Videogame

  1. Compreender o roteiro do jogo escolhido, terminando o jogo e fazendo 1 (um) relatório.
  2. Relatar sobre procedimentos de segurança ao ligar aparelhos na rede elétrica.
  3. Explicar a 1 (um) colega de seção como surgiram os videogames.
  4. Explicar a importância da restrição de faixa etária em determinados jogos.
  5. Montar com seu responsável ou pais, uma lista de tarefas incluindo 1 (um) horário para jogar videogame, realizar isso durante 1 (um) mês.
  6. Escolher 1 (um) jogo de videogame que gostaria de comprar, efetuar uma pesquisa de preço ao menos com 3 (três) estabelecimentos, juntar e adquirir com suas economias, de preferência de pequenos trabalhos.
  7. Promover 1 (um) debate ou estudo de caso sobre o tema da pirataria, juntamente com convidados.
  8. Jogar no mínimo duas horas de videogame com uma pessoa com mais de 65 anos e, ao final, aprender com essa pessoa, no mínimo 2 (dois) jogos da infância dela e aplicar aos jovens de sua seção.
  9. Organizar, coordenar e executar 1 (um) torneio de videogame na sua seção, convidando outros escoteiros e jovens da mesma faixa etária.

Tradições Indígenas

  1. Listar 10 (dez) grupos indígenas de nosso país, pelo menos 1 (um) de cada uma das regiões geográficas brasileiras, localizando-as em 1 (um) mapa.
  2. Conhecer uma etnia presente em seu Estado no presente e uma que tenha sido extinta, identificando os fatores que levaram a isto.
  3. Visitar uma reserva indígena ou 1 (um) museu sobre a cultura indígena, documentando o que foi observado.
  4. Confeccionar a maquete de uma habitação indígena, somente com materiais naturais, especificando a tribo a que pertence.
  5. Pesquisar e aplicar 2 (dois) jogos indígenas.
  6. Preparar 2 (dois) pratos indígenas e cozinhá-los da forma indígena.
  7. Mostrar e explicar a evolução de 8 (oito) práticas ou costumes atuais que tiveram origem indígena.
  8. Organizar e apresentar a dramatização de uma lenda indígena, providenciando os objetos característicos necessários e, dentro do possível, com a devida caracterização.
  9. Confeccionar para si 1 (um) traje indígena, mostrando a fonte de pesquisa.

 

Observação: Todos os itens se referem a índios brasileiros.

Tradições

  1. Apresentar uma pesquisa sobre a cultura popular de seu Estado (antiga e atual).
  2. Realizar e apresentar uma pesquisa sobre 1 (um) aspecto da antiga cultura de seu Estado, documentando os dados disponíveis.
  3. Fazer uma exposição sobre a cultura popular visando sensibilizar a comunidade para sua importância.
  4. Preparar uma apresentação no Fogo de Conselho sobre a antiga cultura popular de seu Estado (ou de outro Estado), com detalhes de vestimentas, canções e artefatos tradicionais.
  5. Fazer 1 (um) mapa de nosso país identificando as tradições culturais de cada Estado.
  6. Ter 1 (um) conhecimento geral sobre as vestimentas, costumes, festas populares, canções, instrumentos musicais, danças, artefatos de cerâmica e artesanato, em geral, de 6 (seis) Estados brasileiros.

Slime

Observação: por se tratar de uma especialidade que mexe com produtos químicos, tomar todas as precauções necessárias para não ingerir os produtos.

  1. Relatar como surgiu, quando e quem é o criador do slime.
  2. Explicar como fazer 1 (um) slime e quais são os ingredientes utilizados.
  3. Citar 10 (dez) tipos de slimes e suas características.
  4. Fabricar no mínimo 3 (três) tipos de slimes diferentes, mostrando fotos e/ou vídeos que comprovem.
  5. Ensinar, no mínimo 10 (dez) pessoas, a fazer 1 (um) slime.
  6. Apresentar, no mínimo, 3 (três) manobras com slime.
  7. Fazer uma exposição com seus slimes, com pelo menos 5 (cinco) tipos diferentes. Não esquecer de descrever as características de cada um, e contar o porquê do seu interesse por slime.
  8. Demonstrar quais os cuidados para manutenção dos slimes.
  9. Fazer uma entrevista, com mínimo 10 (dez) perguntas, com 1 (um) especialista em slime.

Alerta para riscos de intoxicação de crianças devido à fabricação de slime

“A manipulação de produtos químicos para a fabricação caseira de slime (massinha) é potencialmente perigosa e traz risco de intoxicação”.

RISCOS – Diversos malefícios podem ser associados ao uso inadvertido de substâncias potencialmente tóxicas. Entre os principais sintomas relatados nesses casos, estão as irritações na pele, respostas alérgicas e eventualmente lesões de mucosa, se houver contato com os olhos ou boca.

Além disso, a absorção de compostos do elemento Boro – bórax, ácido bórico, borato de sódio –, por longo tempo e repetidamente, pode causar prejuízos severos ao organismo, como problemas neurológicos e renais. Caso seja ingerido, o ácido bórico concentrado pode inclusive desencadear quadros sistêmicos graves.

