Recordações do III Jamboree Nacional através dos olhos de quem esteve presente - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Recordações do III Jamboree Nacional através dos olhos de quem esteve presente

5 março 2024

No ano de 2006, mais especificamente entre os dias 16 a 21 de julho, no Parque da Cidade localizado em Brasília-DF, ocorreu o 3° Jamboree Nacional Escoteiro, contando com mais de 2.000 participantes.

Nathalia Cristina Kleinke Jede, membro do Grupo Escoteiro Pindorama 51-PR, recentemente compartilhou sua experiência no Jamboree Nacional Escoteiro de Brasília que ocorreu em 2006, oferecendo uma visão cativante sobre os preparativos, momentos marcantes e lições aprendidas durante esse evento épico.

Antes da grande aventura, Nathalia e seus colegas escoteiros se dedicaram a uma extensa preparação, realizando várias reuniões com pais e jovens para organizar cada detalhe da viagem. Com expectativas elevadas, ela embarcou em seu primeiro Jamboree, ansiosa pelas experiências que estavam por vir.

A chegada ao campo foi marcada pela montagem das barracas e uma crescente animação para as atividades planejadas. Durante o Jamboree, Nathalia participou de uma variedade de atividades emocionantes, destacando-se uma experiência especial na natureza e uma visita memorável ao parque aquático.

A programação do encontro contou com 12 módulos de atividades educativas , com abordagens culturais, sociais, cívicas ecológicas e físicas, o destaque foi a mobilização cívica “Jovens pela Paz”’, que ocorreu no dia 21 de Julho na praça dos Três Poderes, assim como algumas atividades, foram abertas à comunidade.

No Jamboree realizado no cerrado, a preocupação com a natureza foi muito forte. Eles destacam o lobo guará e usam nomes de árvores locais para os subcampos. Os participantes também visitaram o Jardim Botânico de Brasília para aprender mais sobre a flora local e a importância da preservação ambiental.

Foram os momentos de interação cultural e a emocionante canção de despedida que mais a tocaram profundamente. Apesar de fazer várias amizades durante o acampamento, Nathalia lamentou não ter tido a oportunidade de reencontrar seus companheiros escoteiros após o evento.


“O escotismo mudou minha vida de muitas maneiras, me ensinou a ser melhor para mim mesmo e a todos em minha volta! Me ensinou que não mudo o mundo sozinha, mas sim com ajuda dos meus companheiros ao meu lado.” – Nathalia Jede

Como chefe escoteira, ela se esforça para transmitir essas valiosas lições aos jovens de hoje, oferecendo-lhes oportunidades para crescer, aprender e criar memórias inesquecíveis, assim como as que ela guarda com carinho do seu tempo no Jamboree, servindo como um lembrete inspirador para os jovens escoteiros, encorajando-os a abraçarem cada oportunidade, cultivarem laços de amizade e viverem plenamente o espírito do escotismo, deixando uma marca indelével não apenas em suas vidas, mas também nas comunidades que servem.

Skip to content