Recordações do IV Jamboree Nacional através dos olhos de quem esteve presente - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Recordações do IV Jamboree Nacional através dos olhos de quem esteve presente

9 abril 2024

O IV Jamboree Nacional do Brasil, que aconteceu de 11 a 17 de janeiro de 2009, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, foi um marco para os 5.000 escoteiros reunidos de diversas partes do Brasil e do mundo. Sob o tema “Construindo um mundo melhor”, o evento visava desenvolver habilidades e caráter, além de promover hábitos saudáveis entre os jovens.

Vanessa Philipi Ceccoci, presente no evento, compartilhou suas experiências emocionantes. Ela destacou o esforço coletivo para viabilizar a participação dos jovens, incentivando campanhas de arrecadação e economia. Vanessa acompanhou 5 guias (Ana Beatriz, Bruna, Mariana, Agata, Elisa) e 4 seniors sendo um do GE Desterro, Rafael e 3 do GE Garopaba (Gustavo, Jonathan, Kristian). 

Lembrando dos desafios enfrentados durante o acampamento, Vanessa relembrou momentos marcantes, como a forte chuva que resultou em danos às barracas e ao equipamento dos escoteiros. Contudo, o espírito de união prevaleceu, e todos encontraram soluções para superar as adversidades.

“ A experiência de acampar, participar das atividades naquele espaço é única, mas principalmente as amizades que fazemos, essas levamos para toda a vida. Podemos passar algum tempo sem nos encontrar ou conversar, mas quando o encontro acontece a lembranças das experiências passadas juntos faz lembrar daquele momentos intensos juntos. “ Disse Vanessa.

Sua dedicação em incentivar a participação em grandes acampamentos como o Jamboree reflete seu compromisso em proporcionar oportunidades enriquecedoras para as futuras gerações de escoteiros.

O Jamboree de Foz do Iguaçú deixou um legado de aprendizado, superação e amizade duradoura, demonstrando o poder transformador do movimento escoteiro na vida de seus participantes.

Começou com uma cerimônia de abertura emocionante, realizada em frente ao vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, iluminando a represa com fogos de artifício e música envolvente. Durante o evento, os escoteiros participaram de várias atividades destinadas a promover a reflexão sobre questões culturais, sociais, cívicas e ecológicas. Isso incluiu workshops na Aldeia Global de Desenvolvimento, explorando temas como saúde, meio ambiente, ciência, tecnologia, arte, cultura e paz.

Além disso, os escoteiros tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades manuais e criativas no Módulo Pioneirias e Manualidades, enquanto se envolviam em atividades de serviço focadas na sustentabilidade e preservação, como a construção de fogões solares e reciclagem de papel. Paralelamente, os participantes exploraram as principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu, incluindo o Macuco Safári, o Parque das Aves e o Thermas Parque Aquático das Cataratas, proporcionando uma experiência rica e diversificada durante o Jamboree.

Skip to content