Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Vamos atualizar nosso Projeto Educativo!

31 de outubro de 2019


Durante os próximo meses, os Escoteiros do Brasil terão a oportunidade de refletir e participar da revisão do seu Projeto Educativo. Será um processo importante e participativo, composto de várias etapas e que envolverá todos os níveis de nossa instituição, seus associados, tanto jovens quanto adultos, além de considerar a visão externa que a sociedade possui sobre nossa proposta educativa.

 

O QUE √Č PROJETO EDUCATIVO?

‚ÄúO Projeto Educativo √© o conjunto de ideias ou defini√ß√Ķes fundamentais que outorgam identidade e prop√≥sito a uma organiza√ß√£o, explicitando sua proposta educativa e especificando os meios que ser√£o colocados em pr√°tica para realiza-la. Estabelece um marco global de refer√™ncia, que serve para orientar a tomada de decis√Ķes educativas e estruturais no √Ęmbito da Organiza√ß√£o Escoteira Nacional, impactando tamb√©m no desenvolvimento do modelo de gest√£o de adultos e de gest√£o institucional‚ÄĚ.

Defini√ß√£o da Organiza√ß√£o Mundial do Movimento Escoteiro ‚Äď Regi√£o Interamericana.

 

A primeira edi√ß√£o de Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil foi resultado de uma a√ß√£o conjunta, que teve seu in√≠cio em 1993, por ocasi√£o da Confer√™ncia Escoteira Interamericana em San Jos√©, Costa Rica, quando foi apresentado o Plano Regional ‚ÄúUm Salto para o Futuro‚ÄĚ indicando uma necessidade da melhoria no Programa Escoteiro.
QUAL O PROP√ďSITO DO PROJETO EDUCATIVO?
· Define o propósito sobre o qual será construído o Programa Educativo, dando sentido, identidade e integralidade.

¬∑ Estabelece um marco de refer√™ncia para tomar as decis√Ķes educativas;

· Compromete os adultos com a proposta educativa;

· Estabelece uma situação desejada, propondo objetivos;

· Orienta a definição das competências educativas;

· Busca permanente da qualidade da proposta educativa, oferecendo um marco de referência para atualização do programa (sem mudanças bruscas);

· Apresentar o Movimento Escoteiro para comunidade, como um movimento que responde às demandas da juventude e da sociedade.

 

POR QUE √Č IMPORTANTE ATUALIZAR O PROJETO EDUCATIVO?
Desde a sua publicação, em 1993, já se passaram 26 anos. Diante deste largo período de tempo refletirmos e atualizarmos nosso Projeto Educativo passar ser fundamental para que o Movimento Escoteiro se mantenha inovador, relevante e impactante em sua missão educativa.
Outro ponto fundamental, √© que a Pol√≠tica Nacional de Programa Educativo menciona que a atualiza√ß√£o do Programa Educativo deve ser objeto de avalia√ß√£o permanente, levando em considera√ß√£o que as necessidades e aspira√ß√Ķes dos jovens sejam atendidas, para que as modifica√ß√Ķes e ajustes necess√°rios sejam efetuados. Recomenda-se que uma revis√£o profunda e sistem√°tica seja realizada em um per√≠odo n√£o maior que 10 anos, para assegurar que o Programa Educativo permane√ßa atualizado e se mantenha fiel aos Fundamentos do Escotismo, que s√£o atemporais e universais.
Este processo, previsto no Planejamento Estrat√©gico dos Escoteiros do Brasil, tamb√©m √© importante para analisarmos a tend√™ncia das necessidades e interesses dos jovens, bem como da sociedade em que vivem, para que possamos considerar seus anseios de forma plena em nossa proposta educativa, bem como para oferecermos um Programa Educativo adequado a cada contexto e que responda a estas quest√Ķes.
CRONOGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO

COMP√ēE O GRUPO DE TRABALHO DO PROJETO EDUCATIVO
N√ļcleo Coordenador

Celso Menezes ‚Äď Diretor de M√©todos Educativos

Luiz Cesar Horn ‚Äď Gerente de M√©todos Educativos

Vitor Augusto Gay ‚Äď Gerente de Programa Educativo

Evandro Schaefer ‚Äď Coordenador Nacional Atualiza√ß√£o do Programa
Consultor Externo:

Héctor Carrer
Enlace Institucional:

Robson Alexandre de Moraes ‚Äď Conselho de Administra√ß√£o Nacional

Dayanna Cristine Gomes Rosa Bezerra ‚Äď Conselho de Administra√ß√£o Nacional

Eduardo Manique ‚Äď Conselho de Administra√ß√£o Nacional

Colaboradores:

Larissa Oliveira ‚Äď Rede Nacional de Jovens L√≠deres

Rafaela Faustino ‚Äď Rede Nacional de Jovens L√≠deres

Jorge Kuma ‚Äď Coordenador Nacional Equipe de Crescimento

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens