Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Desbravando as terras niponicas

31/07/2015 09:00:38

Oi gente, a viagem est maravilhosa estas foram as primeiras palavras que a escoteira de Viamo, Rafaela Gonalves enviou para a redao aps cruzar o mundo e chegar ao Japo. Junto com Jlia Wieczorek, do Grupo Escoteiro Marista Irmo Dionysio Tonial, ela est participando, pela primeira vez, do maior evento de escottismo do mundo, o Jamboree.

O encontro, que j est na sua 23 edio e iniciou no ltimo dia 28, est sendo realizado em Kirara-hama (Yamaguchi, Japo) e rene mais de 30 mil pessoas, integrantes de organizaes escoteiras nacionais, registradas na Organizao Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM).

Eu realmente estou aproveitando muito essa viagem. Sem dvidas a melhor da minha vida e s tenho a agradecer aos meus pais por essa baita oportunidade que eles me deram. Eu estou apaixonada por esse pas e com certeza pretendo voltar um dia disse Rafaela, que ficar no Japo at o trmino do evento, no dia 8 de agosto.

PRIMEIRA SEMANA FOI DE PASSEIOS TURSTICOS PARA O GRUPO

Rafaela conta que toas as expectativas esto sendo superadas e que est surpreendida com as diferenas culturais e a educao da populao. Durante toda a semana passada, antes do incio do Jamboree, elas se dedicaram a conhecer os principais pontos tursticos do pas.

No nosso primeiro dia de passeio (dia 23), visitamos o Palcio Imperial (no qual no podemos entrar), mas que tem uma paisagem exuberante. Fomos tambm ao Templo Asakusa, templo budista lindssimo, com uma arquitetura maravilhosa, lojinhas de lembrancinhas tpicas (nas quais fiquei maravilhada), e o mais interessante a educao e aceitao religiosas entre diversas religies. Dentro do templo Budista tem um templo xintosta, achei demais isso. Fizemos tambm um passeio de barco at Odaiba- que uma ilha muito famosa, que se caracteriza por seus grandes shoppings e centros de compras relatou Rafaela.

O SEGUNDO DIA

Comeamos nossa manh com um caf da manh tpico japons (eu particularmente no gostei, mas o salmo estava divino), aps fizemos uma visita a Skytree, que nos possibilita uma linda vista panormica da cidade de Tokyo. Depois da primeira visita, fomos ao Edo-Tokyo Museum, onde aprendemos um pouco mais sobre a cultura, histria e diversidades de toda a cultura do povo japons. O almoo foi um tanto quanto engraado, almoamos no Maid Caf, que tem a caracterstica de meninas (que trabalham l) se vestirem como empregadas domsticas contou.

Alm disso, Rafaela e o grupo conheceram outras cidades, como Hamakura, onde visitou o Templo Kotoku-in e o Grande Buda.

Fomos tambm para a cidade de Yokohama conhecer o Cup Noodle Museum e o bairro de Shibuya que famoso por ser um lugar jovem, movimentado e por ter a esttua do Cachorro Hachiko (do filme Sempre ao seu lado), cachorro muito fiel, do qual os japoneses se orgulham e contam a histria at hoje.

SOBRE O JAMBOREE E OS SEUS ENSINAMENTOS

O Jamboree Mundial uma oportunidade dos participantes experimentarem um programa escoteiro de qualidade, baseado na definio, na finalidade, nos princpios, no Mtodo Escoteiro e tambm nas necessidades dos jovens. Supervisionados por adultos, os participantes se desenvolvero fisicamente, intelectualmente, emocionalmente, socialmente e espiritualmente por meio da experincia de acampar em um ambiente internacional. Toda a Jamboree Experience formar o programa do evento.

Isso inclui os programas como atividades de mdulo, vida no subcampo, interao e intercmbio com os escoteiros reunidos de todo o mundo, com a essncia do tema e dos trs conceitos (Energia, Inovao e Harmonia). O tema do evento WA: O Esprito de Unio, representa a essncia do Japo, como a harmonia e a unio, e, alm disso, representa o prprio Japo.

Durante o evento, os jovens participaro do The Peace Memorial Ceremony Hiroshima (Cerimnia no Memorial da Paz de Hiroshima), no dia 6 de agosto. Essa ser uma oportunidade para pensar a respeito da paz e promover a paz ao redor do mundo. O grupo brasileiro tambm participar do Encontro Lusfono, cujo objetivo o intercmbio entre jovens de pases de lngua portuguesa, propiciando o dilogo entre escoteiros e fortalecendo a fraternidade mundial e a aproximao entre os povos lusfonos.