Ser Voluntário - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ser Voluntário

O papel do voluntariado é fundamental para que seja possível ofertar a crianças, adolescentes e jovens, oportunidades de vivenciarem com qualidade e segurança a proposta educativa do Movimento Escoteiro. 

 

A partir dos 18 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário junto aos Escoteiros do Brasil. Para isso, basta ter disponibilidade para contribuir em uma Unidade Escoteira Local, espaço onde são realizadas as atividades escoteiras. São diversos os benefícios a aqueles que dedicam seu tempo e habilidades para esta causa: A construção de um Mundo Melhor:

Conheça os benefícios na prática do Voluntariado junto aos Escoteiros do Brasil.


O Sistema de Formação de Adultos

O Sistema de Formação de Adultos é parte fundamental no processo de aprendizagem do voluntário. Todo adulto que venha a desempenhar cargo ou função, como escotista ou dirigente, tem o direito e o dever de se aperfeiçoar ao máximo possível para desempenhar suas responsabilidades no Escotismo da melhor forma.

O processo de formação dos adultos compreende todo o ciclo de vida do adulto no Movimento Escoteiro, por meio de uma formação personalizada e contínua, estimulando a autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências em três áreas: conhecimento e como aplicá-lo na solução de problemas; habilidades desenvolvidas por meio da experiência real; e valores e atitudes.

O Voluntário que atua diretamente com os jovens

O Voluntário aquele que trabalha na administração
do Grupo Escoteiro

Saiba como abrir uma Unidade Escoteira através dos nossos Materiais de Apoio.

Conheça mais sobre o Campo Escola Virtual dos Escoteiros do Brasil, onde você poderá fazer os Cursos “Bem-vindo aos Escoteiros do Brasil”, “Safe From Harm” e “Bullying e Cyberbullying”.

Procure um Grupo Escoteiro

Skip to content