Videogame
- Compreender o roteiro do jogo escolhido, terminando o jogo e fazendo 1 (um) relatório.
- Relatar sobre procedimentos de segurança ao ligar aparelhos na rede elétrica.
- Explicar a 1 (um) colega de seção como surgiram os videogames.
- Explicar a importância da restrição de faixa etária em determinados jogos.
- Montar com seu responsável ou pais, uma lista de tarefas incluindo 1 (um) horário para jogar videogame, realizar isso durante 1 (um) mês.
- Escolher 1 (um) jogo de videogame que gostaria de comprar, efetuar uma pesquisa de preço ao menos com 3 (três) estabelecimentos, juntar e adquirir com suas economias, de preferência de pequenos trabalhos.
- Promover 1 (um) debate ou estudo de caso sobre o tema da pirataria, juntamente com convidados.
- Jogar no mínimo duas horas de videogame com uma pessoa com mais de 65 anos e, ao final, aprender com essa pessoa, no mínimo 2 (dois) jogos da infância dela e aplicar aos jovens de sua seção.
- Organizar, coordenar e executar 1 (um) torneio de videogame na sua seção, convidando outros escoteiros e jovens da mesma faixa etária.
Tradições Indígenas
- Listar 10 (dez) grupos indígenas de nosso país, pelo menos 1 (um) de cada uma das regiões geográficas brasileiras, localizando-as em 1 (um) mapa.
- Conhecer uma etnia presente em seu Estado no presente e uma que tenha sido extinta, identificando os fatores que levaram a isto.
- Visitar uma reserva indígena ou 1 (um) museu sobre a cultura indígena, documentando o que foi observado.
- Confeccionar a maquete de uma habitação indígena, somente com materiais naturais, especificando a tribo a que pertence.
- Pesquisar e aplicar 2 (dois) jogos indígenas.
- Preparar 2 (dois) pratos indígenas e cozinhá-los da forma indígena.
- Mostrar e explicar a evolução de 8 (oito) práticas ou costumes atuais que tiveram origem indígena.
- Organizar e apresentar a dramatização de uma lenda indígena, providenciando os objetos característicos necessários e, dentro do possível, com a devida caracterização.
- Confeccionar para si 1 (um) traje indígena, mostrando a fonte de pesquisa.
Observação: Todos os itens se referem a índios brasileiros.
Tradições
- Apresentar uma pesquisa sobre a cultura popular de seu Estado (antiga e atual).
- Realizar e apresentar uma pesquisa sobre 1 (um) aspecto da antiga cultura de seu Estado, documentando os dados disponíveis.
- Fazer uma exposição sobre a cultura popular visando sensibilizar a comunidade para sua importância.
- Preparar uma apresentação no Fogo de Conselho sobre a antiga cultura popular de seu Estado (ou de outro Estado), com detalhes de vestimentas, canções e artefatos tradicionais.
- Fazer 1 (um) mapa de nosso país identificando as tradições culturais de cada Estado.
- Ter 1 (um) conhecimento geral sobre as vestimentas, costumes, festas populares, canções, instrumentos musicais, danças, artefatos de cerâmica e artesanato, em geral, de 6 (seis) Estados brasileiros.
Slime
Observação: por se tratar de uma especialidade que mexe com produtos químicos, tomar todas as precauções necessárias para não ingerir os produtos.
- Relatar como surgiu, quando e quem é o criador do slime.
- Explicar como fazer 1 (um) slime e quais são os ingredientes utilizados.
- Citar 10 (dez) tipos de slimes e suas características.
- Fabricar no mínimo 3 (três) tipos de slimes diferentes, mostrando fotos e/ou vídeos que comprovem.
- Ensinar, no mínimo 10 (dez) pessoas, a fazer 1 (um) slime.
- Apresentar, no mínimo, 3 (três) manobras com slime.
- Fazer uma exposição com seus slimes, com pelo menos 5 (cinco) tipos diferentes. Não esquecer de descrever as características de cada um, e contar o porquê do seu interesse por slime.
- Demonstrar quais os cuidados para manutenção dos slimes.
- Fazer uma entrevista, com mínimo 10 (dez) perguntas, com 1 (um) especialista em slime.
Alerta para riscos de intoxicação de crianças devido à fabricação de slime
“A manipulação de produtos químicos para a fabricação caseira de slime (massinha) é potencialmente perigosa e traz risco de intoxicação”.
RISCOS – Diversos malefícios podem ser associados ao uso inadvertido de substâncias potencialmente tóxicas. Entre os principais sintomas relatados nesses casos, estão as irritações na pele, respostas alérgicas e eventualmente lesões de mucosa, se houver contato com os olhos ou boca.
Além disso, a absorção de compostos do elemento Boro – bórax, ácido bórico, borato de sódio –, por longo tempo e repetidamente, pode causar prejuízos severos ao organismo, como problemas neurológicos e renais. Caso seja ingerido, o ácido bórico concentrado pode inclusive desencadear quadros sistêmicos graves.
