Yoga
Pré-requisitos:
Comprovar com 1 (um) atestado assinado por seu instrutor:
Nível 1: Prática de no mínimo 2 (dois) meses.
Nível 2: Prática de no mínimo 6 (seis) meses.
Nível 3: Prática de no mínimo 1 (um) ano.
- Apresentar a origem do yoga, seu significado e objetivos.
- Explicar quem foi Patanjali e o nome do seu sistema de yoga.
- Explicar o que são e demonstrar, pelo menos, 5 (cinco) asanas.
- Explicar o que são os pranayamas e quais seus objetivos.
- Realizar, juntamente com sua seção ou matilha/patrulha, 3 (três) tipos de mantras, explicando seu significado.
- Realizar a respiração abdominal e relatar seus benefícios para a saúde.
- Elaborar 1 (um) quadro com algumas palavras em sânscrito e seu significado em português.
- Explicar o que é ahimsa (a não-violência), exemplificando algumas maneiras de como podemos agir conforme este princípio em nosso dia a dia.
- Explicar quais os benefícios da meditação para a saúde física e emocional das pessoas, realizando uma prática meditativa.
Xadrez
- Demonstrar conhecimento da história do xadrez, sua origem e evolução.
- Conhecer os principais enxadristas mundiais da atualidade.
- Conhecer e apresentar 1 (um) trabalho sobre “As Leis do Xadrez.”
- Ensinar a pelo menos outros 5 (cinco) jovens, preferencialmente do Grupo Escoteiro, a jogar xadrez.
- Demonstrar que sabe “rocar”, o que é “roque maior” e “roque menor”, os casos de empate e promoção de peão.
- Demonstrar conhecimento sobre aberturas, defesas, desenvolvimento e finais.
- Organizar 1 (um) torneio de xadrez na seção, com pelo menos 6 (seis) participantes, responsabilizando-se pela montagem da tabela e pelo registro das partidas.
- Ter participado pelo menos de 2 (dois) torneios promovidos por entidades oficiais (confederação, federação, liga, órgão do governo, fundação municipal de desportos etc.).
- Jogar simultaneamente e com bom desempenho contra 3 (três) adversários escolhidos pelo examinador.
Voleibol
- Apresentar a história do voleibol, destacando o voleibol brasileiro e citando seus principais títulos em quadra e na areia.
- Escrever uma breve biografia sobre 1 (um) jogador (ou treinador) de voleibol que você considere relevante.
- Apresentar as regras básicas do voleibol e adaptá-las para 1 (um) jogo desenvolvido com sua seção.
- Apresentar os principais esquemas táticos e destacar sua importância para o sucesso de 1 (um) time em uma partida.
- Assistir uma partida de voleibol com o examinador e explicar durante o jogo os nomes e funções das posições dos jogadores em quadra.
- Demonstrar, enquanto joga, os fundamentos técnicos essenciais para a prática do voleibol.
- Assistir a 1 (um) jogo de voleibol televisionado, fazer anotações, e nos intervalos fazer 1 (um) retrospecto dos melhores lances e assistir a 1 (um) jogo em 1 (um) ginásio, apresentando 1 (um) relatório no término.
- Fazer uma visita a 1 (um) ginásio com quadra de voleibol em 1 (um) dia que não haja jogo e conhecer suas dependências.
- Explicar as regras de segurança ao assistir a uma partida de voleibol em 1 (um) ginásio, o que deve ser feito para evitar confusões e tumultos, dando sua opinião sobre o que os torcedores devem fazer para promover a paz nos ginásios.
- Jogar ou atuar como treinador em 1 (um) jogo de voleibol, sendo capaz de reconhecer os gestos dos árbitros e avaliando sua participação.
- Apresentar pelo menos 2 (dois) sistemas de pontuação de campeonatos regionais e nacionais.
- Organizar 1 (um) torneio de voleibol, na modalidade de sua preferência, na sua seção ou com outros grupos escoteiros e convidados, com no mínimo 4 (quatro) times, utilizando 1 (um) dos sistemas de pontuação apresentados no item 11.
Vela
- Reconhecer 8 (oito) diferentes tipos de embarcações locais e de barcos à vela.
- Apontar e dar o nome das partes e o uso de velas, o massame fixo e o de laborar mastros e vergas, de 1 (um) tipo de embarcação à vela.
- Navegar em 1 (um) barco à vela sabendo: virar em roda e por davante, içar os panos, rizar, dar velas, colher as velas, seguir uma direção e encostar, qualquer que seja a posição do vento, ancorar corretamente, navegar em bolina cochada e amarrar- se a uma boia.
- Velejar 1 (um) total de vinte horas em atividades escoteiras, apontando no diário de bordo da embarcação, realizando rodízio das funções embarcado. Saber montar, desmontar e faxinar a embarcação utilizada.
- Explicar as regras de segurança aplicáveis à navegação à vela para 1 (um) “veleiro amador” citando o RIPEAM e explicando-as por meio de desenhos.
- Mostrar como se dobra ou acondicionam as velas guardando-as corretamente após o uso.
- Explicar a maneira correta de arrumar o pessoal e a carga em uma embarcação de modo a compensá-la convenientemente.
- Demonstrar como atirar de uma embarcação 1 (um) cabo para reboque, como dar e receber reboque e compreender o uso de 1 (um) ferro (âncora) de mar, largar e calcular o comprimento da amarra a ser utilizada.
- Explicar corretamente as definições previstas nas regras atuais de regata da ISF (International Sailing Federation), bem como os sinais de regata e suas aplicações para atenção, preparação, largada, regra de condução de uma regata e regra de outros requisitos quando em regata.
