Segurança Aérea

Pré-Requisito: Possuir o nível 1 da especialidade de Sobrevivência

1. Acender uma fogueira sem o uso de fósforos, isqueiros ou utensílios que gerem fogo.
2. Construir e pernoitar em um abrigo natural ou de outro material.
3. Explicar pelo menos um meio de obter água potável e construir um meio de purificação da água em situações de sobrevivência.
4. Conceituar o acidente aéreo e explicar os motivos que provocam a queda de um avião, traçando um comparativo com outros meios de transporte.
5. Explicar as atribuições dos comissários de voo em caso de resgates, e o treinamento que recebem para estas tarefas.
6. Simulando ser um comissário de bordo em um voo comercial, dê as instruções de segurança aos passageiros (speech), explicando ao examinador o motivo de tais orientações.
7. Apresentar o esquadrão PARA SAR e a função SAR em geral, o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).
8. Realizar os cinco sinais terra-ar padronizados para sobreviventes de acidentes aéreos.
9. Usar um espelho sinalizador, com o cuidado de não direcionar o sinal para nenhuma aeronave durante a sinalização.

Vitrines

  1. Demonstrar o uso tridimensional do espaço de uma vitrine.
  2. Associar o período do ano ou a oportunidade de venda com a seleção do material a ser utilizado na decoração da vitrine.
  3. Listar as características de 1 (um) cartaz apropriado para exibição em uma vitrine.
  4. Organizar e montar 3 (três) vitrines diferentes, sendo uma de divulgação do Movimento Escoteiro.
  5. Pintar letreiros.
  6. Trabalhar durante vinte horas na organização de vitrines.
  7. Promover 1 (um) debate com profissionais da área com a finalidade de ilustrar as técnicas básicas utilizadas na montagem de uma vitrine.
  8. Observar pelo menos 10 (dez) vitrines, duas de cada tipo de estabelecimento, relatando suas observações sobre técnicas e procedimentos utilizados.
  9. Discorrer sobre o uso de cores e luzes nas vitrines.

Vigilância Epidemiológica

  1. Diferenciar endemia, epidemia e pandemia.
  2. Demonstrar as medidas de proteção individual para evitar o contágio de doenças infectocontagiosas diferenciando pelo menos 3 (três) tipos de contágio.
  3. Citar 3 (três) pandemias e suas consequências para a população atingida.
  4. Demonstrar medidas de contenção de doenças infectocontagiosas e sua importância.
  5. Fazer parte de uma Campanha de prevenção a doenças infectocontagiosas, podendo ser elas endemias, epidemias ou pandemias.
  6. Explicar sobre a utilização responsável de recursos farmacêuticos e alimentícios durante epidemias ou pandemias.
  7. Identificar e explicar os grupos de riscos em 3 (três) tipos diferentes de doenças infecciosas que foram ou são epidemias, endemias ou pandemias.
  8. Apresentar pesquisa sobre “Doenças de notificação compulsória” e qual o objetivo de tal prática.
  9. Citar os prejuízos causados por notícias de fontes não confiáveis durante períodos de epidemias e pandemias.

Versão: Julho/2020
Proponente(s): Luís Mateus Moreschi e Aline Ferreira Bueno
Avaliador(es): Monique Sales (Médica Pediatra)

Vídeo Maker

  1. Gravar, no celular ou câmera digital, e apresentar 1 (um) vídeo caseiro sobre escotismo.
  2. Explicar a função de 1 (um) produtor de vídeos e citar 1 (um) canal informativo sobre escotismo e 1 (um) sobre curiosidades em geral.
  3. Gravar e editar 1 (um) vídeo de alguma atividade, e depois apresentar em uma reunião semanal ou em 1 (um) evento comemorativo.
  4. Possuir 1 (um) canal em uma plataforma de streaming de vídeos, com pelo menos 5 (cinco) vídeos, sendo pelo menos 1 (um) destes de uma atividade escoteira distrital, regional ou nacional.
  5. Criar e divulgar 1 (um) vídeo informativo sobre como conquistar uma especialidade ou insígnia especial de interesse.
  6. Fazer uma transmissão ao vivo de alguma atividade com sua seção e postar em alguma rede social.
  7. Ter 1 (um) canal em uma plataforma de streaming de vídeos e postar pelo menos 2 (dois) vídeos semanalmente durante 1 (um) mês. Os vídeos devem ter pelo menos 5 (cinco) minutos de duração.
  8. Criar uma montagem animada de fotos com sua seção ou grupo escoteiro e apresentar em uma reunião semanal ou em 1 (um) evento comemorativo do Grupo Escoteiro.
  9. Pesquisar a história da criação e edição de vídeos e apresentar, citando quais foram seus momentos mais importantes.

Versão: Julho/2020
Proponente(s): Lorena Alvarado Farias
Avaliador(es): Bruno Lima (Publicitário)

Vendas

  1. Citar as principais características de 1 (um) vendedor.
  2. Observar e elaborar 1 (um) relatório sobre a atividade de 1 (um) vendedor durante 1 (um) dia de trabalho.
  3. Participar ativamente de uma campanha para arrecadação de fundos organizada pela matilha/patrulha ou seção e que se baseie na venda de algum produto ou serviço (cartões comemorativos, convites para 1 (um) almoço etc.).
  4. Utilizar 1 (um) talão de pedidos, preenchendo de forma correta.
  5. Definir os termos: cotação, proposta, prazo de entrega e condições de pagamento.
  6. Explicar o que é uma equipe de vendas.
  7. Operar uma calculadora com agilidade e precisão.
  8. Criar 1 (um) produto imaginário e elaborar a estratégia de marketing a ser utilizada em sua comercialização.
  9. Explicar a legislação tributária que se aplica, em seu Estado, aos diferentes tipos de produtos.
  10. Preencher uma nota fiscal de venda.
  11. Demonstrar conhecimento dos direitos trabalhistas do vendedor.
  12. Demonstrar noções básicas sobre o cálculo de juros.

