Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
18 de junho: Dia do Orgulho Autista #EscotismoParaTodos
O reconhecimento e a inclusão de pessoas autistas na sociedade são conquistas em constante construção. Algumas datas foram instituídas para fomentar a importância dessas pautas: o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril (instituído pela ONU em 2007) e o Dia do Orgulho Autista, 18 de junho, criada em 2005.
Em 2025, a campanha nacional para a conscientização do autismo traz uma mensagem clara: “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”. Apesar do aumento de diagnósticos e da disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o desconhecimento e os preconceitos ainda persistem, tornando essencial a promoção de diálogos e ações que garantam uma sociedade mais inclusiva e acessível.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Por tratar-se de um espectro, pode se manifestar de muitas formas diferentes em cada indivíduo, indo do nível de suporte 1 (mais baixo) ao nível de suporte 3 (mais alto). Há pessoas com nível de comprometimento muito alto, além de comorbidades e condições associadas — por exemplo: epilepsia, distúrbios do sono e até mesmo Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) — e pessoas que levam uma vida comum e com independência, às vezes sem nunca chegar a descobrir que são autistas por não serem diagnosticadas.
A falta de conhecimento sobre o TEA reforça estereótipos e dificulta o desenvolvimento socioemocional, impactando diretamente as oportunidades dessas pessoas no meio acadêmico e profissional.
Diante desse cenário, é fundamental que a inclusão ocorra em todas as esferas sociais e se traduza em ações concretas que garantam um ambiente acolhedor às diferenças. No Escotismo, a inclusão é um valor essencial, e estamos sempre buscando melhorar nossas ações para a construção de uma sociedade melhor e mais justa para todas as pessoas.
“Nossa proposta educativa está aberta a todos os jovens, sem nenhum tipo de distinção, com visão inclusiva que atende e valoriza a diversidade.” Projeto Educativo, 2021.
Atualmente contamos com nossa Política de Diversidade e Inclusão, o Programa de Proteção Infantojuvenil e a Política Nacional de Espaços Seguros, além do Projeto Educativo.
Veja a seguir os relatos inspiradores de como o Escotismo mudou a vida de jovens autistas!
Depoimento de Gladys – Mãe do Davi – Grupo Escoteiro: 16⁰ GE “Barão de Teffé”

Sou mãe do Davi, um menino autista de 12 anos que entrou para o Movimento Escoteiro aos 6 anos e meio.
No início, ele enfrentava uma forte seletividade alimentar e não gostava de ter contato com terra, lama ou mato. Por isso, havia uma dúvida no ar: será que ele se sentiria bem e acolhido no grupo?
Para nossa alegria, desde o começo foi recebido com muito carinho no 16⁰ GE “Barão de Teffé” e conseguiu superar cada desafio.
No escotismo, Davi encontrou um espaço onde pode ser ele mesmo, desenvolver sua autonomia, aprender a trabalhar em equipe e fortalecer suas habilidades sociais.
Hoje, é um menino confiante, comunicativo e feliz!
Depoimento de Cristina Werkman – Mãe do Henry Galhardo Werkman – Grupo Escoteiro: 180º Grupo Escoteiro do Ar — Professor Verdussen – CTA – São Paulo (São José dos Campos)

Somos uma família escoteira, os ensinamentos de BP pelo método escoteiro possibilitaram o incentivo da autonomia e crescimento do Henry. […]
Ter um autista na tropa é um desafio para chefes, patrulheiros e monitores/sub monitores… Mas com a presença e suporte dos pais como voluntários presentes e ativos no grupo (como apoio em outros setores), existe maior facilidade para a adaptação do jovem na tropa (e a certeza que caso seja necessária alguma ajuda, eles estão presentes).
O desenvolvimento dentro do movimento foi importante pelos chefes que acolheram e incluíram ele nos grupos; na tropa que atualmente está, os chefes apoiam as ideias de projeto dele que sempre tem de ter os amigos juntos.
Ele também foi o ganhador do Aldo Chiorato do ano passado, de 2024 — contava copinhos que os alunos jogavam fora e fez um projeto de meses na escola para todos adotarem um copo permanente e ganhou o prêmio.
Participou do Jamboree do Centenário com o acompanhamento de uma AT (acompanhante terapêutica) para ajudar na interação e interpretar/traduzir. Foi uma “virada de chavinha” tanto para o Henry como para os amigos que foram, e voltaram muito mais unidos com muitas ideias para projetos e crescimento pessoal. Henry voltou encantado com jogo de xadrez e quebra-cabeça que ficavam disponíveis para os jovens jogarem no evento.
Acho importante pontuar que o envolvimento da família é essencial. Existem jovens autistas que têm um comprometimento maior no espectro, e nem sempre conseguem acompanhar as atividades. Pais são fundamentais como o apoio ao chefe e ao jovem… Não pai que trate de bebê, mas pai que ajude ensinando como é o filho; mas dependendo da compreensão e domínio de convívio social, o movimento escoteiro é fantástico para este desenvolvimento e vai depender de cada jovem.
Informação e empatia gera respeito, que se traduz em acessibilidade e oportunidades!
Pequenas atitudes no dia a dia fazem a diferença: respeitar a comunicação, compreender sensibilidades e evitar julgamentos são alguns deles. É assim, de pouquinho em pouquinho, que cumprimos a missão de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos.
Leia aqui mais relatos relacionados ao tema no Movimento Escoteiro:
- Família conta a diferença que o Escotismo faz na vida de uma criança com autismo
- Dia Mundial da Conscientização do Autismo
- Autismo e Escotismo: um mundo de inclusão social
- Dia Mundial do Autismo é celebrado pelo Movimento Escoteiro
- Notícia de G1: Jovem autista atinge nível mais alto em escotismo nos EUA
REFERÊNCIAS:
- Informação, empatia e respeito — Um chamado para o Dia Mundial do Autismo 2025
- Não há um único fator por trás do aumento nos casos de autismo; entenda — Folha de S. Paulo
- Entendendo o DSM-5 e os critérios para diagnosticar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características e graus
- DSM-5 TR E CID-11 – DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- Família conta a diferença que o Escotismo faz na vida de uma criança com autismo
- Dia Mundial da Conscientização do Autismo
- Autismo e Escotismo: um mundo de inclusão social
- Dia Mundial do Autismo é celebrado pelo Movimento Escoteiro
- Notícia de G1: Jovem autista atinge nível mais alto em escotismo nos EUA