Acampamento Escoteiro reunirá jovens de todo o estado em Piancó - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Acampamento Escoteiro reunirá jovens de todo o estado em Piancó

12 julho 2017

Começa nesta sexta-feira, dia 14, o Grande Acampamento Sênior 2017, GAS, que reunirá cerca de 100 jovens com idade entre 14 e 18 anos, para um acampamento de três dias. Com a participação de escoteiros de todas as regiões do estado, o GAS acontecerá na Fazenda do Futuro – Sítio Ferrão, e se estenderá até o dia 16 de julho.

Com tema “Acampamento de Mínimo Impacto”, os escoteiros colocarão em prática noções de como acampar reduzindo ao máximo os rastros deixados no meio ambiente. Desde 1907, quando Baden Powell criou os fundamentos do escotismo, jovens de todo o mundo vem apreciando as belezas e os benefícios dos ambientes ao ar livre das formas mais diversas: fazendo trilhas em montanhas e vales; remando e velejando através de mares e rios; voando com seus planadores e paraquedas; e, principalmente, acampando nos mais diversos lugares e ecossistemas.

Ao longo do final de semana, os jovens participarão de atividades como instruções sobre técnicas de acampamento, uso dos recursos naturais e respeito à vida selvagem. Toda programação é baseada nos 7 princípios de ética ao ar livre desenvolvidos por uma organização sem fins lucrativos conhecida por Leave No Trace, para educar as pessoas sobre o impacto de atividades ao ar livre e ensiná-las como prevenir e minimizar tais impactos.

Um dos momentos mais tradicionais do acampamento, será na noite do sábado, quando acontecerá o Fogo de Conselho, um momento em que todos se reúnem ao redor da fogueira para contar histórias, fazer dramatizações e cantar músicas, tudo em um clima de confraternização típico de acampamentos escoteiros. O evento se encerra no domingo, quando os jovens desenvolverão um trabalho social, ajudando a revitalizar praças da cidade.

Sobre Escotismo
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

Sobre a União dos Escoteiros do Brasil

Criada em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Criada em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2016, contou com um contingente de mais de 92mil escoteiros, nos quais 22.597 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 637 cidades brasileiras, somando um total de 1.291 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

Fonte: www.diamanteonline.com.br

Skip to content