Grupo Escoteiro de São Paulo visita Mesquita para promover a diversidade religiosa - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Grupo Escoteiro de São Paulo visita Mesquita para promover a diversidade religiosa

18 junho 2019

Um dos pilares do Movimento Escoteiro é a diversidade, que muitas vezes é exposta por meio da pluralidade religiosa. Como um movimento abrangente, a interação entre seguidores de diferentes religiões costuma ser opção de atividade para os Grupos Escoteiros. No último sábado (15) o G.E. Paineiras (229°/SP) visitou a Mesquita de Santo Amaro, em São Paulo, como parte de um projeto de proporcionar a aproximação de outras religiões às crianças, adolescentes e jovens do grupo.

O passeio na Mesquita Misericórida, como é conhecido o centro islâmico em Santo Amaro, foi guiado pelo Sheik Mohamad Al-Bukai, responsável pelo local. 46 participantes do Grupo Escoteiro Paineiras estiveram presentes para ouvir mais sobre o Islamismo, bem como curiosidades da religião – acredita-se que mais de 20% da população mundial se autodenomina muçulmana.

A ideia começou em 2016, quando o Paineiras visitou o Templo Zu Lai, um dos maiores templos budistas da América Latina. O grupo teve oportunidade de conhecer mais sobre a prática do Budismo e rituais com incenso. Em outras versões do projeto, o Grupo Escoteiro recebeu um ministro da Igreja Católica, que explicou preceitos básicos do Catolicismo e visitou o Solo Sagrado de Guarapiranga, centro espiritual dos Messiânicos, em que os jovens puderam conhecer mais sobre o Johrei.

Para o próximo ano o grupo planeja conhecer outro ramo do Cristianismo, como explicou Gilvécio Arruda, Chefe do Grupo: “estamos em uma linha ortodoxa ultimamente. A ideia é visitar algo do ramo Cristão, como o Templo de Salomão ou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida”. Lembrando que projetos como este não só ampliam os conhecimentos dos jovens acerca do assunto, como também incentiva cumprir competências previstas no Programa Jovem. Seu grupo faz algum projeto parecido? Mande para nós!

Skip to content