Mensagem de fim de ano da Diretoria Executiva Nacional

22 dezembro 2017

Todo final de ano nos apresenta uma nova oportunidade de reflexão, de olhar para o caminho já trilhado e de traçar o azimute para os próximos passos da jornada da vida.

É tempo de adormecer algumas lembranças, de virar páginas, de organizar papéis e de nos livrarmos de quinquilharias – materiais e imateriais – acumuladas ao longo dos últimos doze meses.

É tempo de despertar novos projetos, de repensar velhos hábitos, de avaliar os erros e acertos, de estabelecer novos desafios e redesenhar o futuro – é tempo de crescer!

E crescemos quando nos tornamos pessoas melhores a cada ano, quando mantemos a capacidade de aprender sempre e de nos reinventarmos a cada dia.

Crescemos quando compartilhamos a caminhada, quando sentimos a força da família e dos amigos leais, quando vivemos com o outro e para o outro, cultivando o respeito e o amor ao próximo.

Crescemos quando ampliamos a nossa experiência com Deus – não importa como você o denomine – e adquirimos maior consciência das coisas que transcendem a matéria e dão sentido à vida.

E nós, escoteiros, desfrutamos deste incrível movimento que tanto contribui para o nosso crescimento pessoal, impactando positivamente as nossas vidas e também a comunidade ao derredor, construindo assim, a cada atividade, a cada experiência vivenciada, o mundo melhor que tanto almejamos e que era preconizado pelo nosso fundador Baden-Powell.

Há muito a celebrar neste final de ano! Para além do nosso crescimento pessoal, o Escotismo Brasileiro também cresceu enquanto organização e ultrapassou a marca histórica de 100 mil associados! E crescemos em percentual ainda superior ao do ano passado, alcançando o maior índice registrado nos últimos 26 anos de nossa história!

E o crescimento é apenas um indicador de desenvolvimento, é o resultado palpável que retrata as muitas ações positivas realizadas em todo o país, envolvendo milhares de voluntários que doaram seu tempo e esforço em favor do escotismo. Os nossos números são fruto de trabalho coletivo, abnegado, que envolve escotistas, dirigentes locais, regionais e nacionais, cada um em seu âmbito de atuação, agindo como protagonistas da construção de um mundo melhor.
Portanto, a cada partícipe da jornada escoteira de 2017, que ora se encerra, transmito, em nome da Diretoria Executiva Nacional, o nosso “GRATO, GRATÍSSIMO!”. Obrigado também aos profissionais escoteiros, cuja dedicação e competência são indispensáveis aos grandes objetivos do escotismo brasileiro.

Finalmente, envio um especial e fraterno abraço a cada lobinho e lobinha, a cada escoteiro e escoteira, aos seniores e guias, pioneiros e pioneiras – razão de ser dos Escoteiros do Brasil.

Desejo que as festas de final de ano sejam momentos abençoados de convivência familiar e fraterna, e que em 2018 a caminhada seja ainda mais próspera!

Alessandro Garcia Vieira
Diretor Presidente – Escoteiros do Brasil

Skip to content