Progressão

Símbolo Ramo Lobinho RAMO LOBINHO

Ao aceitar o convite de Mowgli, você lobinho terá que percorrer com ele o Caminho da Jângal. Nesse caminho você irá passar por cinco trechos:

  1. Caminho do Integrar: Quando completar o Caminho do Integrar é sinal que você já está pronto(a) para a Cerimônia de Integração e para fazer a sua Promessa de Lobinho. Os “Velhos Lobos” vão preparar um momento especial para apresentar você e sua família para todo o grupo escoteiro. Nesta cerimônia você receberá o lenço escoteiro e alguns distintivos para costurar em sua camisa ou blusa.
  2. Caminho do Descobrir: Para conquistar o distintivo de Lobo Saltador, você precisa fazer pelo menos a metade das atividades propostas no seu guia/aplicativo.
  3. Caminho do Rastrear: Para conquistar o distintivo de Lobo Rastreador, você precisa fazer as atividades que restam, e assim cumprir 100% das atividades.
  4. BANNERRAMOLOBINHO

  5. Caminho do Caçar: Para conquistar o distintivo de Lobo Caçador, você deve realizar a metade das atividades deste bloco.
  6. Caminho das Estrelas: Depois de você deve fazer as atividades que restaram do bloco, para conquistar a estrela ALFA, sua próxima meta é a estrela BETA: para conquista-lá você deve participar de três acampamentos ou acantonamentos com a sua Alcateia; Para conquistar a estrela DELTA: o lobinho deverá conquistar cinco especialidades de três ramos de conhecimentos diferentes; Para a estrela GAMA: deve conquistar pelo menos uma das Insígnias de Interesse Especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial de Meio Ambiente, Insígnia da Boa Ação, Insígnia da Lusofonia, Insígnia Cone Sul e Insígnia do Aprender, estas são todas insígnias de interesse especial pense qual você quer conquistar e vamos em frente! Para conquistar a estrela EPSILON: o lobinho precisa ser recomendado pelos “Velhos Lobos” e pela Roca do Conselho por ser um lobinho dedicado, frequente às atividades da Alcateia e cumpridor da Lei e da Promessa do Lobinho. Quando tiver as cinco estrelas você receberá o Cruzeiro do Sul, o último e mais importante distintivo de sua Progressão Pessoal no Ramo Lobinho.

Lembre-se você pode contar sempre com um “Velho Lobo”. Ele dirá quais atividades você deverá fazer.

 

BOTAOLOBINHO


 

Símbolo Ramo Escoteiro 4 RAMO ESCOTEIRO

Todo escoteiro gosta de viver uma boa aventura com o seu grupo de amigos, não é mesmo?! Mas também está ligado na sua Progressão Pessoal.

A nossa “progressão pessoal” é o caminho escolhido para seguirmos sempre em frente, é uma referência que serve para saber o que você aprendeu, quais coisas você ainda deve aprender, o quanto cresceu e se desenvolveu.

No Movimento Escoteiro aprende-se de muitas formas:

Nós marcamos nosso aprendizado por Distintivos de Progressão, que são quatro: Pistas, Trilha, Rumo e Travessia, e que se completa com o Distintivo de Escoteiro Lis de Ouro. Você saberá pelo seu chefe qual distintivo de progressão receberá após o “Período Introdutório”.

  1. O “Período Introdutório”: Uma de suas primeiras tarefas quando ingressar na tropa, você deverá conquistar um conjunto de itens que vão permitir a sua integração no Movimento Escoteiro. Ao final do Período Introdutório você passará pela Cerimônia de Integração (se ainda não é membro do Grupo). Nela receberá o lenço do seu Grupo Escoteiro e o seu primeiro Distintivo de Progressão. Neste momento você também poderá fazer sua Cerimônia de Promessa e receber seu Distintivo de Promessa. Caso não se sinta pronto e deseje aguardar mais um pouco, converse com seu chefe escoteiro.
  2. Se o seu primeiro distintivo de progressão recebido for o distintivo de Pistas: Para conquistar o distintivo de Trilha – você precisa realizar a metade das atividades oferecidas para Pistas e Trilhas.
  3. Se tiver recebido o distintivo de Trilha: Para conquistar o distintivo de Rumo – faça 100% das atividades oferecidos para Pistas e Trilhas.
  4. Se tiver recebido o distintivo de Rumo: É necessário conquistar a metade das atividades oferecidas para Rumo e Travessia, assim poderá receber o distintivo de Travessia.
  5. Completando a totalidade das atividades oferecidas para Rumo e Travessia, você conquistará o distintivo Travessia

BANNERRAMOESCOTEIRO

E antes que esteja pronto para fazer sua transição para o Ramo Sênior, que tal conquistar o Distintivo de Escoteiro Lis de Ouro?

Você também tem a oportunidade de conquistar muitos outros distintivos:

Vamos ao check list para ser um Escoteiro Lis de Ouro:

Se você quiser saber mais sobre a progressão pessoal recomendamos os guias da “Aventura Escoteira”. São dois livros, um para as etapas de Pista e Trilha e outro para Rumo e Travessia. Neles você poderá encontrar todas as informações necessárias para a sua progressão. Ah, e tem um detalhe a mais: Caso faça parte de uma tropa da Modalidade Ar ou Modalidade Mar, você terá um conjunto a mais de atividades para conquistar, que é específico para a sua Modalidade, e consta na parte final de cada guia.

Muitas das atividades propostas nos guias também podem ser consideradas na realização de requisitos de diversas especialidades. Confira as Especialidades em nosso site e converse com seu escotista.

