Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Internacional
Organização Mundial do Movimento Escoteiro
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), um órgão independente, não-governamental e apolítico, coordena o Movimento Escoteiro globalmente. Composta por 174 Organizações Nacionais reconhecidas, a OMME é regida pela Constituição Mundial Escoteira. Com mais de 57 milhões de membros, o Movimento Escoteiro é o maior movimento juvenil do mundo.
Cada Unidade Escoteira segue os mesmos valores presentes na Promessa e na Lei Escoteira, com um sistema de educação não-formal adaptado às necessidades locais. A missão da OMME é promover a unidade e compreensão dos princípios escoteiros, facilitando a expansão e o desenvolvimento do Escotismo. As línguas oficiais são o Inglês e o Francês, com Espanhol, Russo e Árabe como línguas de trabalho.
O Comitê Mundial é o órgão diretivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. É responsável pela execução das decisões e diretrizes definidas nas Conferências Mundiais, e por agir em seu interesse entre as suas reuniões. O Comitê é composto por 21 membros, sendo 12 deles com direito a voto, oriundos de Organizações Escoteiras Nacionais diferentes, eleitos nas Conferências Mundiais por voto secreto.
Os mandatos são de três anos e é permitida um única reeleição. Os membros não representam seu país, mas sim os interesses do Movimento Escoteiro como um todo. Os demais nove membros ex-officio (sem direito a voto) são o secretário-geral, o tesoureiro da OMME, os presidentes dos seis Comitês Regionais e um representante da Fundação Mundial do Escotismo.
Conheça os membros do Comitê Escoteiro Mundial.
Os Brasileiros que já fizeram parte do Comitê Mundial Escoteiro são: Oscar Palmquist e Fernando Brodeschi. Como Assessores Juvenis do Comitê Mundial tivemos três brasileiros: Fernanda Soares, Felipe de Paulo e Melissa Wilm.
A Conferência Mundial é a “Assembleia Geral” do Movimento Escoteiro. É o órgão máximo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e reúne-se a cada três anos durante uma semana, sempre em um país diferente.
É composta por todos os seus membros, que são as Organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas; somente uma Organização é reconhecida em cada país. Em alguns países, onde há várias Associações, estas são organizadas em Federações, e essas Federações é que são as detentoras deste reconhecimento.
O Brasil sediou a 39° edição de 2011 da Conferência Mundial.
Na semana que antecede a Conferência Mundial é realizado o Fórum Mundial de Jovens (WSYF – World Scout Youth Forum), sempre em uma cidade próxima à Conferência. Para facilitar os trabalhos, a participação no Fórum Mundial é limitada a cinco jovens entre 18 e 26 anos de cada país, sendo dois delegados e três observadores.
O Fórum é um espaço de capacitação que tem por objetivo preparar os jovens líderes para participar das discussões da Conferência Mundial e de outras instâncias da Organização Mundial e de suas Organizações Nacionais.
O Brasil sediou o 11º Fórum Mundial de Jovens em 2011.
Em 2021, a 42ª Conferência Escoteira Mundial aprovou a Resolução n°06/2021 que expressou a necessidade de mudança no formato do Fórum Mundial de Jovens. É possível, portanto, que o Fórum Mundial de Jovens, nos moldes atuais, deixe de existir em breve.
O Lobo de Bronze é a única condecoração outorgada pelo Comitê Mundial do Escotismo, em reconhecimento à contribuição extraordinária de indivíduos ao Movimento Escoteiro Mundial. O primeiro Lobo de Bronze foi entregue a B-P, em 1935. Nestes 80 anos desde que esta medalha foi criada, 346 indivíduos foram agraciados com o Lobo de Bronze incluindo voluntários, profissionais e grandes apoiadores do Escotismo como os reis da Suécia, da Tailândia e da Arábia Saudita.
No Brasil, a condecorada com o Lobo de Bronze é a Melissa Martins Casagrande.
Eventos Mundiais de Jovens
Uma importante característica do Movimento Escoteiro é sua universalidade: o Escotismo está presente em quase todos os países do mundo, sempre com os mesmos fundamentos propostos por Baden-Powell. Nas atividades escoteiras internacionais, jovens das mais diferentes origens têm a oportunidade de se encontrar e compartilhar suas experiências, fomentando uma cultura de paz e compreensão entre os povos.
