Escoteiros do Brasil se unem no Desafio das 100 mil árvores - MutEco 2024 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil se unem no Desafio das 100 mil árvores – MutEco 2024

21 outubro 2024

Em comemoração aos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil, foi lançado o Desafio das 100 mil árvores, com o objetivo de incentivar os escoteiros de todo o país a plantar 100 mil mudas em diferentes regiões. Com o tema “+100 anos de aventuras”, essa iniciativa busca promover a arborização de áreas urbanas e rurais, contribuindo para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que fortalece o compromisso dos jovens com um mundo mais sustentável.

Nos últimos anos pudemos presenciar um significativo aumento na temperatura, inverno cada vez menos frio e, então, surge uma necessidade emergencial em promover espaços arborizados. Os espaços arborizados, além do sombreamento e do conforto térmico, um espaço sombreado pode reduzir significativamente a temperatura do local. 

O desafio vem sendo marcado por diversas ações de conscientização ambiental e plantio de mudas, organizadas por grupos escoteiros de diferentes partes do país. Com o objetivo de reflorestar áreas afetadas e promover a preservação da natureza, essas iniciativas contaram com a participação de escolas, projetos ambientais e a comunidade local.

Em Ubatuba/SP, o Grupo Escoteiro Iperoig 209°/SP realizou o plantio de aproximadamente 150 mudas de árvores na Praça da Baleia, localizada na Praia do Itaguá. A ação foi uma resposta direta aos danos causados pelas fortes ondas que, semanas antes, derrubaram a mureta de proteção e algumas árvores na área. O evento contou com a colaboração de alunos da Escola Ângulo e da EMEI Maria Alice, além do apoio do Aquário de Ubatuba, Museu da Vida Marinha, Projeto Tamar e Sabesp. No dia 21 de setembro, cerca de 50 mudas foram plantadas, incluindo espécies como Árvore de Imperatriz, Ipê Amarelo, Chapéu de Praia, Figueira Chilena e Sibipiruna.

Em Mato Grosso, o Grupo Escoteiro Guardiões do Cerrado 21°/MT, em parceria com estudantes de Agronomia da Faculdade Anhanguera de Primavera do Leste, também estão fazendo sua parte. Durante a atividade escoteira, foram plantadas 10 mudas e espalhadas 40 sementes de árvores nativas do cerrado, reforçando o compromisso com a preservação desse importante bioma brasileiro.

Já em São Paulo, o Grupo Escoteiro Raposo Tavares 254°/SP, localizado no Parque da Previdência, participou do plantio de um Ipê Branco e uma Erytina em comemoração ao Dia da Árvore. Segundo Alessandra, chefe da Alcateia Seeonee, a ação ocorreu poucos dias após um incêndio que, graças à rápida intervenção dos moradores, não causou grandes danos à vegetação local.

As iniciativas reforçam o papel dos escoteiros na educação ambiental e no cuidado com a natureza, promovendo valores de cidadania e sustentabilidade entre as crianças e jovens participantes.

Skip to content