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Tutoriais do Novo Paxtu
Com a chegada do novo Paxtu, tanto o acesso do “Meu Paxtu” quanto o “Paxtu/ADM” estarão integrados em um só lugar! Essa novidade ainda está em andamento para melhorar a sua experiência 🙂
Atenção: Durante a transição para a nova plataforma, com previsão para dezembro de 2025, o acesso ao Paxtu será feito pelo link abaixo!
Como fazer login no Paxtu?
O paxtu pode ser acessado de duas maneiras: por registro ou vinculado ao e-mail.
Primeiro acesso:
- O sistema identificará automaticamente que se trata de um login inicial, te redirecionando a um formulário
- Nesse formulário você digitará seu registro escoteiro e a senha atual do Meu Paxtu para solicitar sua nova senha
- Depois disso, o sistema vai conferir se está tudo certo com seus dados.
- Se os dados estiverem corretos, você vai receber uma senha temporária pelo e-mail que está cadastrado na sua ficha de associado
- Após o login, altere sua senha para garantir a segurança da sua conta
- Assim que você tiver criado essa nova senha, clique no “ok” e prontinho! 🙂
Depois desse acesso, você pode vincular com seu id@escoteiros:
- Na tela de login, clique em “Entrar com Google”
- Acesse com seu registro ou e-mail id@escoteiros e a senha que foi redefinida
- Após a primeira autenticação, sua conta estará vinculada ao seu e-mail
- Então, sempre que quiser acessar o Paxtu, basta clicar em “Entrar com Google” — agora o seu login será feito direto, sem necessidade de senha 🙂
Veja o vídeo abaixo com esse passo-a-passo!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Suporte Paxtu:
📞 0800 001 2016
📧 [email protected]
Como cadastrar um novo associado?
- Acesse o menu “Associado” no menu principal, em seguida, no canto superior direito da tela, clique no botão “Novo Associado”.
- Escolha o tipo de registro:
- Definitivo: válido por 12 meses, para quem já quer entrar de cabeça no Escotismo!
- Provisório: válido por 30 dias, para que você possa explorar as atividades e conhecer os grupos com calma, antes de decidir entrar para o movimento escoteiro 🙂
- Em Informações Gerais: preencha os campos obrigatórios indicados no formulário. Os demais campos são opcionais e podem ser preenchidos depois.
- Caso o associado tenha menos de 18 anos, é obrigatório preencher as informações do responsável legal no campo correspondente.
- Preencha corretamente as suas informações médicas! Isso é fundamental para adaptar atividades para que todos participem e também para ter a abordagem correta caso ocorra alguma emergência (por exemplo, casos de alergia).
- Atenção: ao marcar o checkbox, a informação se torna obrigatória! Então tenha esses dados específicos em mãos durante o cadastro.
- Anexe os documentos obrigatórios solicitados para associados com 18 anos ou mais, você também pode adicionar o documento de isenção caso tenha esse direito (saiba mais aqui!)
- Lembre-se que todos os documentos devem estar legíveis para o cadastro ser validado corretamente, então nada de foto borrada ou tremida, ok? 😉
- Revise suas informações, para ter certeza que está tudo certo
- Prontinho! Seu cadastro está feito!
Precisa mudar alguma informação? Sem problema! Algumas informações podem ser editadas posteriormente, caso necessário.
O cadastro provisório tem o mesmo princípio após a criação, inclusive, você pode torná-lo definitivo apenas com um clique!
Mas atenção: Alterações nos campos “nome completo”, “CPF” e “data de nascimento” devem ser solicitadas ao Setor de Registros do Escritório Nacional através do e-mail [email protected]
Preenchimento de Ficha Médica
A ficha médica é uma das partes mais importantes do seu cadastro e deve ser preenchida com atenção e sinceridade!
Caso o associado tenha menos de 18 anos, é obrigatório preencher as informações do responsável legal no campo correspondente.
Além de dados como altura, peso e tipo sanguíneo, outras informações específicas são essenciais para garantir a inclusão de todos nas atividades e possibilitar uma abordagem adequada em situações de emergência.
Por isso, é importante informar o uso de medicações contínuas, alergias, convênio médico ou número do SUS, além de aspectos relacionados ao comportamento e à saúde mental. Quanto mais informações, melhor! 🙂
Lembre-se: essas informações são para acolher e recebê-lo com todo suporte necessário, então não precisa ter receio em preencher qualquer delas. Seus dados são sigilosos e utilizados exclusivamente pelas lideranças, caso seja preciso agir em uma emergência.
Veja a seguir o passo-a-passo:
Tutorial de Pagamento de Registro
- No menu, clique em “Registro” e depois em “Lotes”
- Ao acessar, você poderá criar um Novo Lote ou um Lote Provisório (esse aqui é para os cadastros com registro provisório, no qual o valor será de R$9,00).
