Saiba quais foram os destaques no 28º Congresso Escoteiro Nacional, em São Paulo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Saiba quais foram os destaques no 28º Congresso Escoteiro Nacional, em São Paulo

8 maio 2023

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, ocorreu na cidade de São Paulo, o 28º Congresso Nacional Escoteiro. Além de encontros, oficinas e reuniões importantes, o evento também contou com palestras e a Assembléia Nacional Escoteira que deliberou, dentre outros assuntos, sobre os novos conselheiros do Conselho de Administração Nacional (CAN).

O Congresso Nacional Escoteiro é um momento de encontro e intercâmbio das lideranças escoteiras do nosso país, em que os participantes têm a oportunidade de compartilhar ideias e experiências e discutir questões educativas e estratégicas da instituição, dentro de um ambiente de fraterna convivência, visando contribuir com as melhores práticas para os Escoteiros do Brasil.

Repleto de iniciativas para o aperfeiçoamento dos escotistas e dirigentes, o primeiro dia do evento foi marcado pela realização de oficinas sobre diversas temáticas como Comunicação Estratégica, Educação para Inclusão, Relacionamento com a Comunidade, Escotismo Internacional e também a Atualização do Programa Educativo – GPS, que trouxe aos participantes um panorama do processo de atualização. Ainda no primeiro dia, foi realizada a Sessão Solene de abertura do Congresso com a entrega de inúmeras condecorações e a participação especial da ONG Músicos do Futuro. 

O segundo dia do evento começou com a palestra magna do canoísta e triatleta Adelson Carneiro Rodrigues, que realizou recentemente uma expedição de kayak por toda a costa brasileira, totalizando mais de 8 mil quilômetros remando em cerca de três anos de jornada. Adelson é escoteiro há mais de 13 anos no Grupo Escoteiro Jaguaretê 98/SP e foi o primeiro a receber a medalha Escotismo – Educação para a Vida, por seus serviços de destaque na sociedade. 

Durante este dia também ocorreu a 29ª Reunião Ordinária da Assembléia Nacional Escoteira que deliberou sobre as contas e o relatório anual de 2022 da Diretoria Executiva Nacional, além de eleger os novos membros do Conselho de Administração Nacional (CAN), da Comissão Fiscal e da Comissão de Ética e Disciplina Nacional (CEDN). Os novos eleitos podem ser conferidos no site dos Escoteiros do Brasil, clicando aqui.

O terceiro e último dia do evento foi marcado pela presença da nova embaixadora dos Escoteiros do Brasil, a atriz e embaixadora da paz, Maria Paula Fidalgo que palestrou sobre a importância da construção de uma cultura de paz para gerar entornos seguros e acolhedores para crianças, adolescentes e jovens. Para garantir este ambiente, o Congresso Nacional Escoteiro tinha à disposição dos participantes o espaço Listening Ear, para ouvir e acolher jovens e adultos em seus tópicos concernentes à saúde mental.

Além disso, realizamos no final do evento o lançamento do 9º Jamboree Escoteiro Nacional – o Jamboree do Centenário que será realizado em Barretos – SP, durante os dias 13 e 19 de julho de 2024. Para dar a largada no evento, os participantes foram convidados a se engajar em uma brincadeira descontraída e também receberam um convite oficial do presidente dos Escoteiros do Brasil, Ivan Nascimento, e participaram de um sorteio de duas vagas no Jamboree. 

Skip to content