Técnicas de Sapa

  1. Limpar o terreno para a montagem do local onde ficará o material de sapa.
  2. Fazer uma fossa para líquidos.
  3. Demonstrar os cuidados a adotar no manuseio de ferramentas de sapa.
  4. Montar uma latrina de campo.
  5. Utilizar a serra traçante ou qualquer outro tipo de serra que precise ser manuseada por mais de uma pessoa.
  6. Afiar ferramentas de sapa.
  7. Enumerar e identificar as ferramentas de sapa.
  8. Demonstrar os cuidados para a conservação em bom estado das ferramentas de sapa.
  9. Recuperar ferramentas de sapa danificadas.

Rastreamento

  1. Reconhecer, pelo olfato, 8 (oito) em 10 (dez) substâncias de uso comum.
  2. Reconhecer, pela audição, 8 (oito) em 10 (dez) ruídos comuns.
  3. Reconhecer, pelo tato, doze em quinze objetos.
  4. Reconhecer e explicar características que distinguem 5 (cinco) pegadas humanas (pessoa correndo, caminhando, com peso nas costas, andando de ré, mancando etc.).
  5. Seguir satisfatoriamente 3 (três) pistas naturais de aproximadamente quinhentos metros.
  6. Seguir uma pista com pelo menos mil e quinhentos metros e quarenta sinais de pista, identificando pelo menos trinta e 5 (cinco) sinais.
  7. Desenhar e descrever corretamente 1 (um) objeto, depois de observá-lo durante 1 (um) minuto.
  8. Interpretar com razoável correção 3 (três) histórias a partir de rastros na areia, no barro, na neve ou em outro tipo de solo.
  9. Fazer os moldes em gesso de rastros de pássaros, animais, automóveis e bicicletas, rotulando-os com informações alusivas à data e ao local onde foram colhidos.

Pioneria

  1. Fazer e explicar a utilidade de pelo menos quinze nós.
  2. Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicação.
  3. Fazer as amarras paralela e de tripé, conhecendo sua aplicação.
  4. Construir 1 (um) fogão suspenso e uma mesa de campo.
  5. Demonstrar que conhece as regras de segurança no manuseio de ferramentas.
  6. Mostrar conhecimento sobre 1 (um) dos seguintes assuntos: movimentação de grandes pesos e estiramento de cabos, ancoragem de sustentação, jangadas, cabos de vai-e-vem ou passagens com cabos.
  7. Construir 1 (um) pórtico ou latrina de campo.
  8. Construir 1 (um) canto de lenhador, de acordo com as regras de segurança.
  9. Construir 1 (um) abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes no local.
  10. Projetar e coordenar a execução de uma pioneiria de médio porte.
  11. Construir uma cozinha de acampamento.
  12. Afiar ferramentas e conhecer os cuidados para sua manutenção.

Marinharia

  1. Reconhecer 8 (oito) tipos diferentes de embarcações locais.
  2. Identificar as nomenclaturas da embarcação de guarnição (baleeiras, escaler ou veleiros) onde faz suas atividades de rotina, e ter desempenhado as funções de proeiro, bomba d’água e remador quando em atividade.
  3. Demonstrar que sabe arrumar o material e pessoal em uma embarcação, compensando-a satisfatoriamente.
  4. Conhecer o RIPEAM e saber o que fazer em casos de emergências estando a bordo ou avistando de terra uma embarcação com problemas.
  5. Colaborar com pequenos trabalhos de apoio às embarcações: a) em praia, no cais, trapiche e em terra evitando a colisão e manuseando as defensas, ajudando a suspender em seco ou amarrando em poita; b) com o abastecimento de alimentos ou combustível de embarcações; c) dando informações úteis para navegadores que chegam a sua sede oportunamente.
  6. Explicar a influência das correntes sobre a embarcação e saber interpretar a Tábua de Marés.
  7. Demonstrar que sabe: a) organizar e preparar o material da embarcação montando-a; b) distribuir o pessoal em suas funções a bordo; c) compensar satisfatoriamente; d) desembarcar o pessoal com segurança, desmontar a embarcação, realizar a faxina e guardar todo o material.
  8. Manobrar, sozinho, uma pequena embarcação a remo para largar, fundear, atracar, abicar em uma praia e desembarcar material de outra embarcação maior etc.
  9. Conhecer a rosa-dos-ventos e demonstrar como fazer uso da bússola embarcado.
  10. Lançar 1 (um) cabo de reboque, de uma embarcação para outra, e saber dar e receber reboque.
  11. Conhecer os símbolos e saber interpretar uma carta náutica.
  12. Demonstrar noções básicas de meteorologia e levantar a previsão do tempo para no mínimo duas atividades embarcadas realizadas por sua seção.