- Nesse Novo Lote você pode selecionar os registros, lembrando que para isso deverão estar sem nenhuma pendência cadastral (como documentos, conclusão do curso de proteção infantojuvenil, etc). Ali terão 2 filtros para os registros do associado, sendo os que estão prontos para lote e os que foram realizados nos últimos 10 anos, para facilitar a seleção.
- Para montar o seu lote, você pode adicionar as seguintes tags a cada associado:
- Credencial impressa: para o associado que deseja receber sua credencial impressa.
- Credencial Responsável: para pais ou responsáveis legais (credencial simbólica, ou seja, sem direito de associados e seguro escoteiro)
- Listel: Na efetivação do seu registro definitivo, você já tem direito a um listel anual — mas, você pode até adicionar mais 2 unidades 🙂
- Não registrado no ano anterior: regularização do registro do ano anterior e do ano vigente.
- Depois disso, na tela de checkout, será apresentado um resumo com os valores individuais de cada associado e o total geral do valor do lote.
- O pagamento pode ser feito tanto por boleto quanto por cartão de crédito, e você pode ver as cotas de âmbito nacional ou regional — É necessário escolher a forma de pagamento antes de concluir o lote.
- Coloque as informações do seu cartão e os dados necessários para efetuar o pagamento
- Após a finalização do lote, um novo item será exibido na tela de Lotes.
- Se o pagamento foi por cartão, o sistema apresentará um ícone de cartão e você pode ver as descrições do valor ao clicar sobre ele.
- Se foi boleto aparecerá um ícone de cifrão ($) onde clicando em cima, poderá abrir, baixar e imprimi-lo para pagamento.
Ficou confuso? Veja o passo-a-passo no video:
Tutorial de Seção
- Na aba de “Seções” você consegue ver as que estão ativas e desativadas. Para criar uma nova, clique no botão “Nova Seção”
- Nessa página de Criar Nova Seção, preencha os dados solicitados (nome, ramo e data da criação desta seção) e depois selecione se ela já está ativa ou não
- Será exibida uma lista de escotistas disponíveis para vincular a essa seção, selecione os nomes que desejar incluir
- Escolha o chefe da seção, depois, outra página irá aparecer
- Clique no botão “Nova Patrulha”, ali você irá definir o nome, as cores, se já está ativa (ou não) e os membros que participarão dela, assim como o líder e o sub-líder
- Depois de criada, você consegue gerenciar toda a seção! Patrulhas, os escotistas, as atividades e muito mais!
Veja o vídeo abaixo com esse tutorial na prática!
Como criar atividades?
- Acesse o menu e clique em “Atividades”, ali você pode criar dois tipos de atividades:
- Atividades em sede: são todas as que ocorrem na sede da UEL, são as mais regulares.
- Atividades especiais: todas as atividades que ocorrem fora dessa sede, independente de ser em um museu ou um parque; mas não se preocupe, tudo isso é especificado antes de acontecer 🙂
Visualize a agenda, mostrando as datas com eventos marcados.
- Para criar atividade especial preencha apenas os campos obrigatórios para finalizar a criação, no campo “Link da Localização” pode colocar o link do Google Maps deste local. Depois de criar a atividade, você pode acessar a aba “Álbum de Fotos” para incluir imagens do seu evento!
- Para criar atividade em sede, é feito uma programação das atividades que irão ser praticadas por seção. Após escolher as atividades e os horários, basta salvá-la que já aparecerá no calendário!
Simples assim! Acompanhe esse tutorial no vídeo abaixo:
Tutorial de Passagem de Ramo
- Acesse a aba “Associados”, na listagem dos associados você irá notar que alguns apresentam a tag vermelha “Atualizar Ramo!”, ao clicar nela você será redirecionado para a ficha do associado em questão.
- Nessa ficha com os dados do associado, clique em “Funções”, ali será possível verificar as categorias:
- Ramos: sendo eles Filhotes, Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro.
- Nível: local, regional ou nacional. (UELs só podem preencher nível local, as Regiões nível regional e somente a Nacional preenche cargos de nível nacional)
- Função: são as áreas de atuação, como, por exemplo, Membro de Equipe, Diretor, Escotista, dentre outras! É possível ter até 3 funções, lembrando que todas as funções no sistema estão atreladas às permissões de cada usuário e mudam conforme o nível 😉
- Para fazer a Passagem de Ramo, basta clicar no campo “Ramo” correspondente à função que deseja atualizar e prossiga com a alteração.
- Basta salvar essa mudança e prontinho! 🙂
Veja abaixo esse processo:
Em caso de dúvidas, entre em contato através do 0800 001 2016 ou através do e-mail [email protected]