Presidente dos Escoteiros do Brasil visita o Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME) - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Presidente dos Escoteiros do Brasil visita o Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME)

28 maio 2025

O sábado é um dia tipicamente dedicado ao Escotismo — seja em atividades ao ar livre ou em momentos de aprendizado. O novo Presidente Nacional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Irineu Resende, que se deslocou de Curitiba–PR ao Rio de Janeiro–RJ para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME).

A visita foi acompanhada pelo Diretor Nacional Daniel Franco e por Edinilson Régis, Presidente da UEB-RJ. Durante a visita foram mostrados os espaços do CCME, como as salas de exposição, de reunião, de acervo, a biblioteca, entre outros, além de mostrar em primeira mão o serviço que prestam à comunidade escoteira.

Fundado em 1985, o Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME) é uma instituição que preserva, divulga e apoia a memória e cultura escoteira em território nacional por meio de pesquisas, obras literárias, guarda de acervo histórico e eventos propagando os ideais escoteiros criados por Baden–Powell. O CCME possui três salas de exposição:

  • Na Sala Baden-Powell se encontra a exposição permanente com acervos e painéis sobre a história do escotismo brasileiro e a vida de B-P, localizada no 2º andar.
  • A Sala Almirante Benjamin Sodré recebe as exposições temporárias, lançamentos, eventos culturais, coquetéis e outros relevantes acontecimentos, localizada no térreo.
  • A Biblioteca Comandante Carlos Borba possui exposição permanente de distintivos escoteiros, localizada no 2º andar.

As visitas são abertas ao público de segunda a sexta das 10h às 18h, e aos sábados e domingos requer agendamento prévio. Saiba mais no site da instituição!

Créditos: site oficial do Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME)

Depois da visita, o presidente Irineu aproveitou para conversar com escoteiros e seniores que estavam assistindo à palestra sobre Animais Peçonhentos no CCME e com a direção da UEB-RJ. 

Matéria baseada na notícia compartilhada pelo CCME em seu site, confira aqui!

Skip to content