Segurança Aérea
Pré-Requisito: Possuir o nível 1 da especialidade de Sobrevivência
1. Acender uma fogueira sem o uso de fósforos, isqueiros ou utensílios que gerem fogo.
2. Construir e pernoitar em um abrigo natural ou de outro material.
3. Explicar pelo menos um meio de obter água potável e construir um meio de purificação da água em situações de sobrevivência.
4. Conceituar o acidente aéreo e explicar os motivos que provocam a queda de um avião, traçando um comparativo com outros meios de transporte.
5. Explicar as atribuições dos comissários de voo em caso de resgates, e o treinamento que recebem para estas tarefas.
6. Simulando ser um comissário de bordo em um voo comercial, dê as instruções de segurança aos passageiros (speech), explicando ao examinador o motivo de tais orientações.
7. Apresentar o esquadrão PARA SAR e a função SAR em geral, o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).
8. Realizar os cinco sinais terra-ar padronizados para sobreviventes de acidentes aéreos.
9. Usar um espelho sinalizador, com o cuidado de não direcionar o sinal para nenhuma aeronave durante a sinalização.
Vitrines
- Demonstrar o uso tridimensional do espaço de uma vitrine.
- Associar o período do ano ou a oportunidade de venda com a seleção do material a ser utilizado na decoração da vitrine.
- Listar as características de 1 (um) cartaz apropriado para exibição em uma vitrine.
- Organizar e montar 3 (três) vitrines diferentes, sendo uma de divulgação do Movimento Escoteiro.
- Pintar letreiros.
- Trabalhar durante vinte horas na organização de vitrines.
- Promover 1 (um) debate com profissionais da área com a finalidade de ilustrar as técnicas básicas utilizadas na montagem de uma vitrine.
- Observar pelo menos 10 (dez) vitrines, duas de cada tipo de estabelecimento, relatando suas observações sobre técnicas e procedimentos utilizados.
- Discorrer sobre o uso de cores e luzes nas vitrines.
Vigilância Epidemiológica
- Diferenciar endemia, epidemia e pandemia.
- Demonstrar as medidas de proteção individual para evitar o contágio de doenças infectocontagiosas diferenciando pelo menos 3 (três) tipos de contágio.
- Citar 3 (três) pandemias e suas consequências para a população atingida.
- Demonstrar medidas de contenção de doenças infectocontagiosas e sua importância.
- Fazer parte de uma Campanha de prevenção a doenças infectocontagiosas, podendo ser elas endemias, epidemias ou pandemias.
- Explicar sobre a utilização responsável de recursos farmacêuticos e alimentícios durante epidemias ou pandemias.
- Identificar e explicar os grupos de riscos em 3 (três) tipos diferentes de doenças infecciosas que foram ou são epidemias, endemias ou pandemias.
- Apresentar pesquisa sobre “Doenças de notificação compulsória” e qual o objetivo de tal prática.
- Citar os prejuízos causados por notícias de fontes não confiáveis durante períodos de epidemias e pandemias.
Versão: Julho/2020
Proponente(s): Luís Mateus Moreschi e Aline Ferreira Bueno
Avaliador(es): Monique Sales (Médica Pediatra)
Vídeo Maker
- Gravar, no celular ou câmera digital, e apresentar 1 (um) vídeo caseiro sobre escotismo.
- Explicar a função de 1 (um) produtor de vídeos e citar 1 (um) canal informativo sobre escotismo e 1 (um) sobre curiosidades em geral.
- Gravar e editar 1 (um) vídeo de alguma atividade, e depois apresentar em uma reunião semanal ou em 1 (um) evento comemorativo.
- Possuir 1 (um) canal em uma plataforma de streaming de vídeos, com pelo menos 5 (cinco) vídeos, sendo pelo menos 1 (um) destes de uma atividade escoteira distrital, regional ou nacional.
- Criar e divulgar 1 (um) vídeo informativo sobre como conquistar uma especialidade ou insígnia especial de interesse.
- Fazer uma transmissão ao vivo de alguma atividade com sua seção e postar em alguma rede social.
- Ter 1 (um) canal em uma plataforma de streaming de vídeos e postar pelo menos 2 (dois) vídeos semanalmente durante 1 (um) mês. Os vídeos devem ter pelo menos 5 (cinco) minutos de duração.
- Criar uma montagem animada de fotos com sua seção ou grupo escoteiro e apresentar em uma reunião semanal ou em 1 (um) evento comemorativo do Grupo Escoteiro.
- Pesquisar a história da criação e edição de vídeos e apresentar, citando quais foram seus momentos mais importantes.
Versão: Julho/2020
Proponente(s): Lorena Alvarado Farias
Avaliador(es): Bruno Lima (Publicitário)
Vendas
- Citar as principais características de 1 (um) vendedor.
- Observar e elaborar 1 (um) relatório sobre a atividade de 1 (um) vendedor durante 1 (um) dia de trabalho.
- Participar ativamente de uma campanha para arrecadação de fundos organizada pela matilha/patrulha ou seção e que se baseie na venda de algum produto ou serviço (cartões comemorativos, convites para 1 (um) almoço etc.).
- Utilizar 1 (um) talão de pedidos, preenchendo de forma correta.
- Definir os termos: cotação, proposta, prazo de entrega e condições de pagamento.
- Explicar o que é uma equipe de vendas.
