Ramo Lobinho - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos. Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa socialização. “O Livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o marco simbólico que inspira a organização do Ramo Lobinho.

Juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, com os quais compartilhamos as atividades durante todo o período em que ficamos nesse Ramo.

Com esses amigos, fazemos jogos, brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível, que é o lema dos Lobinhos e Lobinhas.

 Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho, que traz cinco artigos:

  • O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
  • O Lobinho pensa primeiro nos outros;
  • O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
  • O lobinho é limpo e está sempre alegre;
  • O Lobinho diz sempre a verdade.

 Antes que possamos completar 11 anos somos encaminhados para o Ramo Escoteiro. Nesse período, é feita uma Cerimônia de Passagem, para que possamos nos despedir da alcateia.

Eventos Relacionados

Caminho da Jângal

O mapa de progressão é uma forma de ajudar você a conquistar o Cruzeiro do Sul, o distintivo mais importante do seu Ramo! Como lobinho, você tem muitas responsabilidades, mas também muita diversão pela frente.

Para deixar essa caminhada mais fácil, o mapa de progressão do Ramo Lobinho pode ser usado para marcar todo o seu crescimento.

A partir de sua entrada na alcateia, o Akelá vai acompanhar seu desenvolvimento, dando uma ajudinha sempre que você precisar. Ao aprender tarefas simples, que são feitas no nosso dia a dia, você mostra que consegue se cuidar e que sabe o quanto é importante cada um fazer a sua parte.

Para chegar ao Cruzeiro do Sul, há um caminho que você precisa seguir – para cada item que você completar, um sinalzinho deve ser feito no mapa.

Isso vai ajudar você e o Akelá a lembrar de todos os detalhes de sua jornada. Além disso, você precisa conquistar cinco especialidades, uma Insígnia de Interesse Especial, participar de três acampamentos ou acantonamentos e ir na maioria dos sábados de atividade no seu grupo escoteiro.

Mãos à obra, lobinho!

 

Skip to content