Fogo de Conselho, seguindo todos os procedimentos de segurança.
- Escrever o roteiro de 1 (um) esquete, de acordo com tema definido pelo examinador, e apresentá-la em 1 (um) Fogo de Conselho. Todos os participantes do esquete devem estar caracterizados de acordo com o tema.
- Assumir papel de animador em 1 (um) Fogo de Conselho de Grupo Escoteiro ou seção, dirigindo canções e brincadeiras.
- Contar uma história em 1 (um) Fogo de Conselho de Grupo Escoteiro ou seção.
- Confeccionar e apresentar o seu próprio “manto de Fogo de Conselho.
- Planejar e coordenar 1 (um) Fogo de Conselho de seção em todos os seus aspectos, tais como: escolha do local, disposição dos participantes, preparação da fogueira, acendimento, programação, animação, etc.
- Ter participado ativamente de 1 (um) Fogo de Conselho em atividade distrital, regional nacional ou internacional.
Ferramentas de Corte
- Identificar 6 (seis) tipos de ferramentas de corte e sua finalidade de utilização.
- Demonstrar como afiar e conservar 4 (quatro) tipos de ferramentas de corte, entre elas faca e machadinha.
- Demonstrar as formas de utilização de 1 (um) canivete multifunção e de uma faca estilo punhal.
- Demonstrar a forma de condução de canivetes e facas.
- Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) facão, machadinha e machado.
- Construir uma bainha, em couro ou material similar, para faca e facão.
- Demonstrar a forma de condução de facão, machadinha e machado.
- Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) serrote.
- Conhecer as regras de segurança para manuseio de ferramentas de corte e construir 1 (um) canto do lenhador conforme regras de segurança.
- Descascar de forma correta, com emprego de canivete e faca, duas laranjas e duas maçãs.
- Construir, com emprego da faca, 2 (dois) espetos para assar ovo.
- Construir, com emprego de facão e machadinha, no mínimo 4 (quatro) estacas para emprego em toldo, demonstrando a rigidez e utilidade da obra construída.
Culinária Mateira
- Demonstrar pelo menos duas técnicas de conservação de alimentos no ambiente natural.
- Conhecer os tipos de fogueiras apropriadas para culinária mateira. Preparar, acender e apagar corretamente uma fogueira.
- Demonstrar habilidade em preparar as seguintes iguarias: pão a caçador, ovo no espeto, ovo no barro, batata recheada, arroz na abóbora.
- Montar 1 (um) forno mateiro (forno de barro) e utilizá-lo na preparação de algum prato da culinária mateira.
- Preparar 3 (três) receitas de sobremesa da culinária mateira.
- Limpar e preparar uma ave, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
- Limpar e preparar 1 (um) peixe, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
- Preparar 2 (dois) tipos de bebida quente em fogueira.
- Elaborar e executar 1 (um) cardápio variado de culinária mateira, sem o uso de utensílios, equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.
Culinária
- Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma bebida.
- Identificar os utensílios necessários para a preparação de uma refeição definida pelo examinador.
- Fritar ovos e preparar saladas, decorando os pratos, e preparar uma bebida quente.
- Fazer uma lista dos mantimentos com quantidades necessárias para uma refeição festiva para a seção.
- Explicar como conservar os alimentos conforme a temperatura ambiente.
- Preparar 1 (um) cardápio equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.
- Cozinhar para a matilha/patrulha durante 1 (um) acampamento de final de semana, a lenha e a gás, demonstrando cuidados com a segurança e a higiene.
- Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, como pão de caçador, ovo na laranja, ovo no espeto, carne moída no espeto, etc.
- Projetar e participar da montagem da cozinha do canto da matilha/patrulha em 1 (um) acampamento, justificando os cuidados adotados para reduzir os riscos de incêndio.
- Preparar, em 1 (um) acampamento, 3 (três) tipos de sobremesa.
- Limpar e preparar uma peça de carne e 1 (um) peixe.
- Construir uma intendência no canto de matilha/patrulha, durante 1 (um) acampamento.