Escoteiros do Brasil apresentam Relatório Anual 2020

1 junho 2021

Ano da pandemia foi marcado por grandes desafios e superações na instituição

No último dia 30, os Escoteiros do Brasil realizaram a Assembleia Nacional Escoteira em que, além de tomarmos decisões importantes sobre o desenvolvimento do Movimento Escoteiro em território nacional, apresentamos um relatório do ano que passou. 

2020 foi um ano marcado pela pandemia, mas para os Escoteiros do Brasil foi também marcado pelo maior acampamento escoteiro da América Latina, o JamCam, ocorrido em Foz do Iguaçu em janeiro de 2020. À época do evento, a pandemia da Covid-19 ainda não era uma realidade no Brasil, não sendo possível dimensionarmos quão atípico seria o ano que passou. No Escotismo e no mundo, tivemos um ano repleto de desafios, mas também repleto de superações. 

Em função do distanciamento social, como uma das medidas de proteção contra a COVID-19, as Unidades Escoteiras Locais não puderam se reunir presencialmente e a criatividade foi peça fundamental para que os jovens continuassem a prática desse movimento centenário que, felizmente, segue demonstrando a sua força e capacidade de renovação.

Mesmo em meio a tudo isso, em 2020 os Escoteiros do Brasil somaram mais de 79 mil associados em quase 700 municípios do país, números que comprovam a força e a capilaridade do nosso Movimento. E foi pensando nesses mais de 79 mil associados que lançamos o projeto Escoteiros Online, com a convicção de que é possível oferecer um Escotismo de qualidade mesmo entre quatro paredes. 

Como prova da nossa adaptabilidade, reunimos milhares de escoteiros em eventos online como o 29º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, o 8º Jamboree Nacional Escoteiro, a 2ª Caçada Nacional do Ramo Lobinho e a 1ª edição do Scout e-Sports League, hoje um dos maiores eventos de e-sports do Brasil.

Escoteiros do Brasil contra a Covid-19

Cumprindo com o nosso dever cidadão, firmamos também importantes parcerias para contribuir no combate contra o coronavírus e passamos a somar esforços na iniciativa Todos pela Saúde, através de um projeto intergeracional, organizado pelas áreas de Projetos e Relações Institucionais com apoio da área de Comunicação, que tinha como principal objetivo a interação de jovens e voluntários do Movimento Escoteiro com idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

 Como uma forma de responder aos desafios da atualidade, bem como de estar a serviço da comunidade, foi criado o distintivo “Escoteiros contra a Covid-19”, por meio da Resolução DEN 005/2019, com o objetivo de destinar o valor do lucro à Cruz Vermelha Brasileira.

O resultado da ação impactou diretamente em ações de atendimento a urgências humanitárias identificadas na linha de frente e mais de R$13 mil foram arrecadados. 

Escoteiros do Brasil entre as 100 melhores ONGs do país

2020 foi também o ano em que os Escoteiros do Brasil se tornaram uma das 100 melhores Organizações Não-Governamentais do país, reconhecimento que reitera o comprometimento social dos nossos associados e prova que estamos no caminho certo para formar cidadãos protagonistas, responsáveis e úteis em suas comunidades. 

Confira o Relatório Anual 2020 completo clicando aqui.

Skip to content