Representantes dos Escoteiros do Brasil participam das Reuniões de Redes 2018 da Região Escoteira Interamericana - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Representantes dos Escoteiros do Brasil participam das Reuniões de Redes 2018 da Região Escoteira Interamericana

22 março 2018

Entre os dias 15 e 18 de março aconteceu na Ciudad del Saber, no Panamá, a reunião anual de Redes da Região Escoteira Interamericana. O encontro envolveu 64 participantes de 11 Organizações Escoteiras Nacionais para discutir, trabalhar e apoiar o desenvolvimento de temas relacionados ao Envolvimento Juvenil, Programa de Jovens, Adultos no Movimento Escoteiro, Comunicações e Desenvolvimento Institucional.

As reuniões das Redes são um caminho para a Região Escoteira Interamericana alcançar muitos dos objetivos propostos em seu Plano Regional, eles são destinados a produzir ferramentas e compartilhar boas práticas entre as Organizações Escoteiras Nacionais.

Dentre os assuntos de destaque, foram apresentados os primeiros encaminhamentos sobre a atualização do MACPRO (Método de Atualização e Criação Permanente do Programa de Jovens), novidades sobre o Programa Mensageiros da Paz e a revisão da Política Interamericana de Desenvolvimento Institucional.

Os Escoteiros do Brasil também tiveram uma participação relevante, apresentando casos de sucesso na área de Programa Educativo com o aplicativo para equipamentos móveis “mAPPa”; os avanços na produção do sistema de Gestão por Competências da Área de Adultos; e, sua experiência com Seguros Escoteiros, o Projeto Multiplica e o alinhamento de ações institucionais com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na Área de Desenvolvimento Institucional.

A presença dos Escoteiros do Brasil no evento contou com a participação de Ivan Nascimento (1º Vice-Presidente DEN) e David Ortolan (Secretário-Geral) na Rede de Desenvolvimento Institucional, Vitor Augusto (Gerente de Programa Educativo) na Rede de Programa de Jovens, Marcos Ramacciato (Gerente de Gestão de Adultos) na Rede de Adultos no Movimento Escoteiro, e Nathalia Lourenço (Representante da Rede Nacional de Jovens Líderes) na Rede de Envolvimento Juvenil.

Por fim, como é afirmado na nota da Região Escoteira Interamericana: “trabalhar em Redes nos permite ter uma otimização de recursos para atingir nossos objetivos como Região”

Mais informações em:
https://www.scout.org/IARredes-Networks2018

Skip to content