II Treinamento Nacional de Lideranças - Escoteiros do Brasil
Área do associado

II Treinamento Nacional de Lideranças

11 abril 2024

No mês de março, jovens líderes de todo o país se reuniram virtualmente para participar do II Treinamento Nacional de Lideranças, uma iniciativa promovida pelo movimento escoteiro. O evento, que ocorreu de forma virtual nos dias 9, 16 e 23 de março, seguido por uma etapa presencial de 29 a 31 de março no Campo Escola do DF, em Brasília, trouxe uma abordagem multidisciplinar para capacitar os participantes em diversas áreas essenciais para a liderança eficaz.

Com uma estrutura planejada, houveram módulos tanto no ambiente virtual quanto presencial, abrangendo tópicos como Gestão de Equipes, Inteligência Emocional, Gestão de Tempo, Comunicação Assertiva, Gestão de Mudanças, Projetos Sustentáveis, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Gestão de Projetos.

Uma das características marcantes do evento foi a organização dos participantes em seis equipes distintas, nomeadas Rosa, Laranja, Verde, Vermelha, Amarela e Azul, visando garantir uma representação equilibrada das diversas regiões geográficas e gêneros dos participantes. Essa abordagem promoveu a diversidade e a colaboração entre os grupos, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado.

Durante a etapa presencial, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras inspiradoras, e também de participar de dinâmicas com interações e atividades práticas ao longo da semana. O ambiente propício ao networking e à integração entre os participantes foi reforçado pela hospedagem nos alojamentos, onde foram promovidas atividades, como fogo de conselho, noite festiva e city tour por Brasília.

A preocupação com o bem-estar e a inclusão dos participantes foi evidente em todos os aspectos do evento. A alimentação foi cuidadosamente planejada e disponibilizada a todos os inscritos, com símbolos identificando as restrições alimentares de cada participante para facilitar a escolha adequada dos alimentos. Além disso, um espaço dedicado à saúde mental, com profissionais especializados, estava disponível para oferecer suporte emocional aos participantes durante todo o evento.

Os principais assuntos abordados refletiram os desafios contemporâneos enfrentados pelos líderes do futuro, incluindo a gestão de equipes, o reconhecimento de diferentes estilos de liderança, o autoconhecimento, a gestão eficaz do tempo e dos projetos, a comunicação não-violenta, estratégias para lidar com mudanças e o desenvolvimento de projetos sustentáveis alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, a presença do Secretário Nacional de Juventude proporcionou aos participantes insights valiosos sobre oportunidades de atuação externa, como o envolvimento em Conselhos de Juventude e projetos liderados pela Secretaria Nacional da Juventude.

O II Treinamento Nacional de Lideranças não apenas capacitou os participantes com habilidades essenciais para liderar positivas mudanças em suas comunidades, mas também fortaleceu os laços de união e colaboração entre os jovens líderes, alimentando a esperança em um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.

Skip to content