Escoteiros do Brasil alcançam marca de 80 mil associados pela primeira vez pós pandemia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil alcançam marca de 80 mil associados pela primeira vez pós pandemia

30 setembro 2022

No mês de setembro, os Escoteiros do Brasil alcançaram pela primeira vez depois da pandemia da Covid-19 a marca de 80 mil associados ativos na instituição. O feito foi celebrado pela Diretoria Executiva Nacional que, desde a sua posse, vem atuando firmemente em ações estratégicas para recuperar nosso ritmo de crescimento e garantir que o Movimento Escoteiro alcance cada vez mais crianças, adolescentes, jovens e adultos Brasil afora. 

Neste mês, a Coluna do Crescimento traz à toda a instituição um giro de notícias sobre as atividades escoteiras Brasil afora, destacando a expansão e crescimento dos Escoteiros do Brasil. A vice-presidente dos Escoteiros do Brasil e diretora de Crescimento, Carmen Barreira, lembra que esta é uma marca a ser celebrada por toda a instituição: “é fruto do trabalho de adultos voluntários e profissionais escoteiros que buscam incansavelmente entregar o que há de melhor no Escotismo para nossos jovens”. 

Ela complementa que este trabalho é feito por meio da aplicação do método escoteiro e do programa educativo, mas também através de um importante esforço conjunto que garante a retomada de grupos escoteiros e a abertura de novas unidades escoteiras locais. “Somos gratos a todos os adultos voluntários, a todas as famílias e a todas as crianças e jovens que seguem acreditando no Escotismo como uma ferramenta para construção de um mundo melhor”, afirma.

A Coluna de Crescimento foi uma ferramenta criada para garantir visibilidade e reconhecimento das ações de crescimento e expansão Brasil afora, seja na forma de abertura de novas UEL’s como o recém fundado Grupo Escoteiro de Porto Murtinho no Mato Grosso do Sul, na celebração de novas parcerias institucionais ou na realização de grandes eventos e atividades regionais que contribuem com a divulgação do Movimento Escoteiro para o público externo.

Pernambuco firma parceria com Universidade

No início do mês, a Diretoria Regional de Pernambuco esteve em reunião com a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) para alinhar uma parceria entre as instituições que garante bolsas parciais para os pioneiros da Região, jovens em idade acadêmica. A parceria assegura um programa de desconto nas mensalidades dos cursos para associados dos Escoteiros do Brasil e ainda a criação de uma unidade escoteira patrocinada nas dependências da universidade para atender aos jovens das comunidades do entorno.

Acre recebe emenda parlamentar para fomentar Escotismo

A Região Escoteira – Acre recebeu do deputado estadual Chico Viga, uma emenda parlamentar que garantiu subsídio para produção de materiais gráficos de divulgação do Escotismo. A prefeitura de Rio Brancom ainda autorizou a Região a desenvolver as ações de divulgação na praça principal da capital, durante o desfile cívico de 7 de setembro. Mais de mil pessoas passaram pelo stand que contava com banners, flyers e escoteiros realizando a abordagem que com certeza irá impactar positivamente no crescimento dos associados na região.

Escoteiros participam da Caminhada pela Paz

Escoteiros de todo o Brasil participaram durante o mês de setembro da atividade Quilômetros pela Paz, uma oportunidade de reflexão por meio do contato com a espiritualidade, da superação dos limites físicos individuais e, principalmente, da rica experiência da fraternidade. A atividade foi encerrada no último dia 21 e teve a participação de mais de 40 grupos escoteiros e mais de mil participantes que percorreram cerca de 18.000 km no Uruguai, Argentina, Chile e Brasil.

escoteiros-quilometros-pela-paz
Skip to content