Grandes eventos foram destaque no mês de outubro em todo Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Grandes eventos foram destaque no mês de outubro em todo Brasil

10 novembro 2022

Jota-Joti, Highland Games, Caçada Nacional e OlimPio. Estes foram só alguns dos destaques do mês de outubro nos Escoteiros do Brasil, além das aberturas de novas Unidades Escoteiras Locais e outras iniciativas da instituição. A Coluna de Crescimento traz à toda a instituição um giro de notícias sobre as atividades escoteiras Brasil afora, destacando as principais iniciativas de expansão e crescimento dos Escoteiros do Brasil, confira: 

Eventos nacionais e regionais de destaque

O mês de outubro já é comumente aguardado entre escoteiros de todo o país por ser o mês de realização do maior evento escoteiro do mundo, o Jamboree on the Internet e o Jamboree in the Air (Jota-Joti). Neste ano, somamos ao todo 30.314 participantes, dentre lobinhos, escoteiros, sêniores, guias e pioneiros de mais de 750 Unidades Escoteiras Locais. Tivemos ainda a participação de países lusófonos como Angola, Moçambique e outros. 

Realizamos ainda no início de outubro a Caçada Nacional do ramo lobinho, um momento de reencontro e integração entre os integrantes do ramo. Ao todo foram 4.816 lobinhos e lobinhas de 165 Unidades Escoteiras Locais participando juntos deste momento. Além disso, os eventos regionais também foram destaque durante outubro.

No Paraná, o Highlander’s Games II, atividade regional do Ramo Sênior, reuniu cerca de 800 participantes na região metropolitana de Curitiba. Já no Rio Grande do Sul, o 28º Olimpio celebrou o retorno dos eventos presenciais com a realização de diversas atividades esportivas e de competição saudável entre os jovens do Ramo Pioneiro. 

Parcerias e aberturas de novas UELs 

Entendemos que o relacionamento com outras instituições é de suma importância para garantir maior visibilidade ao Escotismo e suporte em ações de crescimento e expansão, por isso a BASE (GO), um dos centros escoteiros de Excelência na Natureza, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SCENES) recebeu no último dia 15 de outubro a Uniodonto Goiânia para a atividade “Escoteiros por um dia”. 

 Em edição inédita, a atividade foi aplicada não só para os filhos (25 jovens) dos colaboradores, mas também para os próprios colaboradores (45 adultos). Ao todo, incluindo instrutores e participantes, foram aproximadamente 100 pessoas participando do momento. A ação faz parte dos esforços em prol do Dia de Cooperar Ambiental 2022.

Na Região Sul, no município de Campo do Tenente – Paraná, foi realizada a Cerimônia de Constituição e Primeiras Promessas do Grupo Escoteiro Padre Stanislaw 275/PR. Ainda no Paraná, a cidade de General Carneiro recebeu o Grupo Escoteiro Leões do Vale 276/PR neste mês. 

No Centro-Oeste, na cidade de Morrinhos – Goiás, o Grupo Escoteiro Cidade dos Pomares 51/GO  iniciou as atividades no Parque do Lago das Araras, com cerca de 32 participantes. Desejamos as boas vindas e uma próspera jornada no Escotismo aos novos grupos.

Já no Norte, ex-integrantes do Grupo Escoteiro Canãa 02/RO, se reuniram para criação de uma comissão de reabertura da unidade. O grupo existe desde 1984 e com o falecimento por Covid do diretor presidente, o grupo encerrou as atividades em 2021. 

Lobinha é campeã mundial de Karatê

A Lobinha Lorena Firmina Saboia do Grupo Escoteiro Uniselva 02/MT, que já é campeã matogrossense e brasileira de Karatê, acaba de conquistar o título mundial do esporte aos 7 anos de idade. O campeonato 2022 foi realizado no final de semana dos dias 21 e 22 de outubro em Natal – Rio Grande do Norte e consagrou Lorena como campeã mundial da categoria. 

Skip to content