Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Escotismo e Saúde Visual: A Influência Positiva das Atividades ao Ar Livre na Prevenção da Miopia
No Globo Repórter da TV Globo do último dia 17/11/2023, foi exibido uma matéria sobre a saúde dos olhos e os tratamentos mais modernos contra as doenças da visão, como o glaucoma, miopia, ceratocone e retinoblastoma.
Confira a matéria completa aqui.
A Organização Mundial da Saúde prevê que em 2050 metade da população vai ter miopia. Segundo a médica, atividades ao ar livre podem ajudar a conter o avanço da miopia, já que a luz do sol tem um protetor contra a miopia.
O adolescente Matheus Silva descobriu que tem 1,25 grau de astigmatismo nos dois olhos e 0,75 de miopia no olho direito. Ele conta que usa aparelhos eletrônicos de 4 a 5 horas por dia. E foi esse caminho que o Matheus Silva decidiu seguir, ele voltou para o grupo de escoteiros e passou mais tempo fora de casa. “Descobri que é até mais legal”, conta.
O pai dele diz que os hábitos se acentuaram na pandemia, já que a escola forneceu tablet para o aprendizado. “Aquele pouco período que ele tinha de manhã, que não ficava na tecnologia, ele acabou ficando quase dois anos fazendo aula online”, diz.
O escotismo é um movimento educacional que promove o desenvolvimento de jovens por meio de atividades ao ar livre. Os escoteiros participam de acampamentos, trilhas e diversas experiências ao ar livre, estimulando o contato com a natureza. Essas atividades visam fortalecer valores como trabalho em equipe, liderança e respeito ao meio ambiente. Os escoteiros aprendem habilidades práticas, como orientação, sobrevivência e primeiros socorros, enquanto desfrutam de momentos de aventura e camaradagem ao ar livre. Essa abordagem proporciona uma formação holística, contribuindo para o crescimento pessoal e cidadania responsável.
Confira mais sobre a matéria do G1.