Um grande acampamento escoteiro a cada quatro anos, reunindo jovens de 14 a 17 anos por 10 dias. Celebram a fraternidade escoteira global, compartilham experiências culturais e fazem novos amigos. O último ocorreu na Coréia do Sul em 2023, com aproximadamente 40.000 participantes com 1049 brasileiros, você pode conferir fotos clicando na imagem abaixo. O próximo será na Polônia em 2027.
Um acampamento a cada quatro anos para jovens adultos (18 a 25 anos), promovendo a fraternidade escoteira e troca de experiências. O último ocorreu na Islândia em 2017, com 2.000 participantes. O próximo será em Portugal em 2025.
Um evento anual da OMME, Jamboree-On-The-Air e Jamboree-On-The-Internet, onde jovens escoteiros se comunicam globalmente através de rádio amador e internet. Fortalece a amizade e o senso de pertencimento escoteiro. Realizado em outubro, houve uma edição especial em 2020 devido à pandemia.
Esses eventos permitem que jovens do Escotismo se conectem, aprendam e celebrem juntos, promovendo entendimento mútuo e amizades duradouras.
Região Interamericana
A Região Interamericana é composta por Organizações Escoteiras de países reconhecidos pela OMME na América. Criada em 1945, é a primeira região da OMME, com 34 Organizações Nacionais e outras Associadas, Os Escoteiros do Brasil desempenham um papel proeminente nessa região, tanto entre voluntários como profissionais.
A região oferece colaboração voluntária, cursos e eventos para o desenvolvimento das Organizações Escoteiras. O Brasil também participa da Cúpula do Cone Sul com Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
O JAMCAM é uma fusão das palavras “Jamboree” e “Camporee”. Acontece a cada 3 anos e consiste em grandes acampamentos escoteiros envolvendo países da Região Interamericana. Este evento reúne jovens do Ramo Escoteiro (Camporee) e do Ramo Sênior (Jamboree). Adultos têm a oportunidade de participar como escotistas, membros da equipe de serviço internacional (IST) ou colaborar com a organização do contingente brasileiro (CMT). O 16º JAMCAM ocorreu em Foz do Iguaçu em 2020. O JAMCAM oferece uma experiência única para jovens e adultos explorarem o Escotismo, desenvolverem habilidades e interagirem com escoteiros de diferentes países na Região Interamericana.
A Conferência Interamericana é o principal órgão da Organização Interamericana de Escotismo, ocorrendo a cada três anos, sempre em um país diferente, no ano que precede a Conferência Mundial. Participam todas as Organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas na Região Interamericana. Cada país pode enviar no máximo seis delegados, e observadores autorizados também podem participar. A idade mínima para participar é 18 anos. A última Conferência Interamericana foi realizada em Ciudad del Leste, Paraguai, em 2022. A próxima Conferência Interamericana será realizada em 2025, em Curaçao. A Conferência Interamericana oferece um espaço vital para a colaboração, discussões e tomadas de decisões que afetam o Escotismo na Região Interamericana. Adultos a partir de 18 anos têm a oportunidade de participar e contribuir para o desenvolvimento contínuo do Escotismo na região.
O Comitê Interamericano Escoteiro é composto por 13 membros, sendo 8 membros votantes, eleitos pela Conferência Interamericana para mandatos de 3 anos, sendo possível uma reeleição. Os demais membros com direito à voz são: 2 Conselheiros Juvenis, eleitos pela Rede Interamericana de Jovens; o Secretário Geral do Escritório Mundial/Centro de Apoio Interamericano; o Tesoureiro e o Presidente da Fundação Escoteira Interamericana.
Todos devem ser de Organizações Escoteiras Nacionais diferentes e não representam seus países, mas sim os interesses do Movimento Escoteiro em todo o Continente Americano. A cada Conferência são eleitos cinco novos membros, portanto, a cada três anos o Comitê passa por uma renovação de 50% dos membros eleitos. O diretor executivo regional também faz parte deste Comitê, na função de secretário executivo, assim como o tesoureiro regional, voluntário nomeado pelo próprio Comitê. Suas reuniões ocorrem ordinariamente duas vezes ao ano.
