Pela primeira vez na história, brasileira é reconhecida com a prestigiosa medalha "Lobo de Bronze" - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Pela primeira vez na história, brasileira é reconhecida com a prestigiosa medalha “Lobo de Bronze”

12 julho 2017

A medalha “Lobo de Bronze”​​, instituída em 1934, é a única condecoração outorgada pelo Comitê Escoteiro Mundial. É, portanto, o mais prestigioso reconhecimento escoteiro do mundo. A maioria dos países têm como máxima condecoração um animal típico de sua fauna em prata, como é o caso do “Tapir de Prata” no Brasil. No Reino Unido, a medalha equivalente é o “Lobo de Prata”, e Baden-Powell escolheu o bronze (um metal “inferior” à prata) para este único reconhecimento mundial como símbolo de humildade.

Pela primeira vez nestes 83 anos, o “Lobo de Bronze” foi concedido a alguém do Brasil. A agraciada é Melissa Martins Casagrande, Doutora em Direito Internacional, professora universitária e membro do Movimento Escoteiro há 27 anos. Até hoje foram outorgadas 361 medalhas e apenas 12 delas para mulheres.

Melissa tem uma trajetória exemplar, através da qual vem inspirando jovens e adultos não apenas no Brasil, mas nos quatro cantos do mundo. Como membro juvenil conquistou distintivos especiais e ainda como pioneira participou de seu primeiro Fórum Mundial de Jovens, na Noruega, em 1996. Ainda, foi uma das responsáveis pela organização do 1º Fórum Nacional de Jovens Líderes, realizado naquele mesmo ano em Gramado (RS).

Pouco depois foi eleita presidente do Fórum Interamericano de Jovens e foi uma das responsáveis pela criação da Rede Interamericana de Jovens, que serviu de modelo de plataforma de participação juvenil em inúmeros países. Na Região Interamericana, também colaborou ativamente na elaboração dos materiais educativos do Ramo Escoteiro, e participou do grupo de trabalho que elaborou a atual Constituição da Região. Foi reconhecida, em 2013, pelo Comitê Escoteiro Interamericano com a medalha “Juventud de las Américas”, a mais alta condecoração do nosso continente.

Há muitos anos tem colaborado no nível mundial do Escotismo, participando da organização dos Jamborees Mundiais da Tailândia (2002/2003), do Reino Unido (2007) e da Suécia (20​11). Foi representante da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) em diversas reuniões das Nações Unidas em Nova Iorque e Genebra e participou de incontáveis eventos em todos os continentes. Presidiu o Comitê de Resoluções da última Conferência Mundial na Eslovênia (2014) e atualmente é a vice-presidente do Comitê de Constituições do Comitê Escoteiro Mundial, órgão que funciona como assessoria jurídica da OMME. Nesta posição, dedicou-se incansavelmente nos últimos três anos à revisão dos estatutos de muitas organizações escoteiras nacionais e foi uma peça chave no processo de reconhecimento de algumas das mais novas organizações escoteiras nacionais como Curaçao, Aruba, São Tomé & Príncipe e Timor Leste.

“Estamos todos explodindo de orgulho por termos a nossa primeira Lobo de Bronze da história dos Escoteiros do Brasil. Melissa sempre foi um exemplo de dedicação e eficiência e é por demais merecido este reconhecimento.” ­- Marcos Carvalho, Comissário Internacional.

Congratulations!We're delighted to announce that the World Scout Committee has awarded the Bronze Wolf to the following individuals in recognition of their exceptional service to World Scouting: Mr Kent Clayburn – United States of AmericaDr Mohamad Effendy Rajab – SingaporeMr Siegfried Weiser – WSF/GermanyMr Winston Adams – WSB/South AfricaFr Jonathan How – United KingdomDr Melissa Martins Casagrande – BrazilTo find out more about the Bronze Wolf, the only award of World #Scouting, visit www.scout.org/BronzeWolfAward

Posted by World Organization of the Scout Movement – WOSM on Wednesday, July 12, 2017

Skip to content