Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Escoteiros Notáveis – E
Elmer de Souza Pessoa
1/5/1942 —
Cirurgião Dentista e esposo de Lenita de Abreu Pessoa. Escrevia para uma coluna no Jornal Cidade de Santos, SP.
Entrou no Movimento Escoteiro em 10/4/1954 no 11º SPAr Morvan Dias Figueiredo. Foi Chefe de Grupo e Diretor-Presidente de Grupo, Assistente Distrital e Regional e Comissário Distrital. Qualificou-se como Insígnia de Madeira do Ramo Escoteiro em 1977 e no Ramo Lobinho em 1978. Diretor de Curso Avançado, foi Comissário Regional Adjunto, Conselheiro Nacional e Comissário Nacional para Distritos Escoteiros. Foi Chefe da Delegação Paulista dos Jamborees Panamericanos de 1981 (RS) e 2001 (PR) e do Jamboree Colombo (RS) em 1992, do Ajuri Leste em 1986 (MG) e coordenou o Ajuri Nacional de 1985 (SP). Autor de artigos para o informativo nacional escoteiro “Sempre Alerta” além de outros para a Região do Distrito Federal, para Grupos Escoteiros e para o Centro Cultural do Movimento Escoteiro. Foi autor dos dois volumes de “Reflexões de um Velho Lobo”, além de colaborar para manuais e apostilas de Cursos Escoteiros e de ser autor dos manuais Manual de Cerimônias para a Solenidade de Inauguração de um Grupo Escoteiro, de Grandes Jogos Escoteiros e de Jogos Noturnos, das apostilas Como Fazer uma Assembleia Regional e Valores Morais Escoteiros (compêndio de histórias) e mais o livro Histórias Verídicas do Escotismo, além de ter sido Coordenador da Reforma do POR quando Igor Kipman foi Escoteiro-Chefe.
Continua em atividade nos GEs 55º SP Morvan Dias Figueiredo em Santos, como Diretor Vice-Presidente, e 46º SP Almirante Tamandaré em São Paulo, como Diretor de Relações Públicas.
Recebeu as seguintes medalhas: Bons Serviços nos Graus Bronze, Prata e Ouro, Gratidão nos Graus Bronze, Prata e Ouro, Tiradentes, Velho Lobo, Cruz de São Jorge, Lobo Guará, Escotista Mario Covas Jr de Ação Voluntária pela Câmara Municipal de São Paulo, Tapir de Prata, MMDC de Revolução Constitucionalista de 1932 e Constitucionalista da Sociedade de Veteranos de 1932, ambas pelo Governo do Estado de São Paulo e a de Honra ao Mérito Brás Cubas, maior distinção da Câmara Municipal de Santos.
Emilton Moreira Rosa
Diretor Executivo do Instituto Aliança desde 2010. Sociólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Primeiro funcionário da Construtora Norberto Odebrecht e organizador e primeiro Presidente da Fundação Odebrecht; Escritor e Compositor de hinos, canções, esquetes e crônicas; da Bahia; Cônsul Geral Honorário do Japão no Estado da Bahia por 10 anos. Escotista baiano.
Estêvão Nemer Sales
Engenheiro e empresário. Tendo por hobby a fotografia, criou o site f64.com, com o maior acervo fotográfico escoteiro de internet conhecido. Fez um curso de Fotografia no afamado Instituto Hallmark, em Boston, USA e suas fotografias são mundialmente conhecidas. É muito solicitado para fotografar eventos escoteiros locais, regionais, nacionais e mundiais. Escoteiro capixaba, de Cachoeiro de Itapemirim, tem participado frequentemente de eventos, sendo sempre chamado a compor a Diretoria Regional. Por ser muito viajado, tem participado também de eventos internacionais.
Patrocinou no Espírito Santo um evento que premiava a Tropa Escoteira que fizesse a melhor réplica do histórico avião “14 Bis” e, inconformado com as antigas regras do JOTI – Jamboree on the Internet – lançou um “JOTI Capixaba”, que acabou sendo absorvido pelos programadores nacionais da atividade.
Eugen Emil Pfister
13/3/1922 –
Diretor de Cursos Escoteiros, dirigiu o 3º Curso de Insígnia de Madeira entre 1 e 8 de fevereiro de 1969 em Santo Amaro, SP, tendo como Assistentes Moacyr Mallemont Rabelo Filho e sua esposa Carmen Pfister, entre outros.
Procure um Grupo Escoteiro