História do Escotismo

  1. Demonstrar que conhece a história do fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, destacando os principais marcos de sua vida, incluindo fatos da sua infância, carreira militar e atuação no Escotismo.
  2. Apresentar a história das origens do Escotismo, destacando o primeiro acampamento na Ilha de Browsea. A apresentação deve ser ilustrada através de cartazes, fotos, vídeos ou outro recurso.
  3. Identificar os principais momentos da história do Escotismo no Brasil, demonstrando conhecimentos básicos sobre cada 1 (um) deles, enfatizando as primeiras iniciativas e a fundação da União dos Escoteiros do Brasil.
  4. Fazer uma exposição de fotos históricas do Movimento Escoteiro em sua sede escoteira, incluindo fotos locais e de eventos internacionais. As fotos devem conter legendas explicativas, indicando o ano e os detalhes sobre o fato.
  5. Pesquisar e apresentar a história da criação do Ramo Lobinho, do Ramo Sênior e do Ramo Pioneiro.
  6. Escolher 1 (um) escotista que tenha sido importante para o desenvolvimento do Escotismo (excetuando-se Baden-Powell) e pesquisar a sua biografia, relatando oralmente ou por escrito.
  7. Pesquisar e apresentar uma palestra sobre o Escotismo no mundo, incluindo a estrutura mundial, o Escritório Mundial e os Centros Internacionais de Escotismo.
  8. Realizar 1 (um) esquete de fogo de conselho, ou peça teatral, que represente algum fato histórico do Movimento Escoteiro ou da vida de Baden-Powell. Os personagens devem estar todos caracterizados.
  9. Montar e apresentar 1 (um) álbum de fotografias e/ou gravuras sobre Gilwell Park, contando suas histórias.
  10. Conhecer a história de seu Grupo Escoteiro, identificando os principais fatos históricos relevantes, demonstrando conhecimentos sobre as cores de seu lenço, sua bandeira, sua sede e principais personagens.
  11. Pesquisar e apresentar, através de esquete ou peça teatral, a história de Caio Viana Martins. Os personagens devem estar todos caracterizados.
  12. Demonstrar que conhece a biografia de Benjamin de Almeida Sodré, o “Velho Lobo”.

Fogo de Conselho

Pré-requisitos:

Ter participado de no mínimo:

Nível 1: 3 (três) Fogos de Conselho.

Nível 2: 7 (sete) Fogos de Conselho.

Nível 3: 10 (dez) Fogos de Conselho.

 

  1. Descrever as origens do Fogo de Conselho, seus objetivos, tipos e características.
  2. Montar pelo menos 3 (três) tipos de fogueiras que sejam adequadas ao Fogo de Conselho, explicando as vantagens e desvantagens de cada uma delas, descrevendo os tipos de iscas que podem ser utilizadas em seu acendimento, bem como os principais procedimentos de segurança ao fazê-lo.
  3. Elaborar e aplicar 1 (um) efeito especial para o acendimento de 1 (um) Fogo de Conselho, seguindo todos os procedimentos de segurança.
  4. Escrever o roteiro de 1 (um) esquete, de acordo com tema definido pelo examinador, e apresentá-la em 1 (um) Fogo de Conselho. Todos os participantes do esquete devem estar caracterizados de acordo com o tema.
  5. Assumir papel de animador em 1 (um) Fogo de Conselho de Grupo Escoteiro ou seção, dirigindo canções e brincadeiras.
  6. Contar uma história em 1 (um) Fogo de Conselho de Grupo Escoteiro ou seção.
  7. Confeccionar e apresentar o seu próprio “manto de Fogo de Conselho.
  8. Planejar e coordenar 1 (um) Fogo de Conselho de seção em todos os seus aspectos, tais como: escolha do local, disposição dos participantes, preparação da fogueira, acendimento, programação, animação, etc.
  9. Ter participado ativamente de 1 (um) Fogo de Conselho em atividade distrital, regional nacional ou internacional.

