08 de Março: um dia para celebrarmos todas as Bandeirantes e Escoteiras do Brasil, relembrando Olave e Agnes Baden-Powell - Escoteiros do Brasil
Área do associado

08 de Março: um dia para celebrarmos todas as Bandeirantes e Escoteiras do Brasil, relembrando Olave e Agnes Baden-Powell

8 março 2019

No Dia Internacional da Mulher, os Escoteiros do Brasil prestam uma justa homenagem à todas as personagens que fazem da nossa história tão grande, intensa e mais bonita! Nesta data em que por todo o mundo se reflete sobre o papel da mulher na sociedade, sobre a luta por direitos e por respeito, trazemos à lembrança as histórias de Agnes e Olave Baden-Powell, duas referências femininas e que são de extrema importância para a história dos Movimentos Bandeirante e Escoteiro, e para a disseminação de seus ideais pelo mundo.

Entre os rapazes do Império Britânico e do mundo todo a difusão do Movimento Escoteiro foi rápida já nos primeiros anos. A proposta educativa criada por Robert Baden-Powell revolucionou a criação de adolescentes, crianças e jovens, sendo suporte para o desenvolvimento mental, físico e espiritual dos praticantes do Escotismo desde então. Mas o que inicialmente era proposta apenas para meninos gerou bastante interesse também do público feminino da época, e Agnes e Olave foram essenciais para que o Movimento Bandeirante se tornasse o que é hoje.

Agnes Baden-Powell, a irmã mais nova do Fundador, e Olave Baden-Powell, companheira de B-P, tiveram papéis relevantes na formação da organização The Girl Guides, surgida em 1910 como complemento à associação Boy Scouts, fundada por Baden-Powell. Agnes presidiu a organização feminina à pedidos do irmão por boa parte da primeira década, até que Olave assumiu em 1918.

Desde 1928 a World Association of Girl Guides and Girl Scouts – WAGGGS reúne mundialmente as organizações escoteiras femininas em cerca de 150 países. Com sede em Londres, Inglaterra, a organização é a correlação da WOSM – Organização Mundial do Movimento Escoteiro, e estima-se que englobe mais de 10 milhões de associadas.

Os Escoteiros do Brasil desejam à todas as Lobinhas, Escoteiras, Guias, Pioneiras, Escotistas e todas as Bandeirantes um feliz Dia Internacional da Mulher, reforçando a admiração pelas conquistas e exemplo que são para cada Grupo, Seção Autônoma e Região Escoteira espalhados por todo o país!

Skip to content