 

botaoescoteiro

Símbolo Ramo Sênior 1 RAMO SÊNIOR

O sênior ou a guia é aquele (a) que encara desafios de maneira responsável com os amigos. Tudo isso sem deixar de se preocupar com sua Progressão Pessoal.

A participação em atividades e projetos não pode ser somente divertida, ela também nos ajuda a aprender sobre diversos temas de nosso interesse e a progredir.

A Progressão Pessoal é uma referência que serve para saber o que você aprendeu, quais coisas você ainda deve aprender, o quanto cresceu e se desenvolveu.

No Movimento Escoteiro aprende-se de muitas formas:

Nós marcamos nosso aprendizado por distintivos de Progressão, que são Escalada, Conquista e Azimute. Você saberá pelo seu chefe qual distintivo de progressão receberá após o “Período Introdutório”.

  1. Período Introdutório: Quando você entra na Tropa Sênior/Guia o primeiro passo da sua progressão pessoal é o Período Introdutório, no qual você irá conquistar um conjunto de itens que irão permitir a sua integração de forma mais rápida e eficiente. Ao finalizar o período introdutório se realizará uma Cerimônia de Integração e você receberá o seu primeiro distintivo de progressão, além do lenço do Grupo Escoteiro. A entrega do lenço não ocorrerá se você veio da Tropa Escoteira, porque seguramente você já o recebeu durante sua permanência nela.

As etapas de Progressão Pessoal do Ramo Sênior são Escalada, Conquista e Azimute:

  1. Se tiver recebido o distintivo de Escalada:  Para receber o distintivo de Conquista, você deverá realizar 1/3 das atividades oferecidas, ou seja, 25 atividades.
  2. Se tiver recebido o distintivo de Conquista: E tenha interesse em receber o distintivo de Azimute, é necessário realizar outro terço das atividades oferecidas, ou mais 25 atividades.
  3. Ao completar a totalidade das atividades você conquista o distintivo Azimute.

BANNERSENIOR

E antes que esteja pronto para fazer sua transição para o Ramo Pioneiro, que tal conquistar o Distintivo de Escoteiro da Pátria?!

Além das etapas, você também tem a oportunidade de conquistar outros distintivos como:

Vamos ao check list para ser um Escoteiro da Pátria:

Se quiser saber mais sobre a Progressão Pessoal, recomendamos que você consulte o “Guia do Desafio Sênior”, um livro onde você poderá encontrar toda a informação necessária para progredir. Ah, e tem um detalhe a mais: Caso faça parte de uma Tropa da Modalidade Ar ou Modalidade Mar, você terá um conjunto a mais de atividades para conquistar, que é específico para a sua modalidade, e consta na parte final de cada guia.

Muitas das atividades propostas nos guias também podem ser consideradas na realização de requisitos de diversas especialidades. Confira as Especialidades em nosso site e converse com seu escotista.

 

botaosenior
 

 

Símbolo Ramo Pio 5RAMO PIONEIRO

O pioneiro e a pioneira encontra formas e caminhos que vão, abrindo trilhas, praticando o serviço aos outros para construir um mundo melhor. Sem esquecer sua Progressão Pessoal.

Sua Progressão Pessoal, o ingresso no mundo adulto, é tomar decisões e ser responsável por elas. É disso que trata a Progressão Pessoal do Ramo Pioneiro.

No Movimento Escoteiro aprende-se de muitas formas:

O Sistema de Progressão foi idealizado da seguinte maneira:

  1. O ingresso pode ser feito por um jovem que veio do Ramo Sênior. Normalmente, nesse caso, ele está na faixa etária entre 17 e 18 anos. Mas o ingresso também pode ser feito por um jovem que não veio da Tropa Sênior, e cuja idade pode estar acima de 18 anos;
  2. Todos ingressam no Clã Pioneiro em um PERÍODO INTRODUTÓRIO: O jovem deverá realizar um conjunto de itens que contribuirão com sua integração e ambientação no Clã Pioneiro; Independente de ter vindo do Ramo Sênior ou não, você deverá executar as atividades. Ao final do Período Introdutório o jovem passará pela Cerimônia de Integração, na qual receberá o Lenço do Grupo Escoteiro (se ainda não é membro do Grupo) e seu primeiro distintivo de progressão. Recomenda-se que no mesmo momento o jovem faça sua Promessa, recebendo seu distintivo de Promessa.
  3. Para passar da Etapa Comprometimento para Etapa de Cidadania: ter realizado 50% das atividades propostas no seu Guia do Projeto Pioneiro, participar de um projeto em andamento e elaborar o Plano de Desenvolvimento Pessoal (Projeto de Vida).
  4. Para passar da Etapa Cidadania para a Insígnia de B-P: ter realizado 100% das atividades do Guia do Projeto Pioneiro, elaborar e executar um projeto de relevância (Projeto de Vida) e revisar o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal.

Bannerramopioneiro

Pontos importantes para a Conquista da Insígnia de B-P:

Ao jovem especialmente recomendado pelos Mestres Pioneiros e pelo Conselho de Clã, que:

  1. Cujo conteúdo atenda uma das áreas prioritárias: Serviço, Natureza, Trabalho ou Viagem;
  2. Escolha da ideia;
  3. Planejamento e programação;
  4. Organização;
  5. Coordenação;
  6. Execução;
  7. Avaliação;
  8. Relatório.

Além dos distintivos de progressão e da Insígnia de B-P, o Ramo Pioneiro conta também com mais três insígnias:

Se quiser saber mais sobre a Progressão Pessoal, recomendamos que você consulte o “Guia do Projeto Pioneiro”, um livro onde você poderá encontrar toda a informação necessária para progredir.

 

botaopioneiro


			

Procure um Grupo Escoteiro

Skip to content