“Os pais também devem estar atentos a quaisquer alterações gastrointestinais – como náuseas e vômitos –, além de irritações de pele, dores abdominais e cefaleia. Se a criança apresentar esses sintomas, é importante procurar assistência médica com urgência, levando a lista dos produtos químicos que a criança manuseou”.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
Versão: Julho/2020
Proponente(s): Mariah Miranda Borth
Avaliador(es): Lia Kaori Nishizawa
Rock
- Demonstrar que conhece a história do rock, desde as correntes musicais que lhe deram origem, até os dias atuais.
- Apresentar uma linha do tempo com os principais artistas/bandas, momentos importantes da história do rock.
- Apresentar, de maneira ilustrada, a história e/ou biografia de 3 (três) de seus artistas/bandas preferidas de rock.
- Apresentar 1 (um) relatório ilustrado sobre, no mínimo, 3 (três) shows/apresentações que assistiu, com comentários detalhados sobre os eventos.
- Apresentar o resumo de leitura de 3 (três) obras sobre o rock (ou biografias de bandas ou artistas).
- Discorrer sobre as formações de bandas, relacionando os instrumentos e suas aplicações, conforme o estilo ou corrente.
- Discutir sobre a relação de direitos autorais, compartilhamento de arquivos, pirataria, apresentando argumentos prós e contra embasados em opiniões de especialistas e artistas, e concluindo com sua opinião acerca do tema.
- Assistir com sua seção a 1 (um) show (ao vivo, em vídeo ou pela internet) e fazer comentários durante a exibição com relação a composição, playlist e outros aspectos.
- Realizar e apresentar uma entrevista com uma personalidade e/ou artista do rock local.
Quebra-Cabeça
Pré-requisitos:
Nível 1: Ter montado 1 (um) quebra-cabeça de no mínimo duzentas peças
Nível 2: Ter adicionalmente montado 1 (um) quebra-cabeça de no mínimo quinhentas peças
Nível 3: Ter adicionalmente montado 1 (um) quebra-cabeça de no mínimo mil peças
- Criar 1 (um) quebra-cabeça com pelo menos trinta peças e apresentar para o examinador.
- Apresentar e explicar o funcionamento de, no mínimo 3 (três) aplicativos que possibilitem a prática de quebra-cabeça.
- Pesquisar e apresentar a história do quebra-cabeça e apresenta.
- Montar 1 (um) quebra-cabeça 3D de no mínimo cem peças.
- Organizar uma exposição para a seção com pelo menos 10 (dez) quebra-cabeças.
- Utilizando 1 (um) Tangram efetuar cinquenta formas distintas de montagem.
Versão: Julho/2020
Proponente(s): Matheus Matos de Paula Silva
Avaliador(es): Vitinho Manzke (Mestre em Música, Professor e Coordenador do Curso de Música – Universidade de Caxias do Sul)
Produção Áudio Visual
Pré-requisitos:
Planejar, organizar e executar 1 (um) filme de curta metragem, sonorizado, atendendo as exigências das técnicas básicas em vídeo:
Nível 1: De 5 (cinco) minutos.
Nível 2: De 10 (dez) minutos.
Nível 3: De 15 (quinze) minutos.
- Apresentar a história da televisão brasileira.
- Identificar as diferenças entre capítulo, episódio, série e gênero.
- Diferenciar o que é uma edição linear e uma edição não linear.
- Conhecer 1 (um) estúdio de televisão e explicar o significado da terminologia empregada.
- Explicar os principais sistemas televisivos (NTSC, PAL-M, HDTV).
- Fazer 1 (um) roteiro para 1 (um) filme de 3 (três) minutos com o intuito de divulgar o Movimento Escoteiro.
Plastimodelismo
Pré-requisitos: Montar 1 (um) plastimodelo de sua escolha (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).
- Montar 1 (um) outro plastimodelo de sua escolha. (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).
- Fazer uma exposição de modelos que tenha construído ou montado.
- Identificar fornecedores de modelos para montar, apontando os custos e dificuldades de montagem de 5 (cinco) diferentes modelos de sua livre escolha.
- Instruir outros jovens sobre as regras e técnicas a observar na montagem de modelos.
- Explicar técnicas de manutenção e conservação dos modelos montados.
- Explicar quando devem ser utilizadas 3 (três) tipos de colas usadas no plastimodelismo.
Pipas
- Explicar qual é a origem da pipa, como ela chegou ao Brasil, quais outros nomes ela possui e quais os riscos dela em ambiente urbano.
- Apresentar os materiais necessários para a construção de 3 (três) modelos diferentes de pipas, explicando o papel de cada item.
- Construir no mínimo 3 (três) modelos diferentes de pipas.
- Empinar 3 (três) modelos diferentes de pipas por no mínimo 3 (três) minutos.
- Ensinar 5 (cinco) outros jovens a construir/confeccionar uma pipa.
- Organizar 1 (um) campeonato de pipa com pelo menos 3 (três) categorias.