Triatlo
Pré-requisitos: Saber nadar e saber andar de bicicleta.
- Apresentar uma pesquisa sobre a história do triatlo.
- Relatar as normas e distancias oficiais do triatlo.
- Montar e apresentar 1 (um) painel (texto, fotos, etc.) sobre as categorias oficiais do aquatlo, do duatlo e do.
- Realizar a sequência: nadar cinquenta metros, pedalar oitocentos metros e correr quatrocentos metros.
- Realizar a sequência: nadar cem metros, pedalar 2 (dois) quilômetros e correr seiscentos metros.
- Realizar a sequência: nadar duzentos e cinquenta, pedalar 5 (cinco) quilômetros e correr 1 (um) quilômetro.
ATENÇÃO: os itens 4, 5 e 6 só poderão ser realizados com autorização médica; utilização de todos os equipamentos de segurança necessários; supervisão de 1 (um) profissional de educação física com registro no CREF.
Tênis de Mesa
- Apresentar a diferença entre tênis de mesa e ping-pong.
- Apresentar os tipos de pegada na raquete.
- Apresentar o sistema de pontuação de 1 (um) jogo e pelo menos 3 (três) regras do esporte.
- Apresentar a história do tênis de mesa.
- Visitar 1 (um) centro de treinamento e fazer uma aula experimental e apresentação 1 (um) relatório sobre a visita.
- Fazer 1 (um) relatório sobre 1 (um) mesatenista brasileiro relevante.
- Demonstrar que conhece os fundamentos básicos do tênis de mesa.
- Dominar pelo menos 5 (cinco) terminologias usadas neste esporte.
- Ensinar uma pessoa durante 3 (três) dias os conhecimentos básicos (teóricos e práticos) sobre o tênis de mesa.
- Atuar como árbitro num jogo de tênis de mesa.
- Organizar 1 (um) campeonato de tênis de mesa no seu Grupo Escoteiro ou seção.
- Organizar ou participar de 1 (um) amistoso ou campeonato com pelo menos 4 (quatro) membros do seu Grupo Escoteiro junto com outra associação (escola, Grupo Escoteiro, igreja, clubes).
Tênis
Pré-requisitos:
Comprovar com 1 (um) atestado assinado por seu professor ou treinador:
Nível 1: Prática de no mínimo 6 (seis) meses.
Nível 2: Prática de no mínimo 2 (dois) anos.
Nível 3: Prática de no mínimo 3 (três) anos.
- Demonstrar conhecimento da história do tênis, a origem e evolução.
- Demonstrar como é feita a classificação da ATP e quais são os primeiros colocados na atualidade e a melhor colocação dos brasileiros do gênero masculino e feminino no ranking
- Relatar as regras do tênis.
- Explicar como funciona a pontuação dos jogos.
- Ter participado de pelo menos duas competições.
- Dominar as terminologias (palavras) usadas no esporte.
- Demonstrar que conhece os fundamentos básicos do tênis.
- Dominar as táticas do jogo de tênis, o código de conduta e o código de tempo.
- Organizar uma atividade para sua seção com o objetivo de ensinar 1 (um) pouco do esporte.
Técnicas Verticais
- Saber fazer os seguintes nós e suas aplicações: Nó de fita, 8 (oito) Duplo, Pescador Duplo, Prussik e nó UIAA.
- Exibir para a matilha/patrulha e explicar o uso dos principais equipamentos próprios para prática de descida e subida por cordas, com finalidade de lazer.
- Conhecer as características das cordas estáticas em sua durabilidade, resistência, funcionalidade e confecção.
- Demonstrar capacidade técnica para transpor 1 (um) nó de junção de cordas, estando no mínimo a 9 (nove) metros de altura.
- Montar ancoragem principal e reserva, e coordenar e orientar a descida em rapel dos jovens da matilha/patrulha com altura mínima de quinze metros, supervisionado pelo examinador ou adulto conhecedor das técnicas de segurança.
- Realizar rapel autoblocável com altura mínima de quinze metros, com emprego de aparelho de descida não automático, montando pelo menos 1 (um) desvio e 1 (um) fracionamento.
- Subir no mínimo quinze metros de altura por cordas, utilizando técnica apropriada e segura.
- Realizar uma apresentação para matilha/patrulha, sobre a gestão de riscos do uso de equipamentos e técnicas empregadas nas atividades em alturas com cordas.
- Demonstrar conhecimento de física aplicada ao sistema e aos pontos de ancoragem.
- Apresentar fotos de impactos ambientais, causados pela atividade de rapel praticado na natureza, expondo argumentos de boas práticas neste contexto.
- Executar manobra de retirada de vítima, pendurada em corda, estando a no mínimo 6 ((seis) metros do chão.
- Ter montado as ancoragens e descido de rapel em uma cachoeira.
Tecido Acrobático
Pré-requisitos: Estar frequentando aulas de tecido acrobático por 1 (um) período não inferior a 1 (um) ano, devidamente comprovado pela escola/academia.
- Apresentar a história do Tecido Acrobático enquanto modalidade circense.
- Apresentar 1 (um) trabalho sobre as diferentes modalidades do Circo Acrobático.
- Explicar o que o Trapézio e a Lira têm em comum com a modalidade de Tecido Acrobático.
- Executar 3 (três) truques no Tecido Acrobático no mínimo a 1,5 metros de altura, indicando o grau de dificuldade e quais os cuidados necessários para garantir a segurança.
- Apresentar fotos ou vídeos obtidos em duas apresentações públicas que já tenha participado.
- Assistir e comentar, durante ou depois, uma apresentação de Tecido Acrobático.