Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Nota de esclarecimento - Formao.


09/02/2011 07:24:33


A presente nota tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas que têm surgido em relação à possibilidade de participação de adultos em Cursos Preliminares (CPs) e nos recém-criados Cursos de Dirigentes de Grupos (CDGs) sem que estes tenham feito sua promessa escoteira ou estejam registrados na UEB no ano da realização do curso.

Uma das premissas que nortearam a elaboração das Diretrizes Nacionais de Gestão de Adultos foi a de INCLUSÃO, ou seja, permitir que o adulto ingresse fácil e imediatamente no sistema de formação, desde que esse adulto tenha um Assessor Pessoal - no caso do Curso Preliminar - para que ele possa discutir a leitura prevista na Tarefa Prévia.

Portanto, esclarecemos que os adultos podem participar de Cursos Preliminares e do Curso de Dirigentes de Grupos sem terem efetuado sua promessa escoteira ou sem estarem registrados na UEB no ano da realização dos referidos cursos, pois o objetivo é incluir, de imediato, o adulto no Movimento Escoteiro, provendo informações essenciais e permitindo, em especial, o início do processo de compreensão dos Fundamentos do Escotismo Brasileiro.

Assim, tão logo o adulto tenha tido a oportunidade de travar conhecimento com as primeiras questões acerca do Escotismo, poderá, inclusive, avaliar melhor sua opção de ingresso efetivo nos quadros da UEB e, se for o caso, registrar-se e realizar sua promessa.

Note-se, no entanto, que, no caso da falta de registro na UEB, o adulto somente poderá participar do curso caso se trate do ano do seu ingresso na UEB, ou se a sua condição de associado, até então, tiver sido somente como pai/mãe ou responsável de associado beneficiário (caso em que o registro, por ora, é efetuado em nome do beneficiário, e não em seu nome).

Aproveitamos para informar que o texto das Diretrizes Nacionais encontra-se em fase de revisão, contemplando, entre outras questões, os ajustes necessários para que não haja mais informação conflitante e esteja em harmonia com este esclarecimento.

Curitiba, 08 de fevereiro de 2011.

Marco Aurelio de M. Castrianni
Presidente do Cons. de Adm. Nacional

Rubem Tadeu C. Perlingeiro
Presidente da Dir. Ex. Nacional

Arquivos Relacionados

nota_de_esclarecimento.pdf

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens