2º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira inicia em Campinas falando sobre inclusão no Movimento Escoteiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

2º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira inicia em Campinas falando sobre inclusão no Movimento Escoteiro

8 setembro 2018

O 2º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira teve início na manhã da última sexta-feira, 07 de setembro. Organizado pelos Escoteiros do Brasil em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o encontro acontece nas dependências da UNICAMP, e pretende colocar acadêmicos, Escoteiros, e interessados no tema ‘Escotismo: Educação em Movimento!’, para discutir os benefícios e caminhos possíveis para a contribuição da educação não formal com a educação formal.

 

A abertura do encontro foi marcada pela cerimônia inicial, em que a mesa organizadora do evento recebeu os mais de 100 participantes. Pia Melin, membro do Comitê Escoteiro Mundial, Alessandro Vieira, diretor presidente dos Escoteiros do Brasil, Vanessa Randig, educadora e presidente do Congresso, Ricardo Stuber, presidente do Comitê Escoteiro Interamericano, Roberto Greco, coord. de extensão do Instituto de Geociências da UNICAMP, Stephen Peck, diretor mundial de Eventos, e Alexandre Banchi, vice-presidente da Região Escoteira de São Paulo tiveram uma palavra inicial, cada um destacando um aspecto importante do congresso.

 

Após a abertura e um breve intervalo, Pia e Stephen palestraram sobre Práticas Inclusivas para a Promoção do Escotismo, ambos trazendo exemplos tanto de problemas como de iniciativas e soluções em todo o mundo. Os dois desafiaram os participantes a pensar em formas criativas de enfrentar os bloqueios para a inclusão no Movimento, por meio de uma dinâmica interativa com painéis e cartões, em que os presentes puderam escrever pensamentos e sugestões.

 

Na parte da tarde, após o almoço, foi o momento das oficinas envolverem os congressistas, com temas ligados diretamente ao Método Escoteiro e também áreas como inclusão, diversidade, educação, meio ambiente. Alguns dos workshops envolveram os membros da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), Pia e Stephen, e também da Região Escoteira Interamericana.

 

O primeiro dia de evento encerrou após a palestra do Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil, Alessandro Garcia Vieira, que tratou sobre o tema’Escotismo: Educação para a Vida’. Como acadêmico, Alessandro falou sobre metodologias ativas em sala de aula, e relações com o Movimento Escoteiro.

 

O 2º Congresso Brasileiro acontece na cidade de Campinas entre os dias 07 e 09 de setembro. Mais informações pelo site do evento.

Skip to content