Brasileiros que já integraram o Comitê Interamericano: Mario Henrique Peters Farinon, Oscar Palmquist, Fernando Brodeschi, Ricardo Stuber e Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro (atual Presidente do Comitê Interamericano).
Atua como Assessor Juvenil do Comitê Interamericano o brasileiro Matheus Valois Serra
Atual composição do Comitê Interamericano: https://www.scout.org/where-we-work/regions/interamerica/team
A medalha Juventude das Américas é a única condecoração concedida pelo Comitê Interamericano Escoteiro, em reconhecimento aos serviços extraordinários prestados à juventude no nível internacional, seja na Região Interamericana ou entre dois ou mais países. Não deverá ser outorgada àqueles indivíduos que tenham realizado grandes atos apenas em seus países.
Foi instituída em 1972, e dentre os cerca de 180 que já a receberam estão os seguintes brasileiros: • Guido Mondin • Peter Arquitas Pessoa • Rubem Süffert • Osny Câmara Fagundes • Mario Henrique Peters Farinon • Luiz Cesar de Simas Horn • Melissa Martins Casagrande • Fernando Brodeschi • Ricardo Suber •Roseana Teresa Aben-Athar Kipman
O passaporte escoteiro é uma carta de apresentação internacional que identifica que você é um membro do Movimento Escoteiro, em qualquer pais que for visitar. Ele deve ser solicitado 30 dias antes da sua viagem por meio do preenchimento de um formulário onde você pode encontrar clicando ne imagem acima.
Para mais informações envie um e-mail para: [email protected]
Atenção: O passaporte escoteiro não substitui nenhum documento oficial de viagem.
Outros Eventos Mundiais
É um evento promovido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, em parceria com mais de 30 organizações internacionais, entre organizações de jovens e entidades da ONU, que trabalham com educação não formal e desenvolvimento de jovens. Durante três dias, o Fórum aborda os desafios conjuntos que o setor enfrenta, buscando criar mais apoio e reconhecimento em torno do papel da educação não formal na agenda da educação global. A 3 edição do Fórum foi realizado no Rio de Janeiro em Dezembro de 2019. A 4° edição do evento será sediada em Paris, em dezembro de 2023.
Além dos eventos que constam da agenda da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, os Escoteiros do Brasil recebem, com certa frequência, convites para participação em Jamboree Regionais e de outras Organizações Nacionais. Esse eventos são divulgados para os associados e a formação de contingentes para esses eventos está condicionada ao número de interessados.
Proporcionam muitas outras oportunidades para participação de jovens. Em função do número de vagas dessas iniciativas, a ENRI realiza processos seletivos para escolha dos participantes. Fique atento ao site e mídias sociais.
Centros Escoteiros Internacionais
Centros Escoteiros são espaços onde escoteiros de todo mundo podem realizar e participar de uma ampla gama de atividades e principalmente ter uma vivência da fraternidade escoteira.
Diversos países possuem Centros Escoteiros que podem ser visitados ou onde é possível realizar um intercâmbio, atuando no dia a dia, conforme as necessidades locais. Confira os principais e mais famosos:
- KANDERSTEG (KISC), nos Alpes Suíços, é o ambiente sonhado por B-P para abrigar um Jamboree permanente.
- GILWELL PARK, na Inglaterra, é referência na formação de adultos.
- SUNCHEON, na Coreia do Sul, incentiva que escoteiros e alunos das escolas locais desenvolvam atividades juntos.
- CAIRO CENTER – Centro Escoteiro Internacional do Cairo, no Egito, recebe hóspedes escoteiros e não escoteiros em um ambiente com capacidade para acomodar 80 pessoas.
- JAMBVILLE, na França, conta com infraestrutura completa para receber escoteiros interessados em praticar Escotismo.
- SUMMIT BECHTEL RESERVE (SBR), no estado da West Virginia, Estados Unidos, é o local ideal para escoteiros que procuram aventuras e adrenalina.
- PHILMONT Scout Ranch, no estado de New Mexico, Estados Unidos, combina desafios e as melhores atividades praticadas no velho oeste.
- FLORIDA SEA BASE, também nos Estados Unidos, oferece uma série de atividades aquáticas para escoteiros de todo o mundo.
Mais Informações
Canais de Comunicação com a Equipe de Relações Internacionais:
E-mail: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/EscoteirosENRI
Procure um Grupo Escoteiro