 

Transporte Ferroviário

  1. Demonstrar conhecimento sobre a história do transporte ferroviário no Brasil e no mundo e apresentar registros históricos por meio de imagens (fotos e/ou vídeos) sobre a evolução tecnológica do transporte ferroviário até os tempos atuais.
  2. Realizar uma exposição para sua seção ou Grupo Escoteiro de fotos e/ou vídeos dos equipamentos utilizados no transporte ferroviário nacional e/ou internacional atuais. A exposição deve conter imagens de estações ferroviárias, pátios de manobras, ferrovias, tipos de passagens utilizadas, tipos de máquinas, profissionais do ramo, etc.
  3. Apresentar uma pesquisa contendo informações sobre as principais vias férreas no Brasil e seus acessos em níveis intermunicipais e interestaduais (considerar sua região como referência), e internacionais.
  4. Demonstrar conhecimento sobre as normas de segurança que devem ser seguidas pelos usuários do transporte ferroviário nas estações, dentro das composições e nas travessias de ferrovias, e realizar uma campanha para conscientização sobre o tema.
  5. Ter visitado uma estação ferroviária e apresentar 1 (um) relatório com imagens (fotos e/ou vídeos) contendo informações sobre sua estrutura, seu funcionamento, as regiões atendidas, os tipos de serviços prestados, os equipamentos utilizados, etc.
  6. Apresentar uma filmagem ou álbum fotográfico (impresso ou digital) contendo 1 (um) registro de uma viagem realizada por você através do transporte ferroviário, com explicações sobre o trajeto.

Trabalho Voluntário

  1. Trabalhar como voluntário em 1 (um) desastre natural de seu Município, Estado ou País, em órgãos tais como a Cruz Vermelha ou Defesa Civil.
  2. Trabalhar como voluntário em 1 (um) órgão municipal, por pelo menos 5 (cinco) períodos totalizando 20 horas, em asilos, casas de recuperação, creches, hospitais ou abrigos.
  3. Trabalhar como voluntário em uma campanha relacionada a saúde (saúde bucal, combate à dengue, vacinação, entre outras) de seu município.
  4. Demonstrar como proceder e socorrer pessoas feridas em situações cotidianas (por exemplo, em acidentes de trânsito) sabendo adotar noções básicas de primeiros socorros nos casos de cortes, e pequenas ou graves lesões.
  5. Trabalhar como voluntário, levando seu grupo, seção ou matilha/patrulha, aplicando atividades escoteiras voltadas para a inclusão social de 1 (um) grupo de pessoas com algum tipo de deficiência (física e /ou intelectual).
  6. Visitar uma creche, asilo ou abrigo e verificar seu funcionamento, apresentando relatório sobre a experiência.

Topografia

  1. Descrever os modernos métodos de levantamento topográfico.
  2. Estar familiarizado com os termos mais habitualmente empregados nos levantamentos topográficos.
  3. Utilizar forma adequada os instrumentos básicos de topografia.
  4. Descrever como é a construção de 1 (um) teodolito e demonstrar seu uso.
  5. Fabricar 1 (um) aparelho sensível que funcione com o princípio de 1 (um) teodolito.
  6. Levantar o croqui de uma superfície de 2 (dois) hectares, utilizando a escala indicada pelo examinador.
  7. Marcar em 1 (um) campo 1 (um) polígono com 2 (dois) quilômetros de perímetro assinalado em 1 (um) mapa.
  8. Ensinar à matilha/patrulha ou seção os princípios básicos da topografia.
  9. Explicar a diferença entre topografia e topometria.
  10. Levantar o plano de 1 (um) caminho de 1 (um) quilômetro de extensão.
  11. Identificar o campo de ação da topografia, sacando os benefícios e vantagens decorrentes de sua aplicação.
  12. Efetuar o levantamento topográfico de uma área de acampamento, utilizando procedimentos escoteiros.

Socorrismo

Pré-requisitos: Ter especialidade de Primeiros Socorros Nível 2.

 

  1. Demonstrar como acionar organismos de emergência e chamar por ajuda.
  2. Demonstrar que preserva a própria segurança em diferentes circunstâncias emergenciais.
  3. Demonstrar a sequência de avaliação e atendimento em casos de emergência do trauma.
  4. Demonstrar como avaliar as vias aéreas e como prevenir e lidar com obstruções.
  5. Demonstrar as técnicas para se evitar lesões de medula espinhal (imobilização cervical e uso de prancha).
  6. Demonstrar como identificar parada cardiorrespiratória e como realizar reanimação cardiopulmonar seguindo o protocolo para leigo atualizado.
  7. Reconhecer e demonstrar como lidar com o estado de choque.
  8. Demonstrar como avaliar o Nível de consciência e sinais de traumatismo craniano.
  9. Demonstrar como controlar e coordenar curiosos.
  10. Conhecer protocolo de catástrofes (múltiplas vítimas), sabendo estabelecer as prioridades de atendimento.
  11. Demonstrar como agir em casos de afogamento e choque elétrico.
  12. Identificar e demonstrar como agir em casos de pneumotórax e hipotermia.

 

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