- Operar uma calculadora com agilidade e precisão.
- Criar 1 (um) produto imaginário e elaborar a estratégia de marketing a ser utilizada em sua comercialização.
- Explicar a legislação tributária que se aplica, em seu Estado, aos diferentes tipos de produtos.
- Preencher uma nota fiscal de venda.
- Demonstrar conhecimento dos direitos trabalhistas do vendedor.
- Demonstrar noções básicas sobre o cálculo de juros.
Transporte Ferroviário
- Demonstrar conhecimento sobre a história do transporte ferroviário no Brasil e no mundo e apresentar registros históricos por meio de imagens (fotos e/ou vídeos) sobre a evolução tecnológica do transporte ferroviário até os tempos atuais.
- Realizar uma exposição para sua seção ou Grupo Escoteiro de fotos e/ou vídeos dos equipamentos utilizados no transporte ferroviário nacional e/ou internacional atuais. A exposição deve conter imagens de estações ferroviárias, pátios de manobras, ferrovias, tipos de passagens utilizadas, tipos de máquinas, profissionais do ramo, etc.
- Apresentar uma pesquisa contendo informações sobre as principais vias férreas no Brasil e seus acessos em níveis intermunicipais e interestaduais (considerar sua região como referência), e internacionais.
- Demonstrar conhecimento sobre as normas de segurança que devem ser seguidas pelos usuários do transporte ferroviário nas estações, dentro das composições e nas travessias de ferrovias, e realizar uma campanha para conscientização sobre o tema.
- Ter visitado uma estação ferroviária e apresentar 1 (um) relatório com imagens (fotos e/ou vídeos) contendo informações sobre sua estrutura, seu funcionamento, as regiões atendidas, os tipos de serviços prestados, os equipamentos utilizados, etc.
- Apresentar uma filmagem ou álbum fotográfico (impresso ou digital) contendo 1 (um) registro de uma viagem realizada por você através do transporte ferroviário, com explicações sobre o trajeto.
Trabalho Voluntário
- Trabalhar como voluntário em 1 (um) desastre natural de seu Município, Estado ou País, em órgãos tais como a Cruz Vermelha ou Defesa Civil.
- Trabalhar como voluntário em 1 (um) órgão municipal, por pelo menos 5 (cinco) períodos totalizando 20 horas, em asilos, casas de recuperação, creches, hospitais ou abrigos.
- Trabalhar como voluntário em uma campanha relacionada a saúde (saúde bucal, combate à dengue, vacinação, entre outras) de seu município.
- Demonstrar como proceder e socorrer pessoas feridas em situações cotidianas (por exemplo, em acidentes de trânsito) sabendo adotar noções básicas de primeiros socorros nos casos de cortes, e pequenas ou graves lesões.
- Trabalhar como voluntário, levando seu grupo, seção ou matilha/patrulha, aplicando atividades escoteiras voltadas para a inclusão social de 1 (um) grupo de pessoas com algum tipo de deficiência (física e /ou intelectual).
- Visitar uma creche, asilo ou abrigo e verificar seu funcionamento, apresentando relatório sobre a experiência.
Topografia
- Descrever os modernos métodos de levantamento topográfico.
- Estar familiarizado com os termos mais habitualmente empregados nos levantamentos topográficos.
- Utilizar forma adequada os instrumentos básicos de topografia.
- Descrever como é a construção de 1 (um) teodolito e demonstrar seu uso.
- Fabricar 1 (um) aparelho sensível que funcione com o princípio de 1 (um) teodolito.
- Levantar o croqui de uma superfície de 2 (dois) hectares, utilizando a escala indicada pelo examinador.
- Marcar em 1 (um) campo 1 (um) polígono com 2 (dois) quilômetros de perímetro assinalado em 1 (um) mapa.
- Ensinar à matilha/patrulha ou seção os princípios básicos da topografia.
- Explicar a diferença entre topografia e topometria.
- Levantar o plano de 1 (um) caminho de 1 (um) quilômetro de extensão.
- Identificar o campo de ação da topografia, sacando os benefícios e vantagens decorrentes de sua aplicação.
- Efetuar o levantamento topográfico de uma área de acampamento, utilizando procedimentos escoteiros.
Socorrismo
Pré-requisitos: Ter especialidade de Primeiros Socorros Nível 2.
- Demonstrar como acionar organismos de emergência e chamar por ajuda.
- Demonstrar que preserva a própria segurança em diferentes circunstâncias emergenciais.
- Demonstrar a sequência de avaliação e atendimento em casos de emergência do trauma.
- Demonstrar como avaliar as vias aéreas e como prevenir e lidar com obstruções.
- Demonstrar as técnicas para se evitar lesões de medula espinhal (imobilização cervical e uso de prancha).
- Demonstrar como identificar parada cardiorrespiratória e como realizar reanimação cardiopulmonar seguindo o protocolo para leigo atualizado.
- Reconhecer e demonstrar como lidar com o estado de choque.
- Demonstrar como avaliar o Nível de consciência e sinais de traumatismo craniano.
- Demonstrar como controlar e coordenar curiosos.
- Conhecer protocolo de catástrofes (múltiplas vítimas), sabendo estabelecer as prioridades de atendimento.
- Demonstrar como agir em casos de afogamento e choque elétrico.
- Identificar e demonstrar como agir em casos de pneumotórax e hipotermia.