Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Incorporação da Insígnia HeForShe ao Programa Educativo
Prezados associados,
Os Escoteiros do Brasil comunicam que o Kit de Ação da Insígnia HeForShe, em parceria com a ONU Mulheres e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro, passará por revisão e posterior incorporação no Programa Educativo.
Reconhecemos a importância do conteúdo proposto por esta insígnia e, por este motivo, reforçamos no Projeto Educativo o nosso desejo que aquela e aquele que vivenciou a prática escoteira, ao completar seu tempo como membro juvenil, tenha se desenvolvido plenamente e adquirido competências que o façam ser uma pessoa inclusiva, capaz de respeitar outros paradigmas, inclusive em virtude de gênero, etnia, religião, língua e cultura.
Por este motivo, consideramos extremamente relevante incorporar os conceitos trazidos pela iniciativa HeForShe definitivamente ao escopo do processo da Atualização do Programa Educativo, integrando-os como parte da progressão pessoal, por meio do estabelecimento de competências educativas e atividades sugeridas que trabalhem diretamente a temática. Tal decisão busca sustentar nossas ações e perspectivas, no sentido de que nenhuma criança ou jovem beneficiado pelo escotismo passe pela Educação Escoteira sem ter uma vivência consistente com referências na Igualdade de Gênero e respeito ao próximo.
Dessa forma, o distintivo e a marca HeForShe não poderão mais ser utilizados pelos Escoteiros do Brasil. A ONU já foi comunicada e está de acordo com a nossa posição.