Adultos voluntários participam de evento nacional de formação online - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Adultos voluntários participam de evento nacional de formação online

30 julho 2021

Trabalho dos voluntários é fundamental para o bom desenvolvimento do Movimento Escoteiro no Brasil

No último final de semana, nos dias 24 e 25 de julho, realizamos nos Escoteiros do Brasil o Voluntariando, um evento destinado aos adultos voluntários e dirigentes do Movimento Escoteiro que tinha como principal objetivo oferecer um espaço de capacitação e intercâmbio de experiências sobre a participação dos adultos no Movimento.

Com o objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, o Escotismo também conta com a participação de adultos voluntários, para garantir que as atividades de aplicação do Método Escoteiro sejam desenvolvidas de maneira segura e saudável. São eles que incentivam e acompanham o desenvolvimento de cada criança, adolescente e jovem e preparam as atividades, de forma que sejam desafiantes, úteis, recompensadoras e atraentes.

Garantir a qualidade na entrega dos resultados esperados pelo Movimento é essencial para os Escoteiros do Brasil. E, por isso, os adultos voluntários têm acesso a um sistema nacional de formação, que os orienta para essa prática. Neste sistema cada pessoa tem a oportunidade de personalizar seu aprendizado, podendo oferecer o melhor de suas competências e habilidades em razão do cumprimento da Missão do Escotismo.

Foi pensando nisso que cerca de 300 adultos reuniram-se virtualmente durante todo o final de semana no Voluntariando, evento que congregou oficinas específicas sobre a atuação dos voluntários nas Unidades Escoteiras Locais, mas também trouxe debates sobre assuntos pertinentes à atuação dos adultos no Movimento Escoteiro como Educação sem violência, Redes Sociais e Diversidades.

A melhoria das ferramentas de capacitação dos adultos voluntários é uma preocupação constante da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e dos órgãos que constituem a nossa fraternidade mundial. “Eventos como o Voluntariando são muito potentes para nosso público, pois apresentam de maneira acessível informações sobre a prática do voluntariado, além de proporcionar o contato com outros adultos que vivem situações similares em cada canto do país, o que põe foco não apenas nos aspectos técnicos da participação de cada um, mas também traz à luz questões afetivas e emocionais, que são fatores muito importantes da participação dos adultos na organização”, afirma Marcos Ramacciato, líder de Voluntariado da instituição.

A partir dos 18 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário no Movimento Escoteiro, sem limite de idade. Se você é adulto e deseja fazer parte do Movimento, clique aqui para encontrar a Unidade Escoteira Local mais próxima da sua casa e entre em contato, manifestando o seu interesse.

Skip to content