Ictiologia

  1. Explicar o que é a ictiologia, e mostrar a importância do conhecimento dos peixes.
  2. Apresentar o histórico de 3 (três) ictiólogos, no mínimo um do Brasil, ressaltando qual a contribuição que deram a ictiologia.
  3. Explicar o que é ictismo, apresentado exemplos concretos, de preferência com espécies existentes na região onde você vive.
  4. Construir uma maquete do litoral marinho (escolhendo um tipo de costa: rochoso, arenoso, etc.) ou de um ambiente fluvial ou lacunar ou de um ambiente estuarino, indicando as zonas que abrigam diferentes grupos de peixes.
  5. Pesquisar e realizar uma apresentação sobre 3 (três) espécies extintas e 3 (três) espécies em risco de extinção em sua região (município, estado preferencialmente), indicando as causas que contribuem para este risco e a sua categoria na classificação da IUCN¹.
  6. Apresentar, de maneira ilustrada, a diversidade de formas e tamanhos (comprimento) os maiores e menores espécies e comparar com formas fósseis significativas como carcharocles megalodon, latimeria challumnae (celacanto).
  7. Explicar os diferentes tipos de migrações dos peixes, incluindo, obrigatoriamente o que é a piracema e qual a importância dela para a preservação das espécies.
  8. Listar as principais características de 3 (três) espécies de peixes de água doce, de 3 (três) peixes marinhos e 3 (três) espécies que migram entre estes ambientes, na medida do possível da região em que você mora.
  9. Explicar as características e principais diferenças entre condrictes, ciclóstomos e osteíctes, citando 3 (três) espécies de cada.
  10. Listar as principais espécies de peixes que habitam um rio de sua região, indicando os espaços que ocupam naquele ambiente.
  11. Visitar um museu de zoologia ou similar, aquário, ou laboratório especializado, ou realizar uma visita virtual a uma coleção científica de peixes, e entrevistar (presencial ou remotamente) um ictiólogo sobre a importância da ictiologia e suas aplicações, comprovando com um relatório.
  12. Conceber um desenho esquemático da morfologia dos peixes, indicando as estruturas que caracterizam estes animais.
  13. Apresentar os tipos de reprodução que podem ser apresentados pelos peixes e o significado biológico de cada uma das estratégias reprodutivas.
  14. Descrever no mínimo 3 (três) artes de pesca, suas características, vantagens e desvantagens.
  15. Pesquisar e relatar sobre os impactos da atividade pesqueira no meio ambiente, em especial na preservação de espécies.

Versão: Julho/2020
Proponente(s): Edimilson Pinheiro dos Santos
Avaliador(es): Dr. Joaber Pereira Jr. (Instituto de Oceanografia – Universidade Federal do Rio Grande)

Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

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