GPS - Atualização do Programa Educativo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

GPS – Atualização do Programa Educativo

O GPS é um procedimento sistemático, baseado nos elementos fundamentais do Escotismo, que visa desenvolver um Programa Educativo atualizado, relevante e significativo. 

A sigla se refere ao acrônimo do inglês The Guide to Youth Programme in Scouting. Apresenta uma feliz coincidência ao conceito de GPS – Global Positioning System ou Sistema Global de Posicionamento, aqueles aparelhos que usamos para traçar rotas e chegar ao destino com segurança e pelo melhor caminho.

O GPS nos Escoteiros do Brasil é, da mesma maneira, um esforço coletivo em trabalhar constantemente pela atualização do Programa Educativo, para que seja relevante para os jovens do nosso país e que traga sentido ao destino que ele alcançará em sua vida. 

Esta metodologia, proposta pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, considera essencialmente as características, necessidades e aspirações dos jovens da atualidade, as melhores práticas para atuação dos nossos adultos voluntários, bem como os processos históricos e sociais particulares dos diversos contextos do nosso país. São aspectos fundamentais para que tudo esteja em sintonia e para que a missão do Movimento Escoteiro possa ser alcançada. 

Documentos de referência

Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil

Acessar
Política Nacional de Programa Educativo

Acessar
Resultado Pesquisa Escotistas

Análise de resultados da pesquisa sobre Faixas Etárias e Ramos

Download
Fórum Nacional Ramo Escoteiro

Documento de recomendações

Download
Fórum Nacional Ramo Sênior

Documento de recomendações

Acessar
Fórum Nacional Ramo Pioneiro

Documento de recomendações

Acessar
Formulário para Dúvidas ou Sugestões

Acessar

Procure um Grupo Escoteiro

Skip to content