Unidades Escoteiras Locais em todo o Brasil retornam a atividades presenciais após dois anos de pandemia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Unidades Escoteiras Locais em todo o Brasil retornam a atividades presenciais após dois anos de pandemia

1 junho 2022

Durante o mês de maio de 2022, inúmeras unidades escoteiras retornaram às atividades presenciais após um longo período de pausa decorrente da pandemia da Covid-19. Por isso, este mês, nossa Coluna do Crescimento, traz à toda a instituição, notícias e ações de alguns grupos e regiões escoteiras. 

Os Grupos Escoteiros Guanarés 25/MA, Alvorada do Sul 47/MS e Sá Peixoto 28/AM, além de muitos outros, fizeram bonito na retomada das atividades presenciais, levando novamente a alegria do Escotismo ao ar livre para dezenas de jovens em suas regiões, notícia que muito nos orgulha, pois demonstra que os esforços dos Escoteiros do Brasil para expandir e ampliar o alcance do Movimento Escoteiro estão sendo efetivas.

No Maranhão, os responsáveis pela área de Crescimento, estão em contato com as Unidades Escoteiras Locais, na ilha de São Luís e também no interior do estado, para planejar e incentivar o retorno de suas atividades. Essa iniciativa vem produzindo resultados positivos dentre as unidades escoteiras, com realização de assembleias para a regularização das diretorias, comissões fiscais e equipes de escotistas. 

O mesmo acontece nas Regiões do Amazonas e do Mato Grosso do Sul, em que cerca de 80 integrantes do antigo Grupo Escoteiro Dom Bosco 05/MS participaram de uma programação escoteira revivendo atividades e valores aprendidos durante a jornada dentro do Movimento Escoteiro. 

Ainda no estado sul-mato-grossense, a parceria entre os Escoteiros do Brasil – Região Mato Grosso do Sul  e o SESI foi destaque durante uma reunião com o Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria, Régis Borges, que recebeu representantes do Movimento Escoteiro para conhecer os projetos desenvolvidos no estado. O Escotismo está presente em várias cidades e mobiliza centenas de jovens e adultos em atividades educacionais e de cooperação.

Já na Região do Amazonas, a parceria foi com a Secretaria de Cultura do estado, ocasião na qual o secretário Marcos Apolo Muniz Durante foi apresentado ao Movimento Escoteiro e tomou conhecimento sobre o Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte – EDEN, cuja proposta foi para que seja realizado na Arena dos Povos da Amazônia, dada a importância do evento para o fortalecimento e o crescimento do Escotismo na área geográfica norte.

Em Alagoas, o Grupo Escoteiro Católico, está em fase inicial de implementação na cidade de Campo Alegre e promete envolver todos os jovens do município. Embora o grupo escoteiro seja católico, ele está aberto a receber os jovens de outras religiões e credos. 

Ainda no mês de maio, também destacamos a reunião do Conselho Consultivo Regional de Pernambuco, em que foi apresentado um projeto de crescimento da Região que prevê a abertura de pelo menos mais seis novas Unidades Escoteiras Locais no estado pernambucano até o final do ano. 

Além disso, ressaltamos a participação dos escoteiros da Região Escoteira do Goiás no Congresso Brasileiro de Trilhas que foi realizado em Goiânia no último dia 26, atividade que certamente trouxe grande visibilidade e reconhecimento ao Movimento Escoteiro.

Escoteiros do Goiás no Congresso Brasileiro de Trilhas

Na Região Sul, as boas vindas foram aos Grupos Escoteiros Dragões da Montanha 131/SC e Garuva 183/SC, em Santa Catarina, que realizaram suas cerimônias de fundação no mês de maio. Ambas as solenidades contaram com a presença dos novos membros, familiares e representantes da Diretoria Regional. Nas ocasiões ainda foram realizadas as cerimônias de integração e de promessa das crianças, dos adolescentes, dos jovens e dos adultos voluntários, que integram os respectivos grupos escoteiros. A todos o forte aperto de mão canhota e sejam muito bem-vindos ao maior movimento educacional de jovens do mundo!

Skip to content