Segurança Aérea
Pré-Requisito: Possuir o nível 1 da especialidade de Sobrevivência
1. Acender uma fogueira sem o uso de fósforos, isqueiros ou utensílios que gerem fogo.
2. Construir e pernoitar em um abrigo natural ou de outro material.
3. Explicar pelo menos um meio de obter água potável e construir um meio de purificação da água em situações de sobrevivência.
4. Conceituar o acidente aéreo e explicar os motivos que provocam a queda de um avião, traçando um comparativo com outros meios de transporte.
5. Explicar as atribuições dos comissários de voo em caso de resgates, e o treinamento que recebem para estas tarefas.
6. Simulando ser um comissário de bordo em um voo comercial, dê as instruções de segurança aos passageiros (speech), explicando ao examinador o motivo de tais orientações.
7. Apresentar o esquadrão PARA SAR e a função SAR em geral, o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).
8. Realizar os cinco sinais terra-ar padronizados para sobreviventes de acidentes aéreos.
9. Usar um espelho sinalizador, com o cuidado de não direcionar o sinal para nenhuma aeronave durante a sinalização.
Observação Aérea
- Explicar como é feita a classificação das aeronaves civis e militares, citando 1 (um) mínimo de 5 (cinco) exemplos de cata categoria.
- Reconhecer pelo menos 7 (sete) entre 10 (dez) símbolos de companhias aéreas da aviação comercial mundial.
- Reconhecer pelo menos 7 (sete) entre 10 (dez) símbolos de esquadrões da aviação militar brasileira.
- Reconhecer pelo menos 70% por cento das aeronaves em 1 (um) conjunto de, no mínimo, 10 (dez) silhuetas ou imagens apresentadas pelo examinador.
- Organizar 1 (um) registro de pelo menos 5 (cinco) aeronaves diferentes observadas em voo, em 1 (um) período mínimo de quinze dias, contendo o dia e a hora da observação, localidade sobrevoada e o rumo aproximado. Sendo possível, procure identificar também o modelo, empresa aérea e o prefixo ou designação militar correspondente a cada aeronave observada.
- Conhecer o significado da sigla AMFCO e classificar, por esse método 1 (um) mínimo de 5 (cinco) aeronaves apresentadas pelo examinador.
- Apresentar 1 (um) resumo de 3 (três) aeronaves fabricadas no Brasil, destinada ao uso comercial privado ou militar.
- Apresentar, de maneira ilustrada, a história e as características de uma aeronave, ainda em operação, fabricada a partir de 1970, de sua livre escolha.
- Visitar 1 (um) aeroporto, ou 1 (um) aeroclube ou uma unidade aérea das Forças Armadas, polícia civil ou militar, corpo de bombeiros, registrando as principais aeronaves que operam regularmente naquele local.
- Apresentar 1 (um) levantamento dos principais modelos de aviões utilizados para voos comerciais domésticos no Brasil, apontando pelo menos 3 (três) diferenças observáveis em pelo menos 5 (cinco) deles.
- Catalogar pelo menos 5 (cinco) dentre os principais modelos de helicópteros em uso pelas Forças Armadas; Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária; Corpo de Bombeiros no Brasil, destacando os modelos que são operados por mais de 1 (um) deles.
- Identificar pelo nome e demonstrar pelo menos 3 (três) manobras acrobáticas realizadas por aviões isolados ou em voo de formação.
Navegação Aérea
- Explicar por que os aviões decolam e pousam sempre contra o vento.
- Explicar o significado dos números nas pistas de pouso e decolagem.
- Diferencie as seguintes navegações: Navegação visual ou de contato; Navegação estimada; Navegação radiogoniométrica; Navegação eletrônica; Navegação astronômica ou celestial; Navegação por satélite.
- Saber desenhar a rosa dos ventos completa e montar uma bússola com materiais básicos.
- Explicar o significado de latitude e longitude.
- Explicar o significado do horário ZULU e o ajuste que deve ser feito no relógio para sua localidade.
- Apresentar, de forma ilustrada, as diferentes luzes utilizadas na pista de pouso/decolagem.
- Conhecer as diferenças entre VFR e IFR.
- Explicar o que é e como é calculada a autonomia de uma aeronave.
- Explicar o significado da sigla CINDACTA, explicando sua relação com a navegação aérea.
- Explicar como é organizado o espaço aéreo brasileiro.
- Explicar como preencher 1 (um) plano de voo.
Mecânica Aérea
- Explicar o princípio de sustentação da asa, segundo o princípio de Bernoulli.
- Explicar o funcionamento dos 2 (dois) principais tipos de motores aeronáuticos (pistão e reação).
- Conhecer a nomenclatura das partes principais de uma aeronave de pequeno porte.
- Localizar as luzes de uma aeronave e suas aplicações.
- Citar as classificações dos trens de pouso, explicar as vantagens e desvantagens, além de descrever os 3 (três) tipos de trem de pouso existentes.
- Citar pelo menos 5 (cinco) instrumentos de voo e explicar detalhadamente suas funções.
- Descrever os 2 (dois) tipos básicos de fuselagem (treliça e monocoque).
- Explicar o princípio de funcionamento de 1 (um) helicóptero.
- Associar os 3 (três) eixos do avião com os comandos dentro da cabina.
Fiscalização de Pátio de Aeródromo
- Demonstrar 5 (cinco) sinais de balizamento de pátio.
- Apresentar as atribuições do Fiscal de Pátio.
- Resumir as principais atividades realizadas em 1 (um) pátio de aeródromo.
- Citar pelo menos 5 (cinco) equipamentos utilizados na área de estacionamento de aeronaves.