“Os pais também devem estar atentos a quaisquer alterações gastrointestinais – como náuseas e vômitos –, além de irritações de pele, dores abdominais e cefaleia. Se a criança apresentar esses sintomas, é importante procurar assistência médica com urgência, levando a lista dos produtos químicos que a criança manuseou”.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria


Versão: Julho/2020
Proponente(s): Mariah Miranda Borth
Avaliador(es): Lia Kaori Nishizawa

Rock

  1. Demonstrar que conhece a história do rock, desde as correntes musicais que lhe deram origem, até os dias atuais.
  2. Apresentar uma linha do tempo com os principais artistas/bandas, momentos importantes da história do rock.
  3. Apresentar, de maneira ilustrada, a história e/ou biografia de 3 (três) de seus artistas/bandas preferidas de rock.
  4. Apresentar 1 (um) relatório ilustrado sobre, no mínimo, 3 (três) shows/apresentações que assistiu, com comentários detalhados sobre os eventos.
  5. Apresentar o resumo de leitura de 3 (três) obras sobre o rock (ou biografias de bandas ou artistas).
  6. Discorrer sobre as formações de bandas, relacionando os instrumentos e suas aplicações, conforme o estilo ou corrente.
  7. Discutir sobre a relação de direitos autorais, compartilhamento de arquivos, pirataria, apresentando argumentos prós e contra embasados em opiniões de especialistas e artistas, e concluindo com sua opinião acerca do tema.
  8. Assistir com sua seção a 1 (um) show (ao vivo, em vídeo ou pela internet) e fazer comentários durante a exibição com relação a composição, playlist e outros aspectos.
  9. Realizar e apresentar uma entrevista com uma personalidade e/ou artista do rock local.

Quebra-Cabeça

Pré-requisitos:
Nível 1: Ter montado 1 (um) quebra-cabeça de no mínimo duzentas peças
Nível 2: Ter adicionalmente montado 1 (um) quebra-cabeça de no mínimo quinhentas peças
Nível 3: Ter adicionalmente montado 1 (um) quebra-cabeça de no mínimo mil peças

  1. Criar 1 (um) quebra-cabeça com pelo menos trinta peças e apresentar para o examinador.
  2. Apresentar e explicar o funcionamento de, no mínimo 3 (três) aplicativos que possibilitem a prática de quebra-cabeça.
  3. Pesquisar e apresentar a história do quebra-cabeça e apresenta.
  4. Montar 1 (um) quebra-cabeça 3D de no mínimo cem peças.
  5. Organizar uma exposição para a seção com pelo menos 10 (dez) quebra-cabeças.
  6. Utilizando 1 (um) Tangram efetuar cinquenta formas distintas de montagem.

Versão: Julho/2020
Proponente(s): Matheus Matos de Paula Silva
Avaliador(es): Vitinho Manzke (Mestre em Música, Professor e Coordenador do Curso de Música – Universidade de Caxias do Sul)

Produção Áudio Visual

Pré-requisitos:

Planejar, organizar e executar 1 (um) filme de curta metragem, sonorizado, atendendo as exigências das técnicas básicas em vídeo:

Nível 1: De 5 (cinco) minutos.

Nível 2: De 10 (dez) minutos.

Nível 3: De 15 (quinze) minutos.

 

  1. Apresentar a história da televisão brasileira.
  2. Identificar as diferenças entre capítulo, episódio, série e gênero.
  3. Diferenciar o que é uma edição linear e uma edição não linear.
  4. Conhecer 1 (um) estúdio de televisão e explicar o significado da terminologia empregada.
  5. Explicar os principais sistemas televisivos (NTSC, PAL-M, HDTV).
  6. Fazer 1 (um) roteiro para 1 (um) filme de 3 (três) minutos com o intuito de divulgar o Movimento Escoteiro.

Plastimodelismo

Pré-requisitos: Montar 1 (um) plastimodelo de sua escolha (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).

 

  1. Montar 1 (um) outro plastimodelo de sua escolha. (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).
  2. Fazer uma exposição de modelos que tenha construído ou montado.
  3. Identificar fornecedores de modelos para montar, apontando os custos e dificuldades de montagem de 5 (cinco) diferentes modelos de sua livre escolha.
  4. Instruir outros jovens sobre as regras e técnicas a observar na montagem de modelos.
  5. Explicar técnicas de manutenção e conservação dos modelos montados.
  6. Explicar quando devem ser utilizadas 3 (três) tipos de colas usadas no plastimodelismo.

Pipas

  1. Explicar qual é a origem da pipa, como ela chegou ao Brasil, quais outros nomes ela possui e quais os riscos dela em ambiente urbano.
  2. Apresentar os materiais necessários para a construção de 3 (três) modelos diferentes de pipas, explicando o papel de cada item.
  3. Construir no mínimo 3 (três) modelos diferentes de pipas.
  4. Empinar 3 (três) modelos diferentes de pipas por no mínimo 3 (três) minutos.
  5. Ensinar 5 (cinco) outros jovens a construir/confeccionar uma pipa.
  6. Organizar 1 (um) campeonato de pipa com pelo menos 3 (três) categorias.
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