Bandeirantes gaúchas participam do 7° Jamboree Nacional Escoteiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Bandeirantes gaúchas participam do 7° Jamboree Nacional Escoteiro

23 julho 2018

Um grupo de meninas gaúchas representou o Movimento Bandeirante durante o 7° Jamboree Nacional Escoteiro, que aconteceu na cidade de Barretos-SP. Integrante do Núcleo Bandeirante Irmão Bonifácio, de Caxias do Sul-RS, a patrulha é formada por oito garotas, que são acompanhadas por duas coordenadoras, e leva o nome de Olave Baden-Powell, em homenagem à companheira do fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell.

Representantes de um núcleo bandeirante formado inteiramente por meninas, as bandeirantes Alanna Severo Ferreira, Ana Vitória Rodrigues, Bibiana Florian, Giovana Bof, Luiza Helena Zorzi, Luiza Moz Alves, Luiza Rocha dos Santos e Sofia Perondi Ceratti saíram da cidade gaúcha e percorreram mais de 1.200 quilômetros até o interior de São Paulo. O grupo foi acompanhado pelas coordenadoras (chefes) Carina Carbonara Florian e Caren Juliana da Silva Severo.

Desde a fundação do Núcleo Bandeirante Irmão Bonifácio, na década de 1980, os dois núcleos bandeirantes e oito grupos escoteiros do município gaúcho convivem em harmonia, promovendo atividades de integração e fortalecendo a união. Por um período, existiu até um ‘terceiro’ movimento, nomeado de Escobande. No Rio Grande do Sul, algumas atividades dos dois Movimentos são tradicionalmente feitas em conjunto. Michelle Müller, Coordenadora Técnica Estadual do Movimento Bandeirante e representante do Conselho Diretor Estadual do Rio Grande do Sul, explica que é benéfico para ambos os lados. “São movimentos irmãos, com um mesmo fundador. Nós realizamos algumas atividades pontuais de integração, em que os Bandeirantes convidam os Escoteiros e vice-versa. Em certos momentos é interessante, inclusive para novos laços de amizade e para troca de experiências”, conta. Michelle

As meninas de Caxias do Sul até foram destaque no ‘Canto da Jurema’, normal de campo que foi publicado diariamente durante o acampamento:

https://goo.gl/3kExoJ

Skip to content