Ferramentas de Corte

  1. Identificar 6 (seis) tipos de ferramentas de corte e sua finalidade de utilização.
  2. Demonstrar como afiar e conservar 4 (quatro) tipos de ferramentas de corte, entre elas faca e machadinha.
  3. Demonstrar as formas de utilização de 1 (um) canivete multifunção e de uma faca estilo punhal.
  4. Demonstrar a forma de condução de canivetes e facas.
  5. Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) facão, machadinha e machado.
  6. Construir uma bainha, em couro ou material similar, para faca e facão.
  7. Demonstrar a forma de condução de facão, machadinha e machado.
  8. Demonstrar a forma de utilização de 1 (um) serrote.
  9. Conhecer as regras de segurança para manuseio de ferramentas de corte e construir 1 (um) canto do lenhador conforme regras de segurança.
  10. Descascar de forma correta, com emprego de canivete e faca, duas laranjas e duas maçãs.
  11. Construir, com emprego da faca, 2 (dois) espetos para assar ovo.
  12. Construir, com emprego de facão e machadinha, no mínimo 4 (quatro) estacas para emprego em toldo, demonstrando a rigidez e utilidade da obra construída.

Culinária Mateira

  1. Demonstrar pelo menos duas técnicas de conservação de alimentos no ambiente natural.
  2. Conhecer os tipos de fogueiras apropriadas para culinária mateira. Preparar, acender e apagar corretamente uma fogueira.
  3. Demonstrar habilidade em preparar as seguintes iguarias: pão a caçador, ovo no espeto, ovo no barro, batata recheada, arroz na abóbora.
  4. Montar 1 (um) forno mateiro (forno de barro) e utilizá-lo na preparação de algum prato da culinária mateira.
  5. Preparar 3 (três) receitas de sobremesa da culinária mateira.
  6. Limpar e preparar uma ave, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
  7. Limpar e preparar 1 (um) peixe, em forno mateiro, fogueira, enterrado ou na pedra.
  8. Preparar 2 (dois) tipos de bebida quente em fogueira.
  9. Elaborar e executar 1 (um) cardápio variado de culinária mateira, sem o uso de utensílios, equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.

 

Culinária

  1. Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma bebida.
  2. Identificar os utensílios necessários para a preparação de uma refeição definida pelo examinador.
  3. Fritar ovos e preparar saladas, decorando os pratos, e preparar uma bebida quente.
  4. Fazer uma lista dos mantimentos com quantidades necessárias para uma refeição festiva para a seção.
  5. Explicar como conservar os alimentos conforme a temperatura ambiente.
  6. Preparar 1 (um) cardápio equilibrado para 1 (um) acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gêneros para a matilha/patrulha.
  7. Cozinhar para a matilha/patrulha durante 1 (um) acampamento de final de semana, a lenha e a gás, demonstrando cuidados com a segurança e a higiene.
  8. Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, como pão de caçador, ovo na laranja, ovo no espeto, carne moída no espeto, etc.
  9. Projetar e participar da montagem da cozinha do canto da matilha/patrulha em 1 (um) acampamento, justificando os cuidados adotados para reduzir os riscos de incêndio.
  10. Preparar, em 1 (um) acampamento, 3 (três) tipos de sobremesa.
  11. Limpar e preparar uma peça de carne e 1 (um) peixe.
  12. Construir uma intendência no canto de matilha/patrulha, durante 1 (um) acampamento.
Skip to content