Jovem sênior catarinense é candidato ao Parlamento Juvenil Mercosul - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Jovem sênior catarinense é candidato ao Parlamento Juvenil Mercosul

26 novembro 2018

O Sênior Vinícius Franke da Silva, de Santa Catarina, é um dos candidatos brasileiros que concorrem a partir deste dia 26 a uma vaga no Parlamento Juvenil Mercosul. Representante do Movimento Escoteiro, o jovem que completa 17 anos em dezembro apresenta na candidatura uma plataforma on-line em que adolescentes e empresas poderão registrar um perfil profissional, estabelecer pontes para o contato entre os dois públicos.

Motivado por entender que na juventude estão os mais afetados na procura por emprego, Vinicius se interessou pelo desenvolvimento do site e pela candidatura do PJM. A organização é uma iniciativa do setor educacional e reúne os países membros e ativos do bloco MERCOSUL, e tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e colocar projetos em prática para buscar a melhora em aspectos da socieade. Cada estado do país elege um projeto em votação aberta. Além do campo de jovens, há projetos na área dos Direitos Humanos, Gênero, Inclusão educativa, entre outros.

Para Vinicius, poder contribuir com jovens como ele próprio foi o maior incentivo. “Quando eu soube da existência do PJM, achei incrível a ideia e a proposta do programa, poder contribuir com os jovens da minha idade e poder representá-los fora do país me instigou a criar um projeto relacionado a um tema muito presente atualmente, que é a questão jovem-trabalho”, explica. O jovem participa do Movimento Escoteiro há 10 anos, e acredita que este envolvimento é um detalhe importante na formação como cidadão. “O escotismo colabora muito para o desenvolvimento intelectual dos jovens; espírito de liderança e engajamento foram aptidões que eu obtive participando do escotismo, e foram primordiais para que eu estivesse hoje concorrendo ao PJM”, completa.

Por se tratar de engajamento de jovens, a eleição dos parlamentares é feita pelos próprios interessados. Para o diretor-adjunto de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil, Fred Santos, a eleição de Vinícius é de extrema importância para o Escotismo. “É a nossa representação jovem levando os valores do Movimento Escoteiro para o Parlamento Juvenil Mercosul. É uma atividade importante para a juventude, que evidencia o protagonismo dos jovens, e a forma como são preparados para o exercício da cidadania”, confirma. “É importante tentarmos ter um representante de nosso Movimento no Parlamento”, completa. A votação de projetos inicia no dia 26 de novembro, e segue até o dia 30 de novembro, sexta-feira. Para votar, é necessário ter entre 14 e 18 anos, e cadastrar no site do PJM (pjm.mec.gov.br). Depois, basta escolher o estado e um projeto.

Skip to content