Equipe Nacional de Especialidades dá início ao Seminário Permanente de Capacitação - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Equipe Nacional de Especialidades dá início ao Seminário Permanente de Capacitação

17 agosto 2020

No sábado, 15 de agosto, a Equipe Nacional de Especialidades iniciou seu processo interno de capacitação de atualização tendo o primeiro encontro do Seminário Permanente de Capacitação.

O Seminário Permanente de Capacitação da Equipe Nacional de Especialidades, liderado por Vitinho Manzke, professor universitário e coordenador do curso de Música (Universidade de Caxias do Sul) tem a capacitação da equipe como principal objetivo e vai acontecer mensalmente, com a realização de diferentes palestras, diálogos e exposições de pessoas e profissionais e dentro e fora do Movimento Escoteiro.

O encontro inaugural do Seminário Permanente de Capacitação da Equipe Nacional de Especialidades contou com a colaboração de Lucas Fürstenau de Oliveira, da Universidade de Caxias do SUl, com a abordagem “Especialidades Escoteiras: análise de itens por meio da Taxonomia de Bloom”.

Na oportunidade, Lucas apresentou uma análise de diversas especialidades, levando em conta as teorias da Taxonomia de Bloom e apresentando não só recomendações, como também um plano de ação para a adequação das mais de 270 especialidades, que atualmente, os Escoteiros do Brasil oferecem.

SOBRE LUCAS
O Prof. Dr. Lucas Fürstenau de Oliveira, possui Bacharelado (1998) e Licenciatura (2003) em Ciências Biológicas, Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Ciências Biológicas: Neurociências, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Universidade de Caxias do Sul, atuando primariamente junto ao curso de graduação em Psicologia, e coordena o Curso de Especialização em Neurociências Aplicada à Linguagem e à Aprendizagem. É também parte do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais – CINTED da Universidade de Caxias do Sul, atuando como coordenador do Núcleo de Formação de Professores. Tem experiência em pesquisa na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia. Atualmente, trabalha com neurociência cognitiva.

SOBRE A EQUIPE NACIONAL DE ESPECIALIDADES
A Equipe Nacional de Especialidades, composta por associados com as mais diversas formações (saúde, pedagogia, comunicação, tecnologia, jornalismo, educação física, entre outros) e que também conta com a participação de representantes das modalidades do Ar e do Mar, é a principal responsável pela criação, revisão e avaliação de propostas de especialidades, além de gerar conteúdo sobre tema.

Skip to content