Escoteiros do Brasil divulgam tema para 2019: Aventura Saudável - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil divulgam tema para 2019: Aventura Saudável

24 outubro 2018

Os Escoteiros do Brasil apresentam o tema anual que vai nortear os projetos e atividades da instituição no próximo ano. Com o conceito e artes elaborados pela equipe nacional de Métodos Educativos, o mote ‘Escotismo – Aventura Saudável’ remete à origem do significado de Escotismo, que explora justamente os caminhos descobertos, desafios e obstáculos, e a rotina de atividades com acampamentos, contato com a natureza, e convívio com outras realidades e culturas.

O processo de criação considerou novamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como nos anos anteriores. Nos dois últimos anos, os temas ‘Escotismo e Desenvolvimento Sustentável’ e ‘Escotismo – Educação para a Vida’ evocavam propostas que são parte dos ODS, e para 2019, o objetivo é trabalhar a temática da saúde. Outra iniciativa que permanece é o distintivo composto pelas Atividades Estratégicas (EducAÇÃO Escoteira, MutEco e MutCom), junto ao distintivo anual.

A partir de janeiro do ano que vem, o planejamento estratégico será guiado pelo novo tema, que parte da ideia de que a aventura está além da visão comum, e do ponto de vista da aventura como uma ferramenta de descoberta de si mesmo. É algo que contribui no crescimento como pessoa, e um pilar da própria vida – a descoberta do mundo. Como enxergamos a aventura como o caminho da vida, as estrelas e constelações estão presentes como guias.

A capacidade do Escotismo de transformar realidades está atrelada ao aspecto de superar limites e conhecer o desconhecido. A aventura proporciona saúde e desenvolvimento físico, além de ensinar sobre recursos e aprimorar habilidades, e criar nas crianças, adolescentes e jovens a coragem, disciplina e, nas palavras de nosso Fundador, “caráter, que é mais importante que qualquer outra coisa pra um jovem abrir seu próprio caminho na vida”.

Para a Diretora de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Carmen Barreira, o tema servirá de base para a busca pela felicidade. “O que se espera de um Escoteiro ou Escoteira? Que sejam capazes de encontrar seus próprios caminhos e serem felizes. Que o tema de 2019 e o Cruzeiro do Sul possam ajudar cada criança, adolescente e jovem nesta Aventura Saudável”.

Tema Anual 2019 – Escotismo Aventura Saudável

Logotipo Tema Anual 2019 – Escotismo Aventura Saudável

Skip to content