WWF-Brasil e Escoteiros do Brasil assinam parceria, que começa com a Hora do Planeta - Escoteiros do Brasil
Área do associado

WWF-Brasil e Escoteiros do Brasil assinam parceria, que começa com a Hora do Planeta

19 fevereiro 2019

Acordo no Brasil fortalece a parceria global das duas instituições

*Matéria elaborada pela WWF-Brasil

 

Faltando pouco mais de um mês para a Hora do Planeta, que acontecerá em 30 de março, o WWF-Brasil e os Escoteiros do Brasil comemoraram a assinatura do acordo de parceria entre as duas organizações, fortalecendo as ações que já existem globalmente.

O encontro foi realizado em Brasília, onde os dirigentes dos Escoteiros do Brasil, liderados por seu presidente, Alessandro Garcia Vieira, visitaram a nova sede do WWF-Brasil, conheceram o escritório dos Pandas e assinaram o acordo, cuja primeira ação é a Hora do Planeta.

A parceria envolve as áreas de Métodos Educativos e Comunicação dos Escoteiros do Brasil e inclui a inserção da Hora do Planeta no calendário escoteiro deste ano, o fornecimento de um distintivo especial da Hora do Planeta, além de apoio mútuo em eventos e campanhas das duas organizações.

Para o diretor-executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic, a parceria entre os Escoteiros do Brasil e o WWF-Brasil reforça um acordo global entre as duas instituições, fortalecendo a educação ambiental.

“O apoio dos Escoteiros é uma grande conquista e uma das metas para todos os escritórios da rede WWF. A união das duas organizações contribui para que a mensagem de conservação da natureza chegue a mais pessoas, em especial a crianças e adolescentes. A educação ambiental feita na prática, como a que é promovida pelos Escoteiros, é uma das principais formas de mudar a sociedade, buscando a vida em harmonia com a natureza”, diz Voivodic.

Apesar de terem recém-assinado o termo de cooperação, Alessandro Vieira comentou que a parceria entre o WWF-Brasil e os Escoteiros do Brasil já acontece há longa data.

“Por muitos anos, a Insígnia Mundial de Conservacionismo tinha como desenho a flor de lis, dos escoteiros, e o urso panda, do WWF, mostrando a associação global entre as duas organizações. Por isso, mesmo sem a parceria formal, muitos grupos de escoteiros já incluíam a Hora do Planeta em suas atividades”.

Fernando Caminati, gerente jurídico do WWF-Brasil e responsável pela assinatura do termo de cooperação, ressalta a mútua identificação entre as organizações e sobre como a parceria pode difundir ainda mais a mensagem de conservação.

“O WWF é uma organização de mobilização da sociedade e os Escoteiros do Brasil é uma organização de pessoas fazendo coisas, no dia-a-dia. As duas organizações têm atuações globais, princípios de atuação e objetivos de conservação ambiental e de educação que são comuns. Além disso, os Escoteiros têm um grande mérito que é trabalhar com crianças, adolescentes e jovens, algo que é muito importante para nós”, argumenta Caminati.

Rubem Tadeu, Presidente da Região Escoteira do Rio de Janeiro, com quem o WWF-Brasil fez duas ações de limpeza de praia em 2018, complementa que, para os escoteiros, a parceria representa uma oportunidade de renovar conhecimentos e abordar temas complexos da temática socioambiental.

“Antes, a gente falava mais de proteção dos animais em extinção, cuidar da natureza. Agora, temos que falar de temas como mudanças climáticas, lixo zero, reciclagem, menos plástico, temas em que a gente precisa de atualização. O conhecimento e a expertise do WWF-Brasil podem nos ajudar a desenvolver esses temas dentro do nosso programa educativo”, diz Tadeu.

 

Os Escoteiros na Hora do Planeta

A Hora do Planeta é o primeiro grande evento após a assinatura do termo de cooperação, mas o evento não é necessariamente algo novo para os escoteiros.

A Diretora de Métodos Educativos, Carmen Barreira, afirma que há sete ou oito anos, muitos grupos já têm participado da Hora do Planeta, mas de maneira pontual, dentro do seu próprio calendário.

“Os Escoteiros e o WWF têm muito em comum e há várias oportunidades para trabalharmos juntos ao longo do ano. No caso da Hora do Planeta, a diferença é que, agora, como a data já está no calendário nacional de 2019, dentro de um sistema online em que cada unidade escoteira registra suas ações, nós temos possibilidade de quantificar e incentivar ainda mais a participação”, comenta Carmen.

De acordo com Bruna Cenço, uma das líderes da Hora do Planeta em 2019, a participação dos Escoteiros reforça a proposta da campanha, de ser um evento voltado à comunidade, com ações de respeito à natureza e conexão com a biodiversidade.

“Atualmente, há cerca de 1500 grupos de escoteiros no país. É um número enorme de pessoas, de todas as idades, em vários cantos do país, que estão dispostas a trabalhar em prol do meio ambiente, divulgando a mensagem e ampliando a possibilidade de transformação da sociedade. A entrada da Hora do Planeta no calendário nacional escoteiro é, com certeza, uma grande conquista”, comenta.

A Hora do Planeta 2019 acontece em 30 de março, das 20h30 às 21h30. As inscrições de atividades já estão abertas e disponíveis no site horadoplaneta.org.br. Podem se inscrever cidades e municípios, empresas, empresas, grupos de indivíduos, associações e muito mais. Para ter ideias de como participar, faça o download do Guia do Participante da Hora do Planeta, na mesma página.

Skip to content