Escoteiros do Brasil lançam Planejamento Estratégico 2022 - 2025 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil lançam Planejamento Estratégico 2022 – 2025

7 outubro 2022

Os Escoteiros do Brasil publicam hoje o novo Planejamento Estratégico 2022-2025 da instituição. O documento, que estava em construção desde agosto de 2021, foi aprovado pelo Conselho de Administração Nacional exatamente um ano depois, em agosto de 2022. O Planejamento Estratégico é um importante documento, pois é a partir dele que torna-se possível o diagnóstico institucional do período anterior e a construção da orientação estratégica para o novo ciclo. 

Esse documento é o resultado de um intenso trabalho desenvolvido por uma equipe diversa e dedicada, composta por voluntários dos níveis nacional – Conselho de Administração Nacional (CAN), Diretoria Executiva Nacional (DEN) e Rede Nacional de Jovens Líderes (RNJL) – e regional (indicados pelas Diretorias Regionais), além dos gerentes e líderes profissionais do Escritório Nacional (EN) e, também, convidados.

Seu processo de elaboração teve início em agosto de 2021 com a instituição do Grupo de Trabalho de Elaboração do Planejamento Estratégico (GTEPE), por meio da Resolução CAN 07/2021. O GTEPE realizou todos os trabalhos sob a coordenação de um comitê gestor próprio, que contou com a orientação de duas consultorias externas totalmente pro bono – a Alvarez & Marsal e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro – as quais somos imensamente gratos. 

O Planejamento Estratégico 2022-2025 é dividido em quatro grandes objetivos, que por sua vez desdobram-se em iniciativas e linhas de ações que visam tornar os Escoteiros do Brasil uma organização cada vez mais relevante e reconhecida na sociedade brasileira. A expansão do Movimento Escoteiro por todo o território nacional também é um grande foco do documento que irá direcionar a instituição para alcançar cada vez mais crianças, adolescentes e jovens. 

Acreditamos nos valores escoteiros como fatores importantes para a formação cidadã, por isso com a execução deste planejamento esperamos assegurar ainda mais que os jovens que passarem pelo Movimento Escoteiro tornem-se líderes nas suas comunidades e que possam compreender a contribuição do Escotismo para as suas vidas, seu desenvolvimento e sua educação. 

“Sabemos que aprovação do CAN foi um passo importante, mas ainda mais importante é a ampla divulgação e publicação deste documento, iniciando um novo ciclo, pois agora o processo de transformar sonhos em realidade, está em nossas mãos. Por este motivo, contamos com a dedicação de cada um de vocês para tornar o Escotismo cada vez mais sólido em nosso país, impactando positivamente a nossa sociedade e ajudando a construir um mundo melhor. Precisamos do engajamento de todos”, afirmam a presidente do CAN Sarah Raquel Loureiro do Amaral e a vice-presidente Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes.

Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.

Skip to content