- Apresentar as principais partes de uma aeronave.
- Explicar o que é atividade ilícita em aeródromo.
- Mostrar a área de sucção dos motores em uma aeronave ou em 1 (um) modelo.
- Demonstrar que sabe utilizar o alfabeto fonético internacional.
- Fazer 1 (um) desenho ou uma maquete apresentando as principais partes de 1 (um) aeroporto.
Paraquedismo
- Elaborar e apresentar 1 (um) trabalho escrito sobre paraquedismo, citando sua origem e evolução histórica e descrevendo suas modalidades.
- Identificar, na sua região, o Clube de Paraquedismo mais próximo e descrever como proceder para a realização do salto de paraquedas.
- Demonstrar conhecimento sobre equipamentos e acessórios utilizados na prática do paraquedismo.
- Descrever e demonstrar as partes que compõem 1 (um) velame, container e suas funções.
- Explicar o procedimento de embarque e desembarque em 1 (um) avião e helicóptero.
- Conhecer o código esportivo da CBPq, enfatizando as normas de segurança e as categorias praticadas no paraquedismo.
- Assistir uma palestra sobre os procedimentos de emergências, anormalidades, panes de alta e baixa velocidade com o velame.
- Ser habilitado em curso e/ou instrução de paraquedismo, ministrado por entidade (escola/clube) afiliada à Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), para realização de saltos de paraquedas.
- Realizar salto de paraquedas, levando em conta as normas da Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq). Para realizar este item a idade mínima necessária é de 16 anos.
Plastimodelismo
Pré-requisitos: Montar 1 (um) plastimodelo de sua escolha (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).
- Montar 1 (um) outro plastimodelo de sua escolha. (avião, barco, carro, motocicleta, veículo militar, figura ou ficção).
- Fazer uma exposição de modelos que tenha construído ou montado.
- Identificar fornecedores de modelos para montar, apontando os custos e dificuldades de montagem de 5 (cinco) diferentes modelos de sua livre escolha.
- Instruir outros jovens sobre as regras e técnicas a observar na montagem de modelos.
- Explicar técnicas de manutenção e conservação dos modelos montados.
- Explicar quando devem ser utilizadas 3 (três) tipos de colas usadas no plastimodelismo.
História Aeroespacial
- Apresentar a história do desenvolvimento do avião, desde a antiguidade até o desenvolvimento do Demoiselle por Alberto Santos Dumont, destacando os protagonistas de cada inovação.
- Apresentar as contribuições de Alberto Santos Dumont na aeronáutica, destacando os estudos com balões, a conquista da dirigibilidade, o desenvolvimento do 14 Bis, o uso do balão número 14 para testes do avião 14 Bis e seu esforço para a popularização das máquinas voadoras.
- Visitar 1 (um) aeródromo e buscar informações sobre sua criação e sua história. Fazer a pesquisa através de placas no local, fotografias antigas e entrevistando pessoas envolvidas com o aeródromo.
- Contar a história de uma das mulheres pioneiras da aviação no Brasil.
- Construir 1 (um) modelo de plástico ou papel (plastimodelismo ou papelmodelismo) ou fazer uma figura razoavelmente precisa de uma aeronave construída no Brasil, e apresentar junto com 1 (um) resumo que destaque as principais informações desta aeronave.
- Assistir a 1 (um) filme que apresente parte da história aeroespacial, e conversar sobre os aspectos históricos envolvidos.
- Realização uma exposição da sua coleção de objetos aeronáuticos (podem ser modelos, propagandas de aeronaves ou de companhias aéreas, revistas, objetos diversos).
- Representar em forma de esquete, teatro de sombras, de fantoches ou assemelhado, 1 (um) episódio pitoresco de história aeroespacial.
- Entrevistar ao menos 4 (quatro) pessoas envolvidas com atividades aeronáuticas ou espaciais, e montar 1 (um) pequeno documentário (escrito, falado ou em vídeo) destacando a trajetória pessoal, casos pitorescos e a motivação destas pessoas em suas atividades.
Técnica Aeronáutica
- Visitar uma Sala AIS e enunciar duas atividades desenvolvidas por ela.
- Enumerar duas das principais diferenças de infraestrutura entre aeródromo, aeroporto e heliporto.
- Demonstrar como se verifica o Nível de óleo do motor e como se drena o combustível das asas e da linha de alimentação de uma aeronave de pequeno porte.
- Identificar as principais áreas de risco para a circulação de pessoas próximo a aeronaves à reação com hélice e em helicópteros, bem como os cuidados necessários para prevenir acidentes no solo.
- Saber como se efetua uma inspeção pré-voo, a partir da Lista de Verificação (checklist) da aeronave.
- Demonstrar como acionar e cortar o motor de uma aeronave de pequeno porte.
- Saber demonstrar a conduta a ser adotada e as regras de segurança a serem observadas durante uma atividade desenvolvida no pátio de 1 (um) aeroporto.
- Conhecer e demonstrar as regras de segurança a serem adotadas quando em uma aeronave.
- Saber e demonstrar como auxiliar 1 (um) piloto nas tarefas de amarrar uma aeronave ao solo, calçar suas rodas, verificar se a parte elétrica está desligada e se as superfícies móveis foram travadas.
- Descrever e demonstrar os procedimentos adequados para rebocar ou empurrar uma aeronave no pátio ou hangar.
- Construir uma maquete e utilizá-la para explicar as diferenças entre pátio de estacionamento, pista de taxo, interseção e pista de pouso e decolagem, associando-as às diferentes situações de uma aeronave.
- Apresentar em desenhos ou figuras as diferentes formas de identificação de 1 (um) heliporto, explicando seu significado.