GE Laranja Doce (21°/MS) é homenageado por preservação ambiental - Escoteiros do Brasil
Área do associado

GE Laranja Doce (21°/MS) é homenageado por preservação ambiental

3 junho 2016

Na abertura da XVI Semana do Meio Ambiente XIX Eco Dourados, na noite desta quarta-feira, 01/06, a prefeitura entregou o ‘Troféu Marco Verde’ a três personalidades e homenageou mais cinco pessoas que se destacaram em trabalhos de preservação ao meio ambiente em 2016, na cidade de Dourados. A solenidade foi realizada no espaço da Unigran com a presença de diversas autoridades na área ambiental, política e estudantes.

Os eventos, realizados em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, estão programados para acontecer até esta sexta-feira, 03, com palestras, mesa redonda, debates, minicursos, exposições e visitas ecológicas.

Na primeira parte da abertura dos eventos, organizados pelo Imam (Instituto do Meio Ambiente), foi feita a entrega do Troféu Marco Verde/2016 ao Grupo de Escoteiros Laranja Doce. Receberam o troféu o diretor, João Batista Rodrigues e a diretora-administrativa, Mônica Carneiro Rodrigues. O cabo da PMA (Polícia Militar Ambiental), Aparecido dos Santos foi outro homenageado, além da Escola Municipal Neil Fioravante – Caic. Recebeu o troféu o professor Odilar Antônio Cescon. A Escola Caic foi homenageada pelos inúmeros projetos ambientais e trabalhos desenvolvidos durante o ano, principalmente pela preservação do Córrego Paragem.

Receberam placa-homenagem o prefeito Murilo; o diretor-presidente do Imam, Upiran Jorge Gonçalves da Silva; o ex-diretor do Imam, Rogério Yuri Farias Kintschev; o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Amilcar Araújo Carneiro Júnior e a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Iman, Ana Carolina Lima Fernandes.

O prefeito Murilo elogiou os trabalhos desenvolvidos pelos homenageados. Ele citou especialmente o trabalho do Grupo de Escoteiros Laranja Doce, e a importância do trabalho desenvolvido pelo escotismo no Brasil. “Crianças e jovens deviam se atentar mais para o escotismo, sair de frente ao computador e conhecer a natureza, conhecer o que Dourados oferece, manter contato com a ecologia que faz parte do dia a dia das pessoas”, destacou.

Ele lembrou que muitas pessoas não sabem, mas Dourados tem uma reserva de Mata Atlântica no Horto Florestal, dentro da cidade, na região do Jardim Colibri. “São patrimônios ecológicos que muitos jovens da nossa cidade não conhecem, por isso, a importância desses eventos que servem para divulgar e mostrar o quanto o meio ambiente é importante para nós”, frisou o prefeito Murilo.

O diretor presidente do Imam, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, disse que o objetivo dos eventos é um meio de fortalecer os trabalhos em favor do meio ambiente no município e afirmou que o Imam mantém em seu quadro de profissionais, técnicos altamente competentes e preparados para defender patrimônio ambiental do município. “Podemos garantir com toda certeza que temos técnicos altamente preparados que cumprem as leis rigorosamente em defesa do nosso patrimônio ambiental, doa a quem doer”, garantiu.

Após a abertura dos eventos e a entrega do troféu Marco Verde/ 2016 e homenagens, foi realizada uma mesa redonda com o tema: “Direito Ambiental, garantias e preservação”, com o palestrante Amilcar Araújo Carneiro Júnior, que é promotor do Meio Ambiente de Dourados; professor Joe Graeff Filho; professora Andrea Bulgakov Klock; mediador: Ataulfo Alves Stein Neto.

Além das autoridades da área ambiental e da educação, participaram da abertura da XVI Semana do Meio Ambiente XIX Eco Dourados, os vereadores, Idenor Machado, Madson Valente, Alan Guedes, Mauricio Lemes e Elias Ishi.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Meio Ambiente e a Eco Dourados são eventos que têm o propósito de discutir os temas ligados ao Meio Ambiente no município de Dourados, atingindo a população de uma maneira geral.

Na programação desta quinta-feira, das 13h às 17h, acontecem os minicursos. Das 19h30 às 22h, mesa redonda: “Educação Ambiental, práticas e conceitos”.

Palestrantes: Cb PM Aparecido dos Santos; a educadora sócio ambiental do Centro Social Marista, Fabiana Rodrigues Nunes; a bióloga e professora, Simone Ceccon; bióloga e professora da Unigran, Giani Lopes Bergamo Missirian e mediadora, Helaine Nonato Camilo, que é bióloga e mestre bioprospecção.

Na sexta-feira, dia 3, das 13h às 17h, serão os minicursos. Das 13h às 19h30, Eco Dourados.

Das 19h30 às 21h30, mesa redonda: “Meio Ambiente e Saúde”. Palestrantes: biomédico, Vinicius Soares de Oliveira; a bióloga, Rosana Alexandre da Silva; clínico geral, Luaciano da Silveira Rodrigues; professora Tatiana Vallezzi Cavichioli de Andrade Santos e mediador: biólogo e biomédico, Thyago Pires Braga e Almeida.

Das 21h30 às 22h30 encerramento do evento e entrega de certificados aos participantes.

Fonte: Prefeitura de Dourados

Skip to content