Tema Anual 2018 - Escotismo: Educação para a vida! - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Tema Anual 2018 – Escotismo: Educação para a vida!

11 janeiro 2018

Os Escoteiros do Brasil lançaram o tema que norteará as atividades do Movimento no ano de 2018. Com a temática ‘Educação para a vida!’, é reafirmado o nosso compromisso com a educação e os valores que sempre acompanharam a instituição ao longo dos anos.

O entendimento é justamente de continuar investindo em experiências além de apenas a educação formal, proporcionando vivências pessoais que desenvolvam nas crianças, adolescentes e jovens potencialidades que venham a superar ainda mais os desafios da vida, resultando também em maiores habilidades, valores e conhecimentos. Tudo isso vai ao encontro do objetivo n° 04 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que refere-se a “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Atuando como agentes de educação e de forma relevante, apoiamos o ensino da educação formal sem que haja sobrecarga, e melhor assimilação das experiências e vivências. Investimos sempre na integralidade da educação, o Movimento Escoteiro não só ensina conhecimento, como também colabora na formação do caráter dos participantes. Nas palavras de B-P, “nós desejamos não simplesmente ensinar nossos jovens a ganhar a vida, mas sobretudo a viver, o que significa como aproveitar a vida”.

Desta forma, e de acordo com a decisão da Conferência Escoteira Mundial de 2011, realizada em nosso país, o tema segue o que, na verdade, é levado como causa de todo o Movimento: educação para a vida. Neste ano, o tema não aposta em nada novo, mas reforça em um objetivo permanente do Escotismo, seguindo na missão de contribuir para o protagonismo de cada jovem em sua própria vida.

Confira abaixo as artes desenvolvidas para o Tema Anual de 2018, além do texto que conta como chegamos a ele.

Tema Anual 2018

Tema Anual 2018

Tema Anual 2018

Logo Tema Anual 2018

Tema Anual 2018 – Educação para a vida

 

Skip to content