Escoteiros fazem enduro cultural - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros fazem enduro cultural

14 março 2016

Cerca de 80 jovens do 20º Distrito Escoteiro de Sorocaba, constituído por 15 grupos das cidades de Sorocaba, Votorantim, Salto, Itu e Araçoiaba, participaram na manhã de ontem de um enduro cultural pelas ruas do centro da cidade. Durante o Circuito Histórico Distrital Sênior, os participantes, com idade entre 14 e 18 anos, foram divididos em grupos que tinham duas missões: decifrar enigmas que os levavam a pontos históricos da cidade e, neste caminho, retirar todo o lixo encontrado.

A atividade teve início às 8h, no Largo São Bento, e os jovens percorreram 13 pontos, entre igrejas, escolas e prédios históricos. Segundo Cláudio Lara, chefe dos escoteiros, a ação possibilitou a integração entre eles. “Trabalhamos os lados físico, afetivo, espiritual, intelectual, social e o caráter.” De acordo com Lara, a ação também visa mostrar à sociedade que os escoteiros continuam na ativa e que pessoas de todas as idades podem passar a integrar o grupo.

No total, os escoteiros percorreram quatro quilômetros pela região central. Isabelle Marçal, de 15 anos, há nove atua como escoteira e disse que já aprendeu muito sobre como ajudar o próximo. Dentre as habilidades que ela mais gosta, estão os conceitos de primeiros-socorros. Ao lado das colegas escoteiras Raquel Jóia, de 15 anos, e Anna Júlia Dutra, de 16 anos, elas contaram que durante a caminhada pelo Centro recolheram muito lixo. “Tinha até um escapamento de carro e o pedaço de um guarda-chuva. Mas o que mais tem pelo chão é bituca de cigarro”, disse Raquel.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Skip to content