Ofício:051/2020 - Orientação aos Escoteiros do Brasil sobre o COVID-19 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ofício:051/2020 – Orientação aos Escoteiros do Brasil sobre o COVID-19

13 março 2020

Ofício: 051/2020

Curitiba, 13 de março de 2020. 

Comunicado aos Escoteiros do Brasil

Assunto: COVID-19 – Medidas Preventivas

Estimados(as) integrantes do Movimento Escoteiro do Brasil,

Na data de hoje a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) publicou um vídeo no qual comunica as medidas pertinentes a fim de assegurar a saúde dos membros do movimento escoteiro no nível mundial em decorrência da evolução da doença Covid-19, provocada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), recentemente elevado à categoria de pandemia pela Organização Mundial da Saúde.

Cientes do seu papel na sociedade brasileira, na condição de entidade educacional integrada por milhares de famílias, em todo o território nacional, os Escoteiros do Brasil constituíram um comitê de crise a fim de acompanhar os acontecimentos, avaliá-los e orientar seus associados acerca do tema.

Considerando as circunstâncias até o momento verificadas, e com o objetivo de assegurar a saúde e a segurança dos nossos associados, os Escoteiros do Brasil, por meio da Direção Executiva Nacional, orienta às Unidades Locais (Grupos Escoteiros e Seções Autônomas) e determina às Regiões Escoteiras, que:

  1. 1)Sejam suspensas, até novo aviso, as atividades como acampamentos, excursões, bivaques, acantonamentos e outras que envolvam compartilhamento de alojamento, dormitório e aglomeração de pessoas;
  1. 2)Havendo Assembleias Regionais, sejam as mesmas realizadas, preferencialmente em ambientes abertos, em local que não exceda o número de quinhentos participantes e integradas somente por delegados, invertendo-se as ordens do dia para que sejam privilegiados os seguintes temas: 1) Deliberação sobre os relatórios da Diretoria Regional e Comissão Fiscal; 2) Eleição de delegados e suplentes para a Assembleia Nacional.

Orientamos que as Unidades Escoteiras Locais e Regiões Escoteiras avaliem com cautela as orientação das autoridades, decidindo de forma sensata e na realidade de cada unidade, quanto à suspensão ou não das suas atividades locais.

Em tempo, compartilhamos algumas dicas de prevenção do novo Coronavírus:

– Dê preferência por realizar as reuniões da sua UEL em áreas abertas, como praças próximas da Unidade, quadras, etc., evitando atividades em sede fechada;

– Não participe de reuniões caso você esteja gripado;

– Ao invés de fazer aperto de mão escoteiro, que tal fazer somente a saudação;

– Evite Gritos de Patrulha, Tropa, Grupo, etc;

– Durante as atividades escoteiras e também no cotidiano, lave cuidadosamente as mãos com água e sabão;

– Na falta de água e sabão, friccione-as mãos com álcool em gel em concentrações de 70%;

  Evite tocar em seus olhos, nariz e boca: os vírus geralmente se espalham quando uma pessoa encosta em algo que está contaminado e depois coça o rosto ou coloca as mãos próximas à boca;

– Evite aglomerações e ambientes sem ventilação adequada;

– Evite contato próximo com pessoas doentes, ou com sinais ou sintomas respiratórios;

– Tenha precaução com objetos possivelmente contaminados: corrimãos, maçanetas, celulares, interruptores, torneiras, carrinhos de supermercado etc.);

– Caso tenha contato com pessoas com sintomas de gripe na família, ou no dia-a-dia, o melhor é não participar das atividades escoteiras;

– Necessariamente cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar, fazendo isso na articulação do braço e antebraço;

– Recomendamos expressamente que asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos, idosos e portadores de doenças debilitantes, não participem de atividades.

Essa decisão permanecerá por tempo indeterminado, até que as autoridades federais de saúde apresentem dados mais seguros. Em tempo, continuaremos a avaliar o cenário, e a emitir orientações por meio das nossas redes sociais.

Pedimos a compreensão de todos, certos de que os Escoteiros do Brasil, por meio de seus mais de 100.000 associados, têm um papel importante na prevenção do Coronavirus.

Estamos Sempre Alertas!

Diretoria Executiva Nacional

Rafael Rocha de Macedo

Presidente da União dos Escoteiros do Brasil

 

Comunicado. COVID.13.03.2020.pdf

Skip to content