Escalada - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escalada

  1. Conceituar os segmentos da escalada: clássica, esportiva, boulder e muro.
  2. Distinguir escalada livre da escalada artificial.
  3. Relacionar 10 (dez) palavras típicas do vocabulário da escalada e respectivos significados.
  4. Conhecer e dominar o uso técnico dos seguintes equipamentos; cadeirinha, sapatilha, capacete, aparelho de segurança tipo manual e travamento autoblocante, mosquetão, costura, fita tubular.
  5. Relatar os aspectos da física aplica à escalada relativo às ancoragens e ao fator de queda.
  6. Relatar as características da corda dinâmica em sua estrutura, funcionalidade e período de vida útil, sabendo distinguir corda dinâmica de corda estática.
  7. Pesquisar sobre o uso dos equipamentos de proteção móveis e fixos, apresentando-os à sua matilha/patrulha após analisado pelo examinador.
  8. Realizar uma escalada em rocha com no mínimo duas cordadas, empregando o uso de equalização de 2 (dois) ou 3 (três) pontos.
  9. Compreender e explicar à matilha/patrulha, a graduação de dificuldade de vias de escalada em rocha.
  10. Programar e coordenar atividade de escalada, montando ancoragem em “top rope” para segurança na escalada, a ser executada preferencialmente para a matilha/patrulha, sob supervisão do examinador.
  11. Citar 3 (três) formas de impactos ambientais possíveis de ocorrer numa via de escalada, sabendo como evitá-los ou minimizá-los.
  12. Demonstrar compreensão da gestão de riscos em: eminência de chuva; pedras soltas e abelhas, ambos durante a prática da escalada.
  13. Realizar, após a ascensão, descida da parede em segurança, com o emprego da técnica de rapel auto – blocado.
  14. Relatar, com o máximo possível de detalhes, algum programa ou projeto proposto pela CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada).
  15. Executar com qualidade, o nó 8 (oito) duplo, fiel, 8 (oito) costurado, nó de fita, nó UIAA, compreendendo suas aplicações.
Níveis da Especialidade
Nível I 5 itens
Nível II 10 itens
